Como a ansiedade pode prejudicar os seus estudos?

5 motivos para você deixar de ser uma pessoa ansiosa

Como a ansiedade pode prejudicar os seus estudos?

5 motivos para você deixar de ser uma pessoa ansiosa 

A ansiedade tem mania de aparecer quando não é chamada, né? Pode ser no momento do estudo, antes de dormir, quando você tem uma prova importante e, até mesmo, no meio dos seus afazeres só para te pressionar. Você já se sentiu assim? 

Ela é definida pelo dicionário Michaelis como um sofrimento físico e psíquico que causa aflição, ânsia, nervosismo e medo. Pode ser considerada também um “estado emocional frente a um futuro incerto no qual o indivíduo se sente indefeso”, completa. 

De acordo com o psicólogo clínico, Bayard Galvão, a ansiedade apresentar sintomas similares aos dos exercícios físicos – só que sem os benefícios e prazer. Desta forma, você pode sentir o aumento de batimento cardíaco e aumento de contrações musculares, por exemplo. 

Vai por mim, não é legal! Você tem noção do quanto ela pode atrapalhar seus estudos? Confira 5 motivos para você deixar de ser uma pessoa ansiosa: 

1. Prejudica a memória


 

O estresse e a ansiedade estimulam o corpo a produzir uma substância chamada Quinase C (PKC) que prejudica a memória de curto prazo – onde as informações ficam armazenadas por um período. 

Esse processo evita que o conteúdo chegue até a memória a longo prazo e se consolide.  

2. Faz dar aquele branco

 
 

Se todo o seu estudo conseguir chegar a memória a longo prazo, ainda tem mais um fator de dificuldade: a ansiedade aumenta o nível de cortisol do corpo e pode provocar um bloqueio na mente, dando aquele famoso branco. 

3. Te deixa mais cansado ainda

Com os seus músculos enrijecidos, respiração curta e batimentos cardíacos acelerados, o cérebro recebe uma mensagem de perigo e permanece em estado de alerta. 

A ansiedade acaba nos consumindo e evitando que o foco fique inteiramente no nosso estudo. 

4. Pode causar a insônia

Sabia que a insônia nem sempre é falta de sono? Muitas vezes a ansiedade não nos permite “desligar” a mente e relaxar. Você começa a pensar e se preocupa com coisas que não pode resolver nesse momento. Aí dá nisso…

5. Contribui para a estafa mental

 

A ansiedade pode contribuir junto com o medo e a raiva para a estafa mental. Aí, quando você vai ver, você fica com um nível de desgaste mental que não é saudável. 

 

Ou seja: a ansiedade só vai te atrapalhar. Chega a ser estratégico você evitá-la. 
Então, assim que você perceber que está ficando ansioso, repire fundo para se acalmar e vá trabalhando, em paralelo, a sua autoconfiança. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *