4 músicas para treinar o seu inglês

Professor Marcelo dá dicas de como estudar com músicas

4 músicas para treinar o seu inglês

Professor Marcelo dá dicas de como estudar com músicas

 

Se por um lado aprender uma nova língua é algo trabalhoso, por outro existem muitos materiais que podem te ajudar nesse processo. Filmes, seriados e músicas são alguns deles, por exemplo.

Hoje, o prof. Marcelo vai explicar como as músicas podem ser nossas aliadas nesse momento de aprendizado e vai nos alertar sobre alguns cuidados que devemos ter.

Estudar através de músicas pode ser bom por dois fatores: é algo extremamente acessível – podemos ouvir música no carro, na academia, no celular e muito mais – e porque quase nunca percebemos que estamos de fato estudando. Mas, atenção: existem alguns cuidados que devemos tomar.

“É um perigo utilizar a gramática empregada em músicas como referência. E muita gente se engana ao achar que apenas no rap há erros gramaticais. Cantores de diversos estilos e ritmos usam de erros gramaticais por uma questão de ritmo, musicalidade ou rima”, conta o prof. Marcelo.

Segundo ele, é possível encontrar erros em “Rich Girl” (Gwen Stefany), “Satisfaction” (Rolling Stones), “The winner takes it all” (Abba), “Cocaine” (Eric Clapton) e outros mais.


Por outro lado, ela pode te ajudar com várias vantagens. Em termos gramaticais, uma das melhores coisas que podemos aprender e fixar com as músicas são as preposições. Geralmente há o emprego correto depois de verbos e adjetivos.

É bem fácil buscar em sua memória essa combinação e quem nos diz isso é o professor Marcelo, “Confesso que muitas das preposições que sei usar vieram de músicas que aprendi”, comenta.

Outro ponto forte é que as músicas podem sim servir como fonte para aprendizado de vocabulário. Afinal, é um texto que aprendemos naturalmente e passa a incorporar ao nosso repertório.

Utilize músicas de estilos diferentes, cantores diferentes, contando histórias diversas, e amplie muito o seu vocabulário! Estude as letras, os significados – entenda o que está cantando – e saia por aí com sua playlist.

Ficou convencido? Então confira 4 músicas para treinar o seu inglês: 

1. “How deep is the ocean?” (Eric Clapton)

Com esta música você aprende o uso de “how” + adjetivo em perguntas, assim como a construção da forma interrogativa com diferentes verbos (modal verbs, to be e verbos comuns). Ainda há o uso correto de uma oração condicional. 

2. “Still haven’t found what I’m looking for” (U2)

Esta canção do U2 é uma das melhores para o aprendizado do temido “present perfect”, bicho papão de muitos estudantes brasileiros. Interessante ver a aplicação do tempo verbal na música. Outra música muito boa para isso é “Where have you been?” (Rihanna) 

3. “I will survive” (Gloria Gaynor)

Esta é aquela música mais velha que a maioria dos leitores aqui, mas que todo mundo conhece e acaba dançando junto. E é excelente para o aprendizado de verbos no passado. O mesmo ocorre com “Because you loved me” (Celine Dion).

4. “Every breath you take” (The Police)

Esta música é talvez a melhor para que se possa entender o uso do “simple present”, além de ser bem fácil de cantar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *