O que é um cursinho intensivo?

O que é um cursinho intensivo?

Talvez você realmente precise de um cursinho intensivo. Quando você busca um cursinho preparatório, provavelmente encontrará duas opções principais: o intensivo e o extensivo. Cada um deles terá um objetivo e atende melhor o perfil de um tipo de estudante. O intensivo, por exemplo, é um dos mais escolhidos pelos estudantes.

Entender isso ajuda, até mesmo, a saber quando é o melhor momento para fazer sua inscrição. Para tomar essa decisão, é preciso conhecer as características deste modelo, as diferenças para o extensivo e seus benefícios.

Saiba mais sobre o que é um cursinho intensivo e veja se essa é a melhor opção para sua preparação.

O que é um cursinho intensivo?

O cursinho intensivo é aquele realizado em um tempo menor, ou seja, normalmente os planos de estudos possuem duração de poucas semanas (em média, entre 5 semanas a 6 meses). Eles são uma opção mais voltada para revisão daquilo que você já conhece.

Como o tempo é mais curto, as aulas focam em ajudar a analisar o que costuma cair mais na prova, considerando os últimos exames. No cronograma de estudos, você terá, também, dentro do possível em sua rotina, um maior número de horas por dia.

Lembre-se que, por ser próximo ao dia da prova, será importante dar um gás maior nesse momento. Vai valer a pena!

Quais são os benefícios de um cursinho intensivo?

O cursinho intensivo pode ser uma ótima opção para você chegar mais preparado para o Enem. Mas por que ele é vantajoso? Vamos ver alguns benefícios de contar com esse modelo a seguir:

  • Aproveite para tirar suas últimas dúvidas com os professores;
  • Para muitos estudantes, fazer um curso ao longo do ano, mesmo que online, pode comprometer muito a rotina da pessoa. O intensivo permite que ela possa dar uma última conferida sem deixá-lo exausto ou atrapalhar outras atividades ao longo do ano;
  • As aulas são ainda mais direcionadas em comparação com as aulas extensivas. Entenda o conteúdo direto ao ponto;
  • Veja conteúdos que possuem maiores chances de cair no exame de acordo com as provas anteriores;
  • Deixa você mais confiante para a prova;
  • Permite que você fique focado no conteúdo, sem se dispersar, pela proximidade da prova.

Um cursinho intensivo é tão vantajoso quanto o extensivo. A diferença está, justamente, no formato dos conteúdos e o tempo que você precisará dedicar por dia para os estudos. Para muitos, pode ser bem melhor optar pelo intensivo para manter a disciplina.

Quais as diferenças de um cursinho intensivo e extensivo?

Para decidir entre o cursinho intensivo e extensivo, é importante entender as principais diferenças entre eles. Veja a seguir:

  • Tempo de duração: o extensivo tende a durar um tempo maior (12 meses), enquanto o intensivo tem um tempo de duração menor (entre 5 semanas a 6 meses);
  • Estilo do conteúdo: o extensivo pode delongar mais os conteúdos, podendo falar pormenores, repetir questões, trazer exemplos, entre outras possibilidades. O intensivo aborda os mesmos conteúdos, mas ele é mais direto ao ponto;
  • Tempo para treino: o extensivo permite que você possa fazer mais simulados e testes para treinar para as provas. O intensivo não impede que você possa fazer o mesmo, só terá menos tempo para isso.

Faça seu cursinho intensivo com o Stoodi

O melhor cursinho online para Enem e vestibulares e com opção tanto intensiva quanto extensiva, atendendo ao perfil de todos os alunos que estão em busca da sua sonhada aprovação.

O Stoodi oferece videoaulas, exercícios, simulados e material de estudo para diversas disciplinas, incluindo Matemática, Português, Biologia, Química, Física, História, Geografia, Redação e outras áreas. Nossa plataforma é conhecida por sua abordagem didática e conteúdo de alta qualidade, desenvolvido com uma metodologia exclusiva por professores especializados.

Além disso, o Stoodi disponibiliza cronograma de estudo personalizado, que se adapta ás necessidades de cada aluno. Oferece acompanhamento pedagógico por meio de monitorias e também correção de redação.

O cursinho que mais aprova é o do Stoodi!

Fizemos um estudo com mais de 12 mil estudantes e comprovamos que quem utilizou o Stoodi regularmente teve um desempenho no Enem 35% melhor em relação aos outros concorrentes.

Ou seja, quanto mais você fazer exercícios, assistir as aulas e seguir nosso cronograma de estudos, maior é a chance de você passar no ENEM, ou concurso e universidade dos seus sonhos!

Você pode acessar o conteúdo a qualquer momento, de forma flexível, e têm a oportunidade de revisar os temas que mais necessitar. Todos os recursos essenciais para proporcionar uma preparação mais completa e eficiente para o Enem, vestibulares e outros processos seletivos.

Comece agora mesmo a sua preparação!

Perguntas frequentes

Por que fazer um cursinho intensivo?

O cursinho intensivo é uma possibilidade interessante para os estudantes que só podem começar a preparação próximo ao período da prova ou, então, que prefiram uma revisão mais direta ao ponto e intensiva para as provas.

Pode ser uma possibilidade interessante para não comprometer sua rotina a longo prazo, quando não é possível começar os estudos antes.

Qual a importância do cursinho intensivo para o Enem?

O cursinho intensivo para o Enem pode ser uma ótima oportunidade para dar aquele pente fino nos seus estudos e tirar qualquer dúvida final que tenha ficado sobre os temas da prova. É a oportunidade, também, de poder treinar redações com prováveis temas que podem aparecer no exame.

Ele também ajuda a manter a disciplina na reta final, com engajamento e suporte emocional adequado em um momento no qual a ansiedade pode estar alta.

Como funciona o cursinho intensivo para o Enem?

Um cursinho intensivo para Enem possui menor duração, e é formado com os principais conteúdos que foram abordados nas últimas provas. O aluno terá a opção, também, de realizar uma trilha de atividade, com o cronograma para aquele dia.

No cronograma, são disponibilisadas uma série de atividades para seus estudos: videoaulas, exercícios, redações que podem ser realizadas, arquivos em PDF para leitura, entre outras possibilidades.

Vem com a gente!