Estudante conquista vaga em Engenharia Mecânica na UFES

Em 2016, Henrique Nascimento dividia seu tempo para fazer o ensino médio, colégio técnico e cursinho online

Estudante conquista vaga em Engenharia Mecânica na UFES

Em 2016, Henrique Nascimento dividia seu tempo para fazer o ensino médio, técnico e cursinho online

 

Pensem numa rotina corrida – assim era o dia a dia de Henrique Nascimento. O estudante de apenas 17 anos acordava cedo, começava suas aulas no IFES às 7h da manhã, fazia o ensino médio com técnico em mecânica e estudava pelo Stoodi durante os períodos da tarde e da noite, todos os dias.

O resultado de toda essa dedicação foi passar no curso que tanto queria e na faculdade federal de seu estado – ele estudará Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo.

“Mesmo tendo uma bolsa integral de cursinho presencial da minha cidade (Vila Velha), eu preferi assistir às aulas do Stoodi, pois eu podia estudar no meu próprio ritmo e de acordo com minhas carências” explica Henrique.

Ele conta que foi muito difícil seguir o plano de estudos sem atrasar, mas que no final ele conseguiu. Como aproveitava para fazer simulados em sua cidade, Henrique começou a se animar com os resultados parciais que surgiam.

“Dos 5 simulados que fiz lá, fiquei em 1º colocado de Engenharia Mecânica 4 vezes! Todos esses 4, com margem de mais de 10 acertos em comparação ao 2º colocado do curso” descreve animado.

Na hora que o estudante escolheu sua carreira no Sisu, ele se deparou com uma média de 800,04 pontos. A Redação foi a sua nota mais alta, somando 880 pontos.

“Eu tinha feito a redação de Intolerância Religiosa no Stoodi e tinha tirado 560 – tenho o rascunho até hoje. No dia do Enem, lembrei de tudo que escrevi e dos comentários do corretor”, comenta o estudante.

Uma dica que pode servir para outros alunos é fazer como Henrique: aproveitar as duas semanas antes do ENEM para reler as redações e os comentários do corretor de cada tema desenvolvido.

Quando perguntamos para ele se havia mais alguma dica ou macete que poderia ser compartilhado com nossos estudantes, ele respondeu:

A preparação para o Enem não é uma prova de velocidade, mas sim de resistência. Então, não se mate de estudar no primeiro semestre sem se planejar, porque o ano é longo. Vale muito mais a pena manter um ritmo legal durante o ano e intensificar nos últimos 2 meses.

Não acho necessário abrir mão de tudo, inclusive do lazer – acho que deve ter equilíbrio. Porém, no último mês é preciso se isolar mesmo e focar nas revisões para preparar o psicológico.

Uma dica que eu mesmo não fiz no ano passado e poderia ter me acrescentado mais umas 10 questões de acerto: faça o máximo de provas anteriores do Enem que puder, porque é o que faz a diferença. 

Para ir bem no Enem não é preciso só saber o conteúdo, mas também conhecer o formato da prova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *