Posso fazer perguntas na redação?

Por Marina Sestito

Posso fazer perguntas na redação?

Por Marina Sestito

Stoodiano,

Ao elaborarmos uma redação, é necessário ter em mente o objetivo que esperamos alcançar com ela. Se o texto dissertativo argumentativo tem por função tentar convencer o leitor acerca do ponto de vista que está sendo defendido, seria uma estratégia muito eficiente colocar questões para que o leitor reflita sobre o sentido da existência enquanto lê a sua redação? Será que o objetivo do texto seria atendido?

“E se a questão for sobre o tema, para o que o leitor reflita sobre o problema que eu estiver discutindo?”

Se o objetivo é convencer, é mais vantajoso que o leitor concorde com o autor do texto ou que fique fazendo suas próprias reflexões? É claro que é muito importante que cada um se posicione em relação ao tema que está sendo discutido, mas não é função da sua redação argumentativa colocar uma questão aberta para que o leitor tire suas próprias conclusões sobre ela. O objetivo do texto dissertativo argumentativo é convencer, então é somente a partir dessa perspectiva que devem ser colocadas questões na sua redação.

Se a pergunta que você pretende elaborar tiver uma função argumentativa na sua redação e estiver ajudando a comprovar o ponto de vista que você se propôs a defender, pode ser muito proveitoso que você formule perguntas no texto. É necessário, no entanto, que a resposta esteja contida na própria pergunta.

Quer um exemplo de pergunta retórica? Volte e leia esse texto desde o início. Talvez você não tenha percebido, mas eu não respondi explicitamente nenhuma das perguntas destacadas em negrito.

E nem precisava. A resposta já estava ali, contida na pergunta! 🙂

Gostou? Achou fácil? Então experimente usar esse recurso nas suas próximas redações!

Muitos beijos, divirtam-se fazendo perguntas retóricas e até semana que vem!

Você sabia que o Stoodi tem Correção de Redação? Conheça

Marina Sestito é a Coordenadora de Redação do Stoodi. Formou-se em Filosofia pela FFLCH, na USP – atualmente cursa Licenciatura na FEUSP. Trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e hoje comanda a equipe de correção do Stoodi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *