Como manter o foco nos estudos neste final de ano?

Conheça algumas dicas dos nossos alunos

Como manter o foco nos estudos neste final de ano?

Conheça algumas dicas dos nossos alunos

Foto: Reprodução/Divulgação
 

Com a segunda fase de vários vestibulares chegando, ainda há um breve período de estudo pela frente. Esse é um ótimo tempo para aproveitar e revisar as matérias descritas no edital de cada processo seletivo. 

Mas, sendo bem sincero, como manter o foco nessa reta final? Para descobrir isso, nada melhor do que conversar com quem já viveu essa experiência ou está passando por ela no momento. 

Renata Aguiar conseguiu a sua tão sonhada vaga no ano passado pelo ProUni. Hoje, ela cursa Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdades Integradas Hélio Alonso. 

“Foi bem difícil manter o foco com todo o cansaço, principalmente durante o final do ano”, comenta ela. Quando Renata se sentia desmotivada, ela conta que procurava vídeos de trote da faculdade e tentava imaginar a felicidade que seria passar no curso que ela tanto queria. 

“Isso servia como fonte de inspiração para deixar o cansaço de lado e focar no meu objetivo de novo”, revela a estudante que fez dois anos de cursinho

Já Rafael Picasso, estudante que ainda está no processo de vestibular tentando uma vaga para Medicina, enxerga esse momento de outra maneira. “Eu acho que essa fase é a de maior empolgação, porque quanto mais próximo do sonho, mais ânimo você ganha”, afirma.

Como ele estuda cerca de 14 horas por dia, é natural ficar cansado. Na opinião dele, o maior incentivo é você imaginar o seu nome lista de aprovação. 

“Quando eu estou bem descansado, eu aprofundo nas matérias que exigem mais raciocínio para melhorar a performance. O dia que não estou naquele pique, eu não deixo de estudar, mas escolho uma matéria com mais facilidade”, explica como conduz os seus estudos. 

Outra dica de Rafael é aproveitar as últimas horas de estudo por dia para revisar o conteúdo. Depois de muitas horas de foco, seu cérebro fica cansado e pede por uma atividade um pouco mais light. 

Em resumo, calma que no fundo tudo vale a pena. “A sensação de conseguir a vaga é libertadora. Hoje posso dizer que valeu a pena cada noite mal dormida”, finaliza Renata. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *