Tudo o que você precisa saber para mandar bem no ENEM

Saber fazer cálculos de decimais pode te ajudar a responder muitas questões no ENEM. Para se ter uma ideia, esse tipo de operação já apareceu em mais de 20 questões nas edições passadas da prova.

Pensando nisso, o prof. Paulo fez um resumo explicando o que são os números decimais e como se faz a sua multiplicação. Quer saber do melhor? Além disso, ele vai dar dicas de como esse assunto pode ser abordado pelo ENEM.

 

Números fracionarios e decimais

Decimais são os números que não são inteiros e podem ser, basicamente, representados por números com vírgulas¹. Para você entender exatamente o que são os números decimais, vamos fazer uma retomada:

Temos os números inteiros, aqueles que já conhecemos bem:

Depois de visualizar isso, vale a pena a gente dar uma olhada no conjunto dos números racionais. Faz parte desse conjunto todo número que puder ser escrito na forma de fração. Por exemplo:  

Muita atenção agora, pessoal: é importante lembrar que algumas divisões não são exatas, pois nem sempre equivalem a um número inteiro. É justamente aqui que entram os números decimais.

 

Se você pegar o número 2/3, por exemplo, você vai notar que dá para escrever ele na forma de fração – o que o torna um número racional – e, o mais importante de tudo, que esse número equivale a 0,6666666…, por isso pode ser dito que ele é um número decimal.

\textup{Forma fracional: } \frac{2}{3}

\textup{Forma decimal: } 0,6666666...
                               

Lembrando que ele é decimal porque não é inteiro (nota-se pelo uso da vírgula) e racional porque pode ser escrito em forma de fração.

– Ahhh, entendi. E como eu faço cálculos com decimais?

Você deve fazer as operações da mesma forma que você faz com números inteiros. A única diferença é que você vai ter que contar as casas da vírgula para colocá-la no lugar certo.

 

Multiplicação de números decimais

Por exemplo, vamos imaginar que você precisa fazer a conta 2,5 x 1,5. Primeiro você faz a multiplicação normal, sem prestar atenção na vígula:
 

 

 

Depois que você encontrou o número, é hora de procurar a posição da vírgula.

Como nesse caso temos uma casa da vírgula no primeiro número e mais uma casa da vírgula no segundo número, precisamos andar duas casas de vírgula. Logo, o resultado correto será 3,75.

                            

Viu só? É bem simples.
Não precisa se preocupar.
 

Agora que já entendemos como fazer as operações, está na hora de descobrir como esse assunto pode cair no ENEM.

De acordo com o professor, é extremamente importante o aluno saber identificar a posição e o significado de cada número. – Como assim?

Vamos te explicar com um exemplo bem lúdico.
 


Foto: Roberto Castro/ Brasil2016
 

Acabou de acontecer as Olimpíadas no Rio de Janeiro, certo? Durante a prova de atletismo de 200 metros rasos, Usain Bolt conseguiu completar a prova no tempo de 19,791 segundos – esse é um número decimal.

Qual o significado de cada casa desse número?

19 inteiros
7 décimos – que seria 70% de um segundo  
9 centésimos – seria 9% de um segundo
1 milésimo – que seria    1
                                         1.000   

“Isso eu já vi no ENEM”, conta o prof. Paulo. “A questão envolvia a posição do número e queria saber qual o seu significado”, completa.

Essa questão que o professor está comentando caiu no ENEM 2012 e pedia para o candidato fazer a leitura de um hidrômetro para saber quanto uma casa consumiu de água durante o mês.

Dê uma olhada e já comece treinando por ela:  

(ENEM 2012) Os hidrômetros são marcadores de consumo de água em residências e estabelecimentos comerciais. Existem vários modelos de mostradores de hidrômetros, sendo que alguns deles possuem uma combinação de um mostrador e dois relógios de ponteiro. O número formado pelos quatro primeiros algarismos do mostrador fornece o consumo em m3, e os dois últimos algarismos representam, respectivamente, as centenas e dezenas de litros de água consumidos. Um dos relógios de ponteiros indica a quantidade em litros, e o outro em décimos de litros, conforme ilustrados na figura abaixo:
 

a) 3534,85.

b) 3544,20.

c) 3534850,00.

d) 3534859,35.

e)  3534850,39.

Alternativa correta: D

¹ Todo número decimal pode ser escrito na forma de fração com o numerador e denominador sendo números inteiros, e o denominador diferente de zero. 

Agora que você já sabe o que são os números decimais, saiba como transformar frações em decimais e resolva alguns exercícios para ficar afiado no assunto

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!