O Enem está chegando: ainda dá tempo de melhorar a redação?

Por Marina Sestito

O Enem está chegando: ainda dá tempo de melhorar a redação?

Por Marina Sestito

Stoodianos,

(Alerta de spoiler: Dá sim. Vem comigo que eu te explico.)

O fim do ano bate à porta e, com ele, grande parte dos tão temidos vestibulares se aproxima. Você estudou Matemática, fez um monte de exercícios de Física, leu alguns textos de Sociologia, fez resumos e desenhos coloridos de Biologia e está tudo dando certo. Ainda que o cronograma de estudos esteja um pouco – ou muito – atrasado, você vai dar um gás na véspera da prova, anotar umas fórmulas no espelho do banheiro pra decorar enquanto escova os dentes e vai ficar tudo bem. Tudo que você precisa pro Enem já está nas inúmeras apostilas espalhadas pela sua casa e nos inúmeros resumos teóricos salvos no seu computador. Rapidinho você lê tudo e chega na prova mais do que preparado.

Aí, em setembro, você lembra que o Enem tem Redação.
“Só ver umas aulas na internet, decorar umas citações e está tudo resolvido, não é, professora?” 

Não diga uma coisa dessas nem brincando, que tenho histórico de infarto na família e você pode me matar do coração. Redação não se aprende só de ouvir falar. Redação não é um amontoado de citações bonitas. Redação exige suor e sangue, como venho dizendo desde o começo do ano.
“Professora, a senhora está querendo que eu sangre e sue em cima da redação? O corretor não vai achar isso meio nojento?”

Uma boa redação exige esforço, comprometimento e dedicação. Exige que você escreva e reescreva diversos textos, diversas vezes, e é aí que eu quero chegar com essa conversa toda: como é que você vai fazer isso na véspera da prova? Como é que em uma semana você vai conseguir melhorar a sua redação? Ou pior: como é que você vai fazer isso no dia do Enem, se não tiver se preparado para a Redação com o mesmo afinco com que fez e refez equações de segundo grau o ano todo?

Ainda estamos em setembro e temos pouco mais de dois meses até o dia do Enem. Se você começar agora a escrever pelo menos uma redação por semana, vai ter escrito cerca de dez redações. Em dez redações, dá pra ter uma melhora imensurável. Dá pra arrasar na prova. Dá pra ficar com uma nota ótima, passar no vestibular, entrar na faculdade e ser feliz para sempre. Eu prometo. Eu garanto. Mas começa agora, pelo amor de todos os santos, porque sem suar e sem sangrar eu nunca vi ninguém tirar nota boa em Redação.

Escrevam bastante, mantenham o foco nesses últimos dois meses e até semana que vem!

Você sabia que o Stoodi tem Correção de Redação? Conheça 

Marina Sestito é a Coordenadora de Redação do Stoodi. Formou-se em Filosofia pela FFLCH, na USP – atualmente cursa Licenciatura na FEUSP. Trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e hoje comanda a equipe de correção do Stoodi. ​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *