O que fazer quando o nervosismo bater?

Entenda o que acontece com o nosso cérebro e veja como sair dessa enrascada na hora da prova

O que fazer quando o nervosismo bater?

Entenda o que acontece com o nosso cérebro e veja como sair dessa enrascada na hora da prova

Final de ano é sempre aquela pilha de nervos, todo mundo já está cansado de ter estudado muito. Parece besteira, mas quem nunca cogitou o fato de não ter um bom desempenho no dia da prova?! Sabe como é, né: “E se der tudo errado? E se eu não passar? E se me der um branco? ”.

Nessa hora, a ansiedade vai te deixando cada vez mais estressado, isso tudo gera a insegurança e provoca o nervosismo. Essa situação de ameaça acaba sobrecarregando o cérebro, principalmente na parte do córtex frontal onde armazenamos a nossa memória recente.

O resultado é o que mais temíamos: nosso desempenho cai e temos mais dificuldade de recordar as informações.

Sabe qual é o pior disso tudo? A nossa cabeça trava, mas as informações continuam lá. Você tem todo aquele conteúdo, só não está conseguindo acessá-lo.

Esse bloqueio – ou o branco, como chamamos – acontece porque em situações de estresse o nosso nível do hormônio cortisol sobe e afeta as nossas funções cognitivas. A memória fica prejudicada somente porque estamos pressionados.
 

– Nossa, é por isso que vou muito melhor em simulado do que em vestibular?
Possivelmente sim. Se você já notou que tem um desempenho diferente, isso significa que precisamos fazer algo para te ajudar.

Você precisa entender que o que dava para fazer, foi feito. Agora é hora de confiar em você e mandar bem na prova. Existem algumas atitudes simples que podem te ajudar muito nisso, como dormir muito bem para estar descansado na hora do exame, e relaxar no dia anterior da prova.

– Vai me dizer que não é bom estudar um dia antes? Por quê?
Por um motivo muito simples. O seu cérebro precisa de um descanso justamente para acessar tudo aquilo que você já armazenou durante o ano inteiro. Ele precisa estar em paz e tranquilo para ter o melhor desempenho possível.

Imagine que você tem uma partida de futebol ou uma apresentação de dança importantíssima. O que os atletas geralmente fazem antes desse momento decisivo: se concentram ou treinam e chegam cansados?

Eles descansam e trabalham o seu psicológico. Por que você faria diferente? Pense nisso…

Para você conseguir lidar melhor com momento de estresse, separamos 5 dicas sobre o que fazer quando o nervosismo bater. Confira:

 

1. Identifique que é uma situação de estresse

Se você viu que está nervoso, que te deu um branco e você está com as respostas na ponta da língua, mas não consegue se lembrar, fale para você mesmo: essa é uma situação de estresse. “Eu só estou nervoso, calma que vou me lembrar”.

2. Lembre-se que você tem aquele conteúdo, só precisa se acalmar para acessar as informações

Não consegue lembrar o ano que determinado evento aconteceu? Ou o nome de uma pessoa importante? Relaxe que essa informação está aí. Comece a se acalmar e tente buscar o conteúdo por meio de associação – isso funciona muito.

3. Identifique o que está te deixando nervoso

Que você está tenso e pressionado, isso está claro. Procure entender o que está te deixando assim. É medo de não responder todas as questões a tempo? É medo de não lembrar uma fórmula? Veja exatamente o que te aflige.

4. Interrompa esse sentimento

Se a preocupação é com o tempo, fique tranquilo e pense que dará tudo certo. Explique para você mesmo que é mais inteligente usar essas horas para resolver as questões em vez de ficar preocupado.

Já se for em relação às fórmulas, veja se as questões precisam delas. Veja se você não consegue resolver tudo sem esse tipo de informação e por aí vai.

Nesse caso é preciso racionalizar – use a lógica ao seu favor. Imagine que conselho você daria para a sua melhor amiga e fale para você mesmo.

Quando “saímos” da cena e do momento de tensão, nós pensamos com mais calma e conseguimos resolver os problemas com mais facilidade.

                    
5. Procure técnicas para se acalmar

Toda essa conversa interna associada a uma técnica para relaxamento vai te ajudar muito a evitar esse bloqueio. Respire com calma, tome uma água e lave o rosto se for preciso.

Esse é o momento de você tem que ser dono das suas emoções. Adquirir a inteligência emocional é algo que será muito proveitoso neste momento e durante toda a sua vida.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *