Veja quem foi o grande filósofo e conheça algumas frases de Sócrates

Entender quem foram os filósofos nem sempre é fácil – às vezes, os textos envolvem palavras muito antigas e o vocabulário acaba confundindo a nossa cabeça.

Pensando nisso, o prof. Eduardo vai fazer uma série de resumos para ressaltar os pontos mais importantes sobre Sócrates, Platão e Aristóteles. E o melhor: de forma simples!

Então, hoje vamos começar pelo o primeiro de todos: Sócrates.

Quem foi Sócrates?

Tudo indica que Sócrates era grego e teria nascido na cidade de Atenas, no final do século IV a.C. Ele foi um dos mais importantes filósofos gregos, considerado uma pessoa muito sábia.

“Tudo indica” porque existe uma grande discussão sobre a existência de Sócrates. Como não há obras publicadas em sua autoria – somente diálogos escritos por Platão –, muitos estudiosos se questionam se ele não é um personagem que o próprio Platão inventou para desenvolver algumas ideias.

Esses diálogos socráticos registrados falavam sobre ética, política, moral, entre outros tópicos bastante comuns no campo filosófico. Sócrates foi condenado à morte justamente por “mudar a cabeça” de alguns jovens que repensaram as tradições de Atenas aristocrática. Ele foi obrigado, portanto, a tomar um veneno e provocar a própria morte.

Por considerá-lo injustiçado, Platão teria passado a divulgar os pensamentos de Sócrates por meio dos diálogos. Dessa forma, ele manteria os ensinamentos de seu mestre sempre vivos.

Método utilizado por Sócrates em seu projeto filosófico

“O método utilizado por Sócrates é a Maiêutica – que nada mais é que a prática do questionamento”, conta o prof. Eduardo.

Sócrates chamava essa técnica de “Método da Parteira”. Quando acontecia um parto normal, a parteira era quem conduzia o parto. Ela não fazia a força, nem sentia dor. Ela apenas auxiliava nesse momento.

Para a mãe, aquilo tudo era muito difícil e doloroso. Porém, é importante lembrar que depois que a criança nascia, a mãe esquecia de todo o choro e logo vinha uma grande alegria.

O pensamento e o conhecimento

Essa é a comparação feita por Sócrates: obter o conhecimento é como um parto – doloroso, difícil e precisa de empenho para quebrar as nossas concepções pré-estabelecidas. O filósofo, portanto, tinha função de conduzir seus questionamentos até chegar ao conhecimento.

De acordo com ele, é quando o filósofo corrige e conduz a pessoa que ela compreende e torna-se autônoma. Por isso que uma das frases de Sócrates mais famosas é “só sei que nada sei”. Por que Sócrates é considerado o patrono da filosofia? Ele era considerado sábio porque foi o primeiro a admitir sua própria ignorância e porque estava em constante aprendizado.

O que é a ética para Sócrates?

Para ele, a ética existe quando nos perguntamos: Quero? Posso? Devo? E todas as respostas são positivas. Ele também acreditava que os nossos sentimentos e a nossa inteligência estão ligados ao contexto da nossa alma.

Sendo assim, o prof. Eduardo afirma que seguindo esses dois conceitos, o filósofo dizia que o homem deveria buscar a vida na verdade. Essa verdade para Sócrates está no próprio homem e na natureza quando ele atinge o conhecimento pleno.

O conhecimento, então, é o momento em que o ser humano consegue fazer uma conexão entre a verdade e a natureza – encontrando o equilíbrio perfeito.

Sócrates e o método filosófico
Foto: reprodução/divulgação

O que é a virtude para Sócrates?

“Para Sócrates, a virtude é a maior forma de se almejar algo que o ser humano tem. Quanto mais se quer a virtude – que é o objetivo final da vida – mais o homem vai ter uma vida boa, estando bem consigo mesmo e com os amigos, exercendo seus talentos e capacidades totais”, explica o professor.

Em outras palavras, o homem vive em virtude da ética, da justiça e da autonomia de seu pensamento.

Aqui é a grande questão de Sócrates: em seu posicionamento político, ele é um opositor da democracia ateniense por ela ser restritiva.

Ele denuncia que apenas os “bem-nascidos” tinham acesso à política. Para ele, todas as pessoas virtuosas deveriam ter acesso à política, independentemente da sua origem.

Frases de Sócrates

Os filósofos são populares por dizerem frases de efeito, que acabam se tornando inspiradoras para muita gente que entra em contato com esses ensinamentos. Com Sócrates não é diferente, ele é conhecido por algumas das frases filosóficas mais populares. Conheça algumas das principais frases de Sócrates:

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”.

“Deve-se temer mais o amor de uma mulher do que o ódio de um homem”.

“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna, é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.

“Só sei que nada sei”.

Agora que você sabe tudo sobre o filósofo Sócrates, aproveite para compartilhar esse texto com seus amigos!

Você também pode gostar de:

Filosofia Medieval: Contexto histórico, grandes temas e principais filósofos

Qual a diferença entre Ética e Moral?

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!