Prof. Douglas relembra os conceitos básicos e dá várias dicas para a prova

Ondulatória é uma matéria que costuma cair bastante no Enem. Para se preparar e detonar no exame, o professor Douglas afirma que é preciso revisar os conceitos básicos dessa área da Física.

“O ideal é que o aluno saiba todos os fenômenos, porque tem alguns que caem simplesmente questionando o conceito”, explica. Por exemplo, Douglas conta que já aconteceu de cair perguntas no estilo, “De acordo com as informações do texto, qual fenômeno está ocorrendo? ”.

Antes de relembrar os fenômenos da ondulatória vamos dar uma revisada rápida no conceito, classificação e propriedades das ondas

O que são ondas?

Ondas são uma perturbação que transporta energia sem transportar matéria. A onda é originada a partir de uma fonte. Um bom exemplo é quando jogamos uma pedra em um lago, a pedra(fonte) gera ondas circulares na água.

Classificação das ondas

Segundo sua forma

Longitudinal: quando a vibração da onda está no mesmo sentido da sua propagação. Ex: som;

Transversal: quando a vibração da onda está no sentido perpendicular à sua propagação.Ex: luz.

Segundo sua natureza

Mecânica: necessita de um meio material para se propagar. Ex: som;

Eletromagnética: se propaga no vácuo e em meios materiais de forma transversal. Ex: luz.

Segundo a direção da propagação:

Unidimensional (1D): quando a propagação é apenas em uma direção. Ex: onda em uma corda;

Bidimensional (2D): quando a propagação é feita em duas direções. Ex: onda em uma superfície de água;

Tridimensional (3D): quando a propagação é feita em três dimensões. Ex: ondas de luz.

Propriedades das ondas

Frequência (f): É o número de ciclos realizados por uma certa unidade de tempo;

Período (T): É o intervalo de tempo para realizar um único ciclo.

Temos que:

f=\frac{1}{T}

 

Então, partiu. Vamos lembrar alguns conceitos básicos de ondulatória?

Reflexão

Vocês gostam de cozinhar? No momento que estamos cozinhando, a gente pode não perceber, mas tem muita física e química envolvida. E que tal cozinhar utilizando um fogão solar? Afinal ele é ecologicamente correto.

Você deve estar imaginando que o fogão solar utiliza a energia solar para aquecer os alimentos. Sim, é verdade. Mas como isso é feito?

O fogão solar é um grande espelho côncavo que reflete a luz solar, ou seja, a ela incide no espelho e volta para o ar atingindo a panela que se encontra no foco. Como temos uma alta concentração de energia, a comida é aquecida.

mulher cozinhando

 

Refração

Quando nós estamos em casa com nossos amigos ou familiares as nossas atitudes são mais espontâneas – deixamos de lado a vergonha e curtimos o momento. Já quando estamos em um ambiente desconhecido, com pessoas novas, nossa atitude é mais acanhada e tímida.

Podemos fazer uma analogia com a onda eletromagnética. Ela, ao mudar de meio (refratar), também sofre alteração na sua velocidade e comprimento de onda. É importante lembrar também que sua frequência permanece constante porque só depende da fonte emissora.

índio olhando para baixo

 

Interferência

Mencionar no texto que em uma discussão temos opiniões iguais e diferentes a nossa, pode ocasionar “interferência”. Em ondulatória, quando ondas se cruzam, elas se interferem de forma construtiva, se tiverem em mesma fase (crista, crista ou vale, vale), ou destrutiva, se tiverem em fase opostas (crista, vale).

reflexo no chão reflexo

Difração

Na hora do aperto e para resolver nossos problemas, nós buscamos várias soluções para contorná-lo, não é mesmo? A onda também faz isso – ela é capaz de contornar um obstáculo ou orifício de tamanho próximo do seu comprimento de onda.

Quer ver um exemplo prático disso? Quando alguém fala atrás do muro e mesmo assim você consegue ouvir.

homem no telefone e mulher escutando

Ressonância

A ressonância é quando os átomos de um material vibram em várias frequências. Quando esse material recebe uma onda que possui uma dessas frequência, ele entra em ressonância vibrando com maior amplitude. Ou seja, a ressonância nada mais é que falar a “língua” do material.

Por exemplo: uma pessoa gritando na frente de um copo de cristal – a ideia é quebrar o copo, mas isso só vai acontecer se o som emitido pela pessoa tiver uma das frequências de vibração das moléculas do cristal.

mulher com copo

 

Polarização

A Polarização é um filtro, só permite a passagem de uma parte bem definida da onda. Atenção, galera: lembrem-se que só é possível filtrar as ondas transversais.

Por exemplo, os óculos 3d. Cada lente polariza a onda de um jeito, portanto cada olho recebe ondas polarizadas diferentes – isso causa o efeito 3d.

pessoas no cinema

 

Efeito Doppler

Devido ao movimento relativo entre a fonte sonora e o observador, podemos escutar o som diferente. Quando existe aproximação temos a sensação do som ficar mais agudo (frequência aumenta), quando nos afastamos da fonte temos a sensação do som ficar mais grave (frequência diminui), esse é o Efeito Doppler.

homem falando

 

Timbre

O timbre é uma característica do som emitido.

Cada instrumento emite a onda em um formato e isso possibilita que a gente seja capaz de diferenciar o som.

mulher cantando

 

Gostou do post? Para aprofundar mais ainda assine o Stoodi e confira nossas vídeo-aulas e faça os exercícios! Além disso, não esqueça de acessar nosso resumos de Física para mandar muito bem na prova do Enem.

 

 

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!