Aluno do Stoodi de apenas 17 anos é aprovado em Medicina na UFVJM

Aldir Cleber passou em três faculdades e escolheu cursar na Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Aluno do Stoodi de apenas 17 anos é aprovado em Medicina na UFVJM

Aldir Cleber passou em três faculdades e escolheu cursar na Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Aldir Cleber, mineiro de apenas 17 anos, vai começar 2017 de um modo diferente: experimentando o jaleco. Ele foi aprovado em Medicina em três universidades e escolheu cursar na UFVJM, localizada no estado de Minas Gerais – as outras duas foram a Funorte e FipMoc.

Mas não é só isso, tem mais um detalhe importante: a Federal disponibilizou somente uma vaga pelo Sisu. Isso significa que ele ficou ele ficou em 1º lugar na colocação. “Fiz 157 acertos no ENEM, mas tive uma nota bem abaixo do que esperava : 780 de média”, comenta o estudante.

Além de sua conquista servir de inspiração, o estudante foi um exemplo de superação. Ele conta que participou do ENEM pela primeira vez como treineiro, ainda no primeiro colegial. O resultado foi bem diferente, ele somou 508 pontos.

A partir de então, ele decidiu pegar mais firme na preparação para o vestibular. Nesse último ano, em 2016, os seus dias passaram a contar com 10 horas de estudos, somando o tempo de colégio e do Stoodi. “ Eu seguia o cronograma todos os dias e ainda conciliava a escola de período integral. Não era fácil, mas com jeitinho eu consegui levar os dois”, explica.

O recém-universitário confessa que a rotina era bem puxada, “Nos fins de semana eu estudava 10 horas por dia”. Aldir conta que sua maior dificuldade foi deixar de ficar com as pessoas que amava para ter mais tempo de estudo. “Eu sabia que precisava abdicar de muitas coisas”.

Existia algo maior que não o deixava desistir: sua vontade de ajudar o próximo e salvar vidas.
“Quero ser importante na vida das pessoas, poder fazer a diferença e receber um abraço de agradecimento dos familiares depois”, afirma.

O segredo para passar, segundo ele, é praticar muito. Aldir resolvia provas de edições passadas todas as semanas, simulando as mesmas condições do vestibular. Para mandar bem nos textos, ele chegou a fazer duas redações por semana. “Basta praticar e se dedicar cada vez mais”, recomenda aos outros estudantes.

Quando assistia às aulas, ele sempre anotava o que estava escrito no quadro e depois ia completando com as suas considerações. “As lousas dos professores são verdadeiras obras de arte”, opina.

Para manter o foco e a concentração, Aldir conta que ficava pensando na sua comemoração ao passar no vestibular. “Isso sempre me motivou a estudar mais e mais”, conta sorrindo.

O professor Igor ficou muito feliz com a notícia de sua aprovação. Segundo ele, ser aprovado é consequência de um esforço, mas que daqui pra frente ele vai precisar de muito mais foco e determinação.

“O Aldir era aquele aluno que fazia de tudo que precisava. Sempre que me mandava dúvidas nas monitorias, seguia minhas orientações e depois ainda me dava um feedback. Isso é muito legal para o crescimento do aluno”, lembra o prof. Douglas.

A dúvida é o combustível para aprender e Aldir logo percebeu isso. “Ele sempre se mostrou muito paciente e eficiente. Fiquei muito feliz pela aprovação”, comenta o professor de Física.


Imagine você entrar no site do Sisu, todo nervoso, e ver que deu tudo certo? “Foi uma emoção muito grande. Eu me senti a pessoa mais feliz do mundo ao saber que aquele esforço valeu a pena”, descreve.

É por isso que, segundo Aldir, é preciso ser persistente e não desistir. O primeiro passo é acreditar em você, depois disso é só esquematizar uma rotina de estudos e se entregar. “Quanto mais difícil for o objetivo, mais gratificante”, afirma o futuro médico.

Seus planos para este ano é conhecer todo o mundo universitário e aprender muito para se tornar um bom profissional. “Agora, tudo é novidade”, comenta animado.

Para todos os estudantes que estão lendo essa matéria, Aldir deixa um recado: antes de tudo, acredite em você. Depois disso, basta batalhar muito, dedicar-se bastante e se preparar o máximo possível.

“Eu gostaria de agradecer a todos os profissionais do Stoodi que foram muito importantes em todas as minhas vitórias. Os professores são excelentes, as aulas são ótimas, as monitorias muito boas e os exercícios são incríveis. Serei eternamente grato”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *