Como defender meus argumentos respeitando os Direitos Humanos?

3 dicas para você colocar em prática

Como defender meus argumentos respeitando os Direitos Humanos?

3 dicas para você colocar em prática

Se tem uma coisa que o estudante precisa saber para ir bem num vestibular é defender um ponto de vista e mostrar criticidade. Uma das formas mais claras de se fazer isso é formulando bem uma redação.

A maioria dos vestibulares pede que o candidato faça um texto dissertativo-argumentativo para expressar seu modo de ver o mundo e interpretar os acontecimentos.

E vamos falar a verdade? Nada melhor do que dar a sua própria opinião.
Só que tem um detalhe: no ENEM, por exemplo, a sua opinião só é válida se ela respeitar os Direitos Humanos.

Para quem já ouviu falar e não sabe ao certo, o documento dos Direitos Humanos reúne vários princípios básicos com o objetivo de defender a liberdade e dignidade de todas as pessoas, sem exceção. Ele foi aprovado em 1948 pela ONU e é contra qualquer tipo de discriminação e opressão.
– Ah, então eu não posso dar uma opinião contra o senso comum?
Claro que pode, mas para a sua redação não correr o risco de ser anulada, ela precisa respeitar os Direitos Humanos.

De acordo com o documento, todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade de direitos. Ou seja, ninguém pode ser mantido como escravo ou ser submetido a tortura e tratamentos cruéis. Ele defende que todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade, à segurança, entre outros.

Vamos te dar um exemplo para você ver como é possível ser contra ou a favor de algum tema, sem deixar de seguir os princípios fundamentais. Para ficar claro, escolhemos um assunto polêmico como as “Cotas Raciais”.

Argumento a favor

Sou a favor das cotas raciais porque elas democratizam o acesso à educação de estudantes negros e os ajudam a vencer as desigualdades sociais. 

Se você tiver essa opinião, você pode citar que não seria muito justo esperar um “merecimento” de quem não teve oportunidade de ter ensino de base com qualidade. Você pode trabalhar a cota mostrando que ela é uma medida afirmativa feita para garantir direitos de um grupo desprivilegiado socialmente.

Explique com o fator histórico. Depois do período de escravatura, muitos negros não tiveram meios de se estabelecer na sociedade, sendo marginalizados e conservados numa posição “inferior” – incapacitados também de frequentar colégios particulares.

Podemos ver que os Direitos Humanos foram respeitados, já que o Artigo 26° diz que “toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental”.

Argumento contra

Sou contra as cotas raciais porque elas são apenas uma maquiagem no problema de educação do país, principalmente na rede de ensino público, que acaba sendo justificado e alimentado pelo sistema de reserva de vagas.

Se você tiver essa opinião, você pode mostrar que isso não resolve, de fato, o problema na educação do país que é muito maior que isso. Pode propor medidas que seriam mais eficientes e resolveria com foco em toda a sociedade.

Podemos ver que os Direitos Humanos também foram respeitados, já que expressa princípios de cidadania e preocupação com o bem estar da sociedade em geral.

O que você não poderia falar, por exemplo, é “os negros não merecem cotas. Ficam com preguiça de estudar e depois querem roubar as vagas na hora do vestibular”. Nesse caso, sua redação poderia ser anulada porque você está discriminando um grupo de pessoas por sua etnia e está afirmando que todas as pessoas fazem isso.

– Ahhh, agora consegui visualizar. Dá para ter as duas posições, só que é uma questão delicada que deve ser muito bem pensada. 

Exatamente. Por isso nós separamos 3 dicas que podem te ajudar a defender seus argumentos respeitando os Direitos Humanos.

1. Separe seus argumentos e entenda o porquê você é contra ou a favor de determinado tema

Tente reunir todos eles, dos mais variados tópicos. Isso vai te dar uma ideia de como você interpreta os fatos e eventos.

2. Pegue a cartilha de Direitos Humanos e leia de cabo a rabo 

Assim que você fizer isso, vai notar que o que ela propõe pode ser muito diferente do que acontece no nosso dia a dia. Mesmo assim, não se esqueça: você deve se basear nela para argumentar, caso contrário sua redação pode ser zerada.

3. Cruze as informações e veja quais se adequam 

Isso vai te ajudar a ser uma pessoa mais crítica. Saiba o que defender na hora do vestibular e ganhe mais repertório para sustentar seus argumentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *