Números decimais: resumo, conceito e exercícios

Tudo o que você precisa saber para mandar bem no ENEM   Saber fazer cálculos de decimais pode te ajudar a responder muitas questões no ENEM. Para se ter uma ideia, esse tipo de operação já apareceu em mais de 20 questões nas edições passadas da prova. Pensando nisso, o…

Números decimais: resumo, conceito e exercícios

Tudo o que você precisa saber para mandar bem no ENEM

Saber fazer cálculos de decimais pode te ajudar a responder muitas questões no ENEM. Para se ter uma ideia, esse tipo de operação já apareceu em mais de 20 questões nas edições passadas da prova.

Pensando nisso, o prof. Paulo fez um resumo explicando o que são os números decimais e como se faz a sua multiplicação. Quer saber do melhor? Além disso, ele vai dar dicas de como esse assunto pode ser abordado pelo ENEM.

Números fracionarios e decimais

Decimais são os números que não são inteiros e podem ser, basicamente, representados por números com vírgulas¹. Para você entender exatamente o que são os números decimais, vamos fazer uma retomada:

Temos os números inteiros, aqueles que já conhecemos bem:

Depois de visualizar isso, vale a pena a gente dar uma olhada no conjunto dos números racionais. Faz parte desse conjunto todo número que puder ser escrito na forma de fração. Por exemplo:

Muita atenção agora, pessoal: é importante lembrar que algumas divisões não são exatas, pois nem sempre equivalem a um número inteiro. É justamente aqui que entram os números decimais.

Se você pegar o número 2/3, por exemplo, você vai notar que dá para escrever ele na forma de fração – o que o torna um número racional – e, o mais importante de tudo, que esse número equivale a 0,6666666…, por isso pode ser dito que ele é um número decimal.

\textup{Forma fracional: } \frac{2}{3}

\textup{Forma decimal: } 0,6666666...

Lembrando que ele é decimal porque não é inteiro (nota-se pelo uso da vírgula) e racional porque pode ser escrito em forma de fração.

– Ahhh, entendi. E como eu faço cálculos com decimais?

Você deve fazer as operações da mesma forma que você faz com números inteiros. A única diferença é que você vai ter que contar as casas da vírgula para colocá-la no lugar certo.

Multiplicação de números decimais

Por exemplo, vamos imaginar que você precisa fazer a conta 2,5 x 1,5. Primeiro você faz a multiplicação normal, sem prestar atenção na vígula:

 

Depois que você encontrou o número, é hora de procurar a posição da vírgula.

Como nesse caso temos uma casa da vírgula no primeiro número e mais uma casa da vírgula no segundo número, precisamos andar duas casas de vírgula. Logo, o resultado correto será 3,75.

Viu só? É bem simples.
Não precisa se preocupar.
Agora que já entendemos como fazer as operações, está na hora de descobrir como esse assunto pode cair no ENEM.

De acordo com o professor, é extremamente importante o aluno saber identificar a posição e o significado de cada número. – Como assim?

Vamos te explicar com um exemplo bem lúdico.

Foto: Roberto Castro/ Brasil2016
Acabou de acontecer as Olimpíadas no Rio de Janeiro, certo? Durante a prova de atletismo de 200 metros rasos, Usain Bolt conseguiu completar a prova no tempo de 19,791 segundos – esse é um número decimal.

Qual o significado de cada casa desse número?

19 inteiros
7 décimos – que seria 70% de um segundo
9 centésimos – seria 9% de um segundo
1 milésimo – que seria    1
1.000

“Isso eu já vi no ENEM”, conta o prof. Paulo. “A questão envolvia a posição do número e queria saber qual o seu significado”, completa.

Essa questão que o professor está comentando caiu no ENEM 2012 e pedia para o candidato fazer a leitura de um hidrômetro para saber quanto uma casa consumiu de água durante o mês.

Dê uma olhada e já comece treinando por ela:  

(ENEM 2012) Os hidrômetros são marcadores de consumo de água em residências e estabelecimentos comerciais. Existem vários modelos de mostradores de hidrômetros, sendo que alguns deles possuem uma combinação de um mostrador e dois relógios de ponteiro. O número formado pelos quatro primeiros algarismos do mostrador fornece o consumo em m3, e os dois últimos algarismos representam, respectivamente, as centenas e dezenas de litros de água consumidos. Um dos relógios de ponteiros indica a quantidade em litros, e o outro em décimos de litros, conforme ilustrados na figura abaixo:

a) 3534,85.

b) 3544,20.

c) 3534850,00.

d) 3534859,35.

e)  3534850,39.

Alternativa correta: D

¹ Todo número decimal pode ser escrito na forma de fração com o numerador e denominador sendo números inteiros, e o denominador diferente de zero. 

Agora que você já sabe o que são os números decimais, saiba como transformar frações em decimais e resolva alguns exercícios para ficar afiado no assunto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *