Como o limite da banda-larga fixa pode afetar os seus estudos?

Veja o que mudaria na sua vida

Como o limite da banda-larga fixa pode afetar os seus estudos?

Veja o que mudaria na sua vida

Todo mundo sabe que a internet assumiu um papel protagonista na vida do estudante.

Hoje, quando você tem que pesquisar alguma coisa, o que você faz? Dá um Google. Quando você fica em dúvida sobre algo? É só jogar o tema no YouTube e ver uma das várias aulas sobre o assunto, não é mesmo? É mais ou menos assim que estudamos.

Aí é que eu te pergunto: e se as operadoras de internet fixa impusessem um limite na sua banda-larga?

Essa polêmica bombou no começo de 2016, quando algumas operadoras confirmaram a mudança de seus serviços – até que a Anatel resolveu propor um debate entre todos os envolvidos antes da cobrança por franquia ser de fato implementada.

A Agência Nacional de Telecomunicações está apenas aguardando que as operadoras apresentem um plano mais “viável” ao público para aceitar a proposta.

A verdade é que não seria muito bom para você e vamos te explicar o porquê. O sistema seria similar ao que temos no nosso celular: pagamos por uma determinada quantidade de internet.  Quando nós atingimos o limite, a velocidade do serviço é reduzida (ou pode chegar a ser cortada).

Se estudar já não é algo fácil, imagina só com vídeos travando, páginas demorando uma eternidade para carregar e você se limitando a baixar alguns materiais. Não seria legal, né?

– Ok, mas me dá um exemplo de como isso poderia impactar a minha vida?

Para se ter uma ideia, um vídeo com cerca de 10 minutos de duração assistido em resolução HD 720p pode consumir cerca de 150 MB da sua franquia. Quantos horas você estuda por dia? Quantos vídeos desse você assiste?

Para se ter um estudo completo, você precisa ter acesso a todo tipo de informação e precisa contar com pluralidade de conteúdo. Não é simplesmente aprender uma matéria e pronto. Faz parte do aprendizado você se certificar e garantir que tudo está correto.

Por isso que no caso do estudante, em específico, esse limite pode ser um problema e pode interferir na qualidade do seu estudo.

Se isso realmente acontecer, qual a melhor solução?

Se essa medida passar a valer, você precisará prestar muita atenção antes de contratar um serviço novo. Pesquise, veja o que compensa mais, o que não te deixará na mão e qual a sua melhor opção de plano.

Uma boa ideia é conferir sites que fazem comparativo. Existe um portal chamado Melhor Plano que você pode descobrir, por exemplo, quanto cada plano oferecido pela NET, Vivo e Oi possui de franquia atrelada à velocidade contratada e qual o seu preço.

Com esses dados, já podemos ter uma ideia de como cada pacote funcionará – precisando ser feita uma análise detalhada de seu padrão de uso para definir qual a velocidade e o consumo mensal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *