Estudante de escola pública passa em Engenharia Elétrica na UFSCar

Vinicius Alves tira 900 na redação e garante 703 pontos de média no ENEM

Estudante de escola pública passa em Engenharia Elétrica na UFSCar

Vinicius Alves tira 900 na redação e garante 703 pontos de média no ENEM

 

Vinicius Alves Fernandes sempre estudou em escola pública. Quando chegou no terceiro ano do ensino médio, ele resolveu fazer Stoodi para completar os seus estudos e se preparar para o vestibular. O resultado de todo o seu esforço foi conquistar a sua vaga de Engenharia Elétrica numa das melhores universidades do país, a UFSCar.

“Sempre estudei em escolas públicas que com toda certeza me ajudaram muito tanto na vida pessoal como acadêmica. Comecei a estudar para os vestibulares em março no Stoodi, com isso acredito que foram 9 meses de estudo”, conta o recém-universitário.

De acordo com Vinicius, a maior dificuldade durante a sua trajetória foi administrar o cansaço de uma rotina de estudos tão puxada. O aluno conta que fazia o colégio pela parte da manhã – com mais ou menos 6 horas de estudos – e, quando chegava em casa, aproveitava a tarde para estudar mais durante 5 horas. “Eu tirava a noite para relaxar ou fazer uma atividade física”, comenta.

Para estudar com foco durante esse tempo, Vinícius gostava de determinar metas semanais para o seu estudo – ele conta que isso foi muito importante para o avanço do conteúdo. Outro ponto muito importante que o estudante não deixava passar era tentar compreender os seus limites físicos durante a sua rotina.


Quando Vinicius ficou sabendo de sua aprovação, ele ficou surpreso. “Para falar a verdade foi uma sensação estranha. Eu nunca havia pensado como seria se eu fosse aprovado, e quando eu vi o resultado fiquei extremamente contente” revela animado.

Ele explica que se sentia preparado para o ENEM, mas dois dias antes da prova começaram a surgir algumas dúvidas relacionadas ao seu desempenho. Isso faz parte de todo o nervosismo.

O estudante acertou 108 questões no ENEM e alcançou a nota de 900 na Redação. Isso o garantiu uma média de 703 pontos e ele passou na UFSCar, sendo selecionado na primeira opção de curso e na chamada regular do Sisu.

“Acredito que por mais concorrido que seja, com vontade e foco, todos podem alcançar sua vaga na faculdade ou concurso” afirma o futuro engenheiro. Para ele, o segredo para manter bem em processos seletivos é você tentar absorver e entender o conteúdo, resolvendo muito exercícios.

O recado que Vinicius manda para outros estudantes é importante: não esqueça da vida pessoal. Um vestibulando precisa estar saudável tanto física como mentalmente.

“A dica que eu posso dar é que além de ter um grande foco nos estudos, a vida pessoal não deve ser esquecida. Sair com amigos e praticar atividades físicas durante esse período é tão fundamental quanto os estudos”, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *