Estudante tira 980 na redação e é aprovado em Engenharia Civil na UESPI

Samuel Ferreira estudava quase 15 horas por dia, entre colégio e Stoodi

Estudante tira 980 na redação e é aprovado em Engenharia Civil na UESPI

Samuel Ferreira estudava quase 15 horas por dia, entre colégio e Stoodi

Samuel Ferreira de Carvalho, de 17 anos, é mais um de nossos alunos que conseguiu conquistar a sua vaga pelo Sisu. Com uma média de 708,78 na prova do ENEM, ele foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Estadual do Piauí.

“Uma das melhores experiências da minha vida foi ver a minha aprovação no curso dos meus sonhos, não tem coisa melhor. Depois de todo o seu esforço ao longo de vários meses cansativos você sente que tudo valeu a pena!”, afirma o futuro engenheiro.

Durante a semana, sua rotina era assim: ele conciliava o estudo do seu colégio integral, que ia das 7h às 16h, e do cursinho online, das 17h às 22h. Quando a matéria ficava atrasada e começava a acumular (o que era raro), Samuel acordava às 4h30 da manhã para colocar o plano de estudos em dia.

Você acha que acaba por aí? Mas não. Nos finais de semana, ele aproveitava para fazer seus simulados. Não era simplesmente imprimir as provas das edições anteriores e começar a resolver. Ele simulava as mesmas condições do exame – sem acesso à material nenhum – e durante o mesmo horário do processo seletivo.

“Eu tinha uma enorme expectativa quanto ao meu desempenho no ENEM, porém, acho que a ansiedade e o nervosismo acabaram me atrapalhando na hora da prova”, revela o estudante.  Com o psicológico um pouco abalado, Samuel acertou 92 questões e garantiu uma média de 708,78.

O aluno acha que o que o ajudou bastante foi a sua nota de redação de 980 pontos. “Eu fiquei muito impressionado com a minha nota”, conta ele. Uma de suas primeiras redações no Stoodi foi justamente sobre Intolerância Religiosa e ele havia tirado apenas 560. Depois de alguns toques dos corretores, ele se aperfeiçoou e já sabia como evitar os erros.

“Minha dica para mandar bem no ENEM é, além de estudar o conteúdo que mais cai na prova, fazer bastante simulados e muitas redações, pois você já se adapta a prova que irá fazer”, sugere ele.

Fora a parte do conteúdo, é preciso estar bem emocionalmente. “Manter sempre o foco também é imprescindível para o sucesso, às vezes é difícil com tantas distrações (celular, redes sociais e etc.”, afirma

Samuel procurava pensar sempre naquilo que vinha se dedicando tanto: no seu sonho de passar em Engenharia Civil numa faculdade pública. “Quando o desânimo batia, eu começava a ver vários documentários sobre meu curso e logo o ânimo voltava à tona” confessa.

Hoje, ele está muito ansioso para começar a sua jornada no curso. Como Samuel mora no interior de Piauí, ele precisará se mudar para a capital do estado, em Teresina.

“Sei que vai ser difícil deixar a família e os amigos, mas espero fazer muitos amigos e aproveitar cada momento desse novo universo que irei conhecer e me aprofundar”, revela animado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *