Soluções químicas: tudo o que você precisa revisar para o Enem

Quer saber tudo sobre soluções químicas? Então tire suas dúvidas com o professor Igor, que vai explicar em detalhes o conceito.

Soluções químicas: tudo o que você precisa revisar para o Enem

Soluções químicas: tudo o que você precisa revisar para o Enem

Quando o Enem se aproxima, é comum se concentrar e intensificar os estudos, especialmente nas questões de química, que são umas das mais aguardadas. Nesse sentido, contar com bons materiais e formas para revisar Química do Enem é fundamental para tirar boas notas.

A revisão da matéria e de soluções químicas é muito importante para reforçar os principais conteúdos e ter facilidade para resolver as questões. Por isso, estudar de uma forma mais específica vai contribuir para detonar a prova de Química do exame.

Muitos alunos comentam ter bastante dificuldade com essa matéria, alguns chegam a considerar essa parte a mais complicada da disciplina. Por isso, confira neste post tudo que você precisa para revisar Química antes do Enem e veja as principais informações para aperfeiçoar seus conhecimentos!

O que são soluções químicas?

Antes de tudo, vamos relembrar o que são as soluções químicas. “Falar de uma solução é falar de uma mistura do tipo homogênea que envolve a interação de um soluto e de um solvente”, conta Igor, professor de Química.

De acordo com o professor, para determinar qual é o soluto e qual é o solvente, é melhor recorrer às quantidades. Atenção: o soluto aparece em menor quantidade e o solvente em maior quantidade.

As soluções químicas apresentam algumas características básicas. Por exemplo, as partículas de um soluto são invisíveis, pois são homogêneas. Elas também são estáveis, impedindo que o soluto vá ao fundo do recipiente.

Se você tiver uma solução de água e sal totalmente dissolvida, você pode atravessar um feixe luminoso sem que haja dispersão dos raios de luz. É um conceito simples, mas que faz muita diferença para entender exemplos que sempre caem nas provas e vestibulares.

Nesse sentido, as soluções podem ser separadas dependendo do seu estado físico:

  • soluções gasosas: na verdade, toda mistura gasosa é uma solução, já que é sempre uma mistura homogênea;
  • soluções líquidas: pode ser com água e com outro solvente. Exemplos: etanol e acetona;
  • soluções sólidas: mistura homogênea com as ligas metálicas. Exemplos: ouro (Au+Cu+Ag), latão (Cu+Zn) e bronze (Cu+Sn).

“No vestibular, geralmente o examinador dá a informação dos componentes. O importante, então, é saber relacionar as quantidades de soluto e solvente”, explica o professor.

Agora que você já sabe o que são as soluções químicas, vamos avançar um pouquinho nessa matéria para aperfeiçoar seus conhecimentos e solucionar as questões. Afinal, como a gente precisa saber as quantidades dos componentes, os cálculos são importantes — não tem jeito!

Quais são as principais fórmulas?

As fórmulas são o ponto de partida para solucionar as questões, por isso, você precisa conhecê-las detalhadamente para ir bem na prova. Diante disso, para revisar Química para o Enem é necessário tirar um tempo e estudar as principais fórmulas e suas aplicabilidades nos problemas.

Concentração

A concentração comum é a massa molar do soluto pelo volume da solução, uma das fórmulas mais comuns e utilizadas nas questões de química. O cálculo é simples, mas é preciso ter atenção para evitar erros e chegar a resultados precisos:

  • C = m / V
Fórmula de soluções

Densidade

Densidade é a massa molar da solução dividida pelo volume da solução, também é uma das fórmulas mais utilizadas para solucionar questões sobre solução química. Sendo assim, para obter a densidade é preciso fazer o seguinte cálculo:

  • d = m / V
Fórmula de soluções

Título

Também conhecido como porcentagem, é a relação da massa molar do soluto pela massa molar da solução. Para chegar ao resultado, basta utilizar a seguinte fórmula para o cálculo:

  • t = massa soluto / massa solução
Fórmula de soluções

Concentração em mol por litro

Chamada antigamente de molaridade, é o número de mols do soluto pelo volume da solução, obrigatoriamente em litro. Diante disso, é preciso utilizar a seguinte fórmula para saber a concentração:

  • M = número de mol do soluto / volume da solução
Fórmula de soluções

Essas são as equações clássicas que utilizamos nos cálculos relacionados à concentração. O professor Igor explica que podemos juntá-las para facilitar a nossa vida e calcular o que é preciso, reduzindo o esforço e a margem de erro:

  • C = t x d = M(mol/L) x M (g/mol)
Equações de soluções

A concentração comum nada mais é que a densidade vezes o título. Isso tudo também é igual à concentração em mol por litro vezes a massa molar do nosso soluto. Portanto, tenha atenção a esses fatores e utilize para revisar Química antes do Enem.

“Tome muito cuidado quando for utilizar essa fórmula. A concentração comum, na maioria das vezes, é indicada em gramas por litro. Como o título é adimensional, a densidade também deve estar em grama por litro”, destaca.

Geralmente, ela vem em gramas por mililitros, mas a boa notícia é que é fácil de converter. Para passar de ml para litros, você só precisa multiplicar por mil. Antes de resolver a questão, verifique se todas as unidades estão compatíveis com as fórmulas para evitar erros.

Como a Stoodi pode ajudar a revisar Química para o Enem?

Para se dar bem no Enem é preciso estudar corretamente e com planejamento, de forma que o processo estimule o aprendizado e eleve o seu desempenho. Sendo assim, contar com apoio especializado e materiais de qualidade é indispensável para otimizar o seu tempo e aprender com mais facilidade.

Nesse contexto, o Stoodi é uma escola online moderna, que oferece cursos, planos e ferramentas intuitivas para guiar os seus estudos com foco na excelência. São diversos planos com valores acessíveis e desenvolvidos por professores especialistas, exclusivamente para o Enem e vestibulares.

Dessa forma, no Stoodi você conta com diferenciais importantes, como:

  • simuladores Enem;
  • cronograma de estudos personalizados;
  • correção de redação;
  • acompanhamento de progresso;
  • materiais exclusivos;
  • videoaulas, exercícios e resumos.

São muitas ferramentas para ajudar você a fazer uma revisão e estudar com qualidade e de uma forma que se encaixa perfeitamente na sua rotina. Além disso, é possível ter apoio para entender melhor as questões do Enem e aumentar suas possibilidades de tirar uma nota satisfatória, não apenas em Química.

O Enem é uma oportunidade importante para a carreira acadêmica, profissional e para a vida pessoal, sendo um investimento para o futuro. Por isso, ter bons materiais para estudar é fundamental e contribui para melhorar o desempenho e alcançar seus objetivos. Como você pode notar, ter apoio e bons materiais para revisar Química para o Enem é muito importante para ter sucesso e tirar uma excelente nota. Portanto, não deixe de investir no seu aprendizado e reforçar seus conhecimentos para detonar nas soluções químicas.

Gostou do post? Agora que você já sabe como revisar Química para o Enem, o que acha de ter apoio especializado para estudar? Não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi, aproveite os conteúdos feitos pelos nossos professores para ter sucesso no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *