Estudante faz cursinho durante o colegial e conquista vaga em Engenharia Civil pelo Sisu

Henrique Alves Santos, de apenas 18 anos, é o mais novo aluno do CEFET-MG

Estudante faz cursinho durante o colegial e conquista vaga em Engenharia Civil pelo Sisu

Henrique Alves Santos, de apenas 18 anos, é o mais novo aluno do CEFET-MG

Fazer o terceiro colegial junto com um cursinho não é uma tarefa fácil, mas Henrique Alves Santos conseguiu superar esse desafio. O aluno de apenas 18 anos foi aprovado em Engenharia Civil no CEFET-MG por meio do Sisu.

“Conciliar os estudos específicos para o terceiro ano com os conteúdos do ENEM foi uma dificuldade para mim. Grande parte pelo cansaço e pelo tempo de estudo” explica o estudante.

Henrique tinha uma carga horária de mais ou menos 7 horas de estudo por dia. Ele optou por um cursinho online porque precisava da flexibilidade de horário para otimizar os seus estudos. Com um ano bem intenso e focado, ele conseguiu atingir uma pontuação de 717,23 no ENEM, acertando 122 questões do exame.

Se ele imaginava que conseguiria conquistar seu objetivo logo agora? Na verdade, não. “Por muitas vezes pensei que teria que me dedicar mais um ano estudando especificamente para o ENEM. Foi uma ótima surpresa”, revela o aluno.


O segredo para mandar bem no ENEM, segundo ele, é estudar muito e resolver as provas antigas do ENEM. Dessa forma, você entra em contato com o jeitão do exame e entende o formato, a linguagem e as características do processo seletivo.

Com uma rotina cansativa e pesada, manter o foco não é tão simples quanto parece. Henrique diz que para conseguir permanecer determinado, ele sempre imaginava que seria aprovado em uma universidade pública. “Assim, eu me motivava e continuava focado”, comenta.

Se você também está no terceiro ano do ensino médio e tem receio de não saber conduzir os seus estudos, o futuro engenheiro recomenda que você tenha tempo para aulas teóricas, resolução de exercício e descanso/lazer.

É muito importante que você se organize de modo que as três atividades sejam prioridades em seu cronograma. “Se você focar apenas na parte teórica, pode se tornar um desafio na hora de aplicá-la. Se apenas fizer questões, é necessário ter um conteúdo mais aprofundado ou você terá dificuldade”, explica Henrique.

Além de tudo isso, estudar demais também pode ser prejudicial. “Por isso, manter o lazer e o descanso é primordial para a aprovação, visto que eles evitam uma sobrecarga”, conclui o recém-universitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *