4 motivos para você não fazer dieta em fase pré-vestibular

Entenda o que pode acontecer com o seu corpo ao fazer um regime

4 motivos para você não fazer dieta em fase pré-vestibular

A fase em que prestamos vestibular é uma das que mais precisamos da nossa mente – passamos o ano inteiro estudamos e contamos com tudo que aprendemos no momento da prova. 

Fazer uma dieta nesse momento em que você espera excelência do seu cérebro pode não ser uma boa ideia. A maioria dos regimes fala para você reduzir a quantidade de comida, ou até mesmo pode pedir para você parar de comer carboidrato. 

“Os carboidratos têm um importante papel como fonte de energia”, conta o prof. Davis. A nutricionista e terapeuta alimentar, Paula Silva, concorda. De acordo com ela, um estudante precisa consumir carboidratos complexos para um melhor fornecimento de energia ao cérebro e bom desempenho na hora da prova. 

O que já ficou claro nas nossas aulas de Biologia é que a redução das reações metabólicas não atingem apenas o nosso gasto energético, mas influencia também no desempenho das ações do nosso cérebro. 

O prof. Rafa explica exatamente o que acontece com o nosso corpo quando ingerimos um alimento. Entenda com detalhes: 

“Quando comemos, o intestino faz a absorção e o Sistema Porta faz a distribuição dos nutrientes. Esses nutrientes vão para a corrente sanguínea e passam por um filtro que é o fígado. 

Ele faz a ‘glicogênese’ que é a construção da glicose para armazenamento no corpo e distribui, aumentando a taxa de glicemia no sangue – que dá a energia para a gente. 

O pâncreas começa a liberar a insulina e o tecido adiposo armazena a gordura para usarmos quando for necessário – o que queremos evitar.

Isso tudo porque o encéfalo – que faz o controle nervoso do nosso corpo – sempre precisa de muita energia. Ele não pode ficar sem glicose ao longo do processo”

Ou seja: se eu não quiser consumir carboidrato para não armazenar gordura, posso acabar comprometendo o desempenho do meu cérebro, deixando-o com déficit de energia. 

Se uma pessoa ficar horas sem comer, o seu corpo pode sentir a ausência de nutrientes e acabar aumentando o estresse. A pouca glicose que estiver no processo terá que dar conta das funções do encéfalo – por isso que falam que pensar gasta energia. 

E adivinhem só o que vai acontecer? A sua produtividade não será a mesma de uma pessoa que come direitinho, seu possível concorrente. Você pode até perder alguns quilos, mas seu rendimento não será o mesmo.

Não parece uma boa ideia, né?! Seria melhor se alimentar de maneira saudável e gastar a energia excedente com exercícios físicos, por exemplo. Eles podem até te ajudar a desestressar dos estudos e não influenciarão no abastecimento de energia do cérebro. 

Agora que você já entendeu tudo o que acontece no nosso corpo, vou te dar 4 motivos para não fazer dieta em fase pré-vestibular:

1. Pode diminuir a concentração


Nada pior do que estudar desatento, não é mesmo? Você fica lendo e relendo sem entender nada. Além de perder tempo, você corre o risco de nem guardar a informação. 

2. Pode alterar a capacidade de raciocínio lógico


Dizem que uma pessoa é inteligente quando ela consegue fazer o maior número de assimilações possíveis. Relacionar questões é uma das coisas que os vestibulares mais cobram ultimamente. 

Já pensou você deixar de desenvolver algum pensamento simplesmente por falta de energia? 

3. Pode causar mau humor

Você já viu uma pessoa chata que estava com fome? Algumas pessoas ficam insuportáveis quando isso acontece (eu sou uma delas). Então, não seja o chato de rolê só porque você está contando quantas gramas consome ao dia. 

 

4.Uma alimentação bem feita pode ajudar na memória

Alguns alimentos contribuem para o funcionamento e manutenção dos neurônios – aqueles ricos em vitaminas do complexo B, ômega-3, fisetina e colina. 

Quer exemplos do que comer para ativar a memória? 

  • maçã
  • kiwi
  • tomate
  • uva
  • pêssego 
  • ovos
  • peixes
     
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *