Faltando poucos dias para o Enem, chegou a hora de revisar um novo tópico para detonar a prova de Química do exame. Hoje, a conversa com o prof. Igor vai ser sobre soluções.

Muitos alunos comentam ter bastante dificuldade com essa matéria, alguns chegam a considerar essa parte a mais complicada da disciplina. Por isso, o professor organizou as principais informações e vai tentar te ajudar na compreensão delas.

O que são soluções químicas

Antes de tudo, vamos relembrar o que são as soluções. “Falar de uma solução é falar de uma mistura do tipo homogênea que envolve a interação de um soluto e de um solvente”, conta Igor.

De acordo com o professor, para determinar qual é o soluto e qual é o solvente, é melhor recorrer às quantidades. Atenção: o soluto aparece em menor quantidade e o solvente em a maior quantidade.

As soluções possuem algumas características básicas. Por exemplo, as partículas de um soluto são invisíveis, pois são homogêneas. Elas também são estáveis, impedindo que o soluto vá ao fundo do recipiente.

Se você tiver uma solução de água e sal totalmente dissolvida, você pode atravessar um feixe luminoso que não há dispersão dos raios de luz.

homem piscando

As soluções podem ser separadas dependendo do seu estado físico.

Soluções gasosas: na verdade, toda mistura gasosa é uma solução, já que é sempre uma mistura homogênea.

Soluções líquidas: pode ser com água e com outro solvente. Exemplos: etanol e acetona.

Soluções sólidas: mistura homogênea com as ligas metálicas. Exemplos: ouro (Au+Cu+Ag), latão (Cu+Zn) e bronze (Cu+Sn).

“No vestibular, geralmente o examinador dá a informação dos componentes. O importante, então, é saber relacionar as quantidades de soluto e solvente”, explica o professor.

homem ofegante

Agora que você já sabe o que são as soluções, vamos avançar um pouquinho nessa matéria. Como a gente precisa saber as quantidades dos componentes, os cálculos serão importantes – não tem jeito.

Conheça as principais fórmulas:

Fórmula de soluções

Concentração comum é a massa molar do soluto pelo volume da solução

Fórmula de soluções

Densidade é a massa molar da solução pelo volume da solução

Fórmula de soluções

Título, também conhecido como porcentagem, é a relação da massa molar do soluto pela massa molar da solução.

Fórmula de soluções

A concentração em mol por litro, chamada antigamente de molaridade, é o número de mols do soluto pelo volume da solução, obrigatoriamente em litro.

concentração de soluções formula

Essas são as equações clássicas que utilizamos nos cálculos relacionados a concentração. O professor Igor explica que podemos juntá-las para facilitar a nossa vida.

Equações de soluções

A concentração comum nada mais é que a densidade vezes o título. Isso tudo também é igual à concentração em mol por litro vezes a massa molar do nosso soluto.

“Tome muito cuidado quando for utilizar essa fórmula. A concentração comum, na maioria das vezes, é indicada em gramas por litro. Como o título é adimensional, a densidade também deve estar em grama por litro”, destaca.

Geralmente ela vem em gramas por mililitros, mas a boa notícia é que é fácil de converter. Para passar de ml para litros, você só precisa multiplicar por mil.

Entendeu bem o conteúdo? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi para aproveitar muitos outros materiais que irão ajudar você a se preparar para o Enem e principais vestibulares do país.

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!