Tudo sobre a prova de Redação do ENEM

Veja o comentário dos nossos professores sobre esses cadernos

Tudo sobre a prova de Redação do ENEM

Veja o comentário dos nossos professores sobre esses cadernos

O ENEM passou e agora chegou a hora de conferir como fomos nas provas. Os nossos professores já fizeram um comentário geral do exame, mas chegou a vez de falar mais especificamente de cada prova.

Vamos começar pela Redação que é o assunto mais quente. Nesta edição, o ENEM solicitou aos alunos que eles encontrassem “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

“Era preciso ilustrar o problema, mostrar como ele é atual e presente na nossa sociedade para só depois disso encontrar os caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, explica Marina Sestito, professora e coordenadora de Redação do Stoodi.

Os textos motivadores ajudavam na hora de interpretar esse tema e serviam de base para sustentar os argumentos. 

O Texto I abordou a ideia de que o Brasil é um Estado laico, ou seja, é um Estado que não possui interferência religiosa ou pressupostos religiosos nas decisões políticas e sociais. Isso já mostra que a intolerância religiosa no Brasil é injustificável. 

Vale lembrar que existe uma origem histórica para esse problema, comenta o professor Braian de Sociologia, já que em nossa Constituição de 1824 previa que o Brasil tinha o catolicismo como religião oficial.

Isso é muito importante, pois nos mostra de onde vem essa intolerância religiosa – durante um tempo poderia se considerar crime o fato de uma pessoa praticar outra religião.  

O Texto II trabalhou a questão da liberdade de expressão ser diferente da possibilidade de praticar violência verbal com alguém. Impedir que alguém cometa esse tipo de atitude não é censurar, mas sim punir um discurso de ódio. 

O Texto III tem como referência o código penal brasileiro. “Todo o conteúdo comentado até agora deu sustentação para um argumento que defenda que a intolerância religiosa é um crime – não é uma questão indiscutível”. 

Por fim, o Texto IV foi um levantamento feito pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República sobre as denúncias de intolerância religiosa no Brasil durante os anos de 2011 a 2014. 

Alguns dados importantes que poderiam ser obtidos é que as religiões afro-brasileiras são as que mais sofrem intolerância. Outro ponto muito importante é que esse órgão recebe denúncias com frequência bem alta, sendo uma a cada três dias. 

– Legal! E o que eu poderia propor para resolver esse problema?

A professora Marina listou 5 exemplos de medidas que poderiam ser propostas no ENEM:

  • A criação de delegacias especializadas em receber essas denúncias 
  • Atendimento psicológico e jurídico para as vítimas de intolerância religiosa
  • Inserir discussões que tratem de diversidade étnica, cultural e religiosa dentro das escolas
  • Palestras e debates sobre o tema dentro das escolas
  • Pensar em formas de aproximar essas culturas para que a gente rompa os preconceitos e acabe com esse tipo de intolerância

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *