Meus amigos estão de férias e não param de me chamar para sair. O que eu faço?

6 dicas para você sair dessa

Meus amigos estão de férias e não param de me chamar para sair. O que eu faço?

 

Época de férias é sempre assim: um avalanche de convites para sair e viajar. O problema é que, às vezes, é um pouco complicado lidar com essa situação e continuar com o foco nos estudos. Por isso, perguntamos para a prof. Larissa Calazans o que fazer nesse caso. 

“A minha dica é se organizar para conseguir cumprir a rotina de estudos. Depois disso? Vai se divertir também, senão o estudo não rende”, sugere a professora. De acordo com ela, é preciso dar risada e espairecer um pouco para depois voltar a se concentrar.

Então, você pegou o espírito da coisa né? Equilíbrio é tudo. Nada de exagerar nos estudos e nada de largar o cronograma, ok?
 

– Ah, mas meus amigos ficam me chamando toda hora. Eu saio uma, duas, cinco vezes e fico me sentindo mal em dizer não toda hora. O que eu faço?

Antes de irmos às dicas, é importante destacar que existem dois tipos de situações: quando realmente queremos sair ou quando não queremos e ficamos desconfortáveis com a situação. Independente dos casos, você terá que trabalhar a sua mente para resolver o “problema”

Evite distrações

 

Se você vai começar a estudar e já sabe que seu celular pode tocar, seria uma boa colocar no modo silencioso e guardar bem distante de você. 

Não precisa ser durante muito tempo. As pausas são momentos importantes do estudo e elas servem justamente para você não ter que se preocupar com fatores externos enquanto se concentra. 

Lei dos 5 minutos 

Se no momento da pausa você entrou naquele grupo de whatsapp e viu que toda a galera está te chamando para sair e você também quer dar uma relaxada, organize seu horário, foque para terminar a trilha de atividades do dia e encontre o pessoal. 

Agora, se você não está a fim de ir e não sabe como resolver esse impasse, é a hora de aplicar a lei dos 5 minutos: no momento em que te fizerem o convite, pare imediatamente de falar sobre isso e distraia-se durante 5 minutos com outra coisa completamente diferente. 

O tempo não é longo. Em 5 minutos você pode assistir a um vídeo no Youtube, contar uma novidade para alguém ou ir até a geladeira ver o que tem para comer. 

Parece bobeira, né? Mas durante esse tempo você evita que o seu cérebro tome alguma decisão por impulso – desde falar algo de que você se arrependerá ou de ficar remoendo uma sensação de dívida com alguém. 

 Após os 5 minutos você pensa de forma prática, o cérebro fica desarmado e você passa a agir de forma mais racional. 

Mantenha o foco no objetivo

Uma coisa que vai te ajudar muito, em todos os aspectos da sua vida, é pensar no seu objetivo final. É bom manter o foco nele e tomar suas decisões sempre pensando de que modo elas podem impactar na sua meta. 

Observação: quando damos essa dica é pensando de modo geral. Lembrem-se que só estudar também não é saudável. 

É importante deixar bem claro que não queremos que você saia ou não saia. Não estamos aqui para decidir. Nós queremos que você consiga refletir melhor sobre essas questões. Existe tempo para tudo e contextos diferentes. 

Por exemplo, para os alunos que estão na segunda fase do vestibular da Unicamp, a sugestão é dar todo o gás no estudo agora. Já para os estudantes que vão se preparar durante 2017, a dica é não se matar porque vocês poderão chegar no final do ano estafados. 

Viu só? Sair pode ser estratégico ou não sair pode ser necessário. Tudo depende. O importante é você assumir a dianteira da situação e decidir por vocês – mantendo o foco no objetivo. 

Aprenda a dizer não

Suponhamos que você não quer sair – você prefere estudar e relaxar vendo uma série. Seu amigo não para de te chamar e isso vai gerando um mal estar em você. 

Se isso acontecer, está na hora de você aprender a falar não e ser sincero. Ninguém é obrigado a fazer o que os outros esperam que você faça. Esse estresse é prejudicial ao seu estudo e não é justo com você. 

No começo é difícil, mas diga “não vou porque não quero”. Isso evita que as pessoas arrumem soluções para as suas desculpas e você se sente muito mais em paz. 

Treine a sua concentração 

Não adianta nada falar que não vai sair e ficar pensando só nisso. Nesse caso, até vale mais a pena você ir para aproveitar o programa. Agora, se você decidiu ficar, é importante se concentrar nos estudos. 

Como se isso fosse fácil, né? Claro que você não vai conseguir fazer isso de uma hora para a outra. A concentração nada mais é que você ficar totalmente atento a uma única e exclusiva atividade. 

Para isso, você precisa ter consciência de que, nesse momento, estudar é a coisa mais importante a se fazer. Sabe o que vai te ajudar de novo? Você pensar no seu objetivo final. 

Por exemplo, se você quer passar em Medicina, é preciso estudar bastante. Então, se concentre para melhorar a qualidade de seu estudo. Faça um teste: pense “quero passar em Medicina” a cada vez que você perder o foco e veja se é mais fácil de recuperar. 
 

Faça de tudo para se sentir motivado

 

Você pode fazer tudo o que já falamos, mas vai faltar uma coisinha. Sabe qual? A motivação. Pessoas que estudam com muita força de vontade acabam se desempenhando melhor.

A nossa última dica é: encontre motivação na hora de se dedicar. Pense sempre como aquilo pode te ajudar e tente focar no lado positivo do negócio. 

Se rolar um convite indesejado e você estiver motivado, nada tirará a paz do seu estudo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *