Entenda o que foi a Semana de arte moderna de 1922 em São Paulo, suas características, os artistas presentes e suas consequências para a cultura brasileira.

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, no Teatro Municipal.

Cada dia da semana era tratado um aspecto da cultura, como pinturas, música, poesia, escultura e literatura, evento que marcou o início do modernismo no Brasil, tornando-se uma referência cultural do século XX além de representar uma ruptura nos nossos padrões culturais e a busca por uma linguagem nacional. 

Confira 11 perguntas sobre a Semana de Arte Moderna de 1922:

1. O que foi a Semana de Arte de 22?

​​​​A Semana de arte moderna de 1922,  foi um evento cultural que reuniu diversos artistas brasileiros e que marcou o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.

Nesta época a elite paulista era significativamente influenciada por padrões estéticos europeus. Com isso, o objetivo da Semana de 22 era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade de São Paulo.

2. O que ela representa?

Representa a busca de uma representação cultural genuinamente brasileira.

Naquela época, a cultura brasileira era fortemente influenciada pelo o que a gente chama de anglicismos (influência da Inglaterra) e o francesismos (influência da França) – que já havia acabado porque se tratava de um momento pós-Primeira Guerra Mundial.

3. Onde aconteceu?

A semana de 22 aconteceu Theatro Municipal de São Paulo com intuito justamente de mostrar essa cultura brasileira, nacional, buscando a raiz dessa cultura das mais variadas formas de expressões: pintura, escultura, literatura, poesia e música.

O Theatro Municipal não é escolhido à toa. Ele era o centro do encontro da burguesia do café, dessa cultura europeia. Tanto que ela causa escândalo. É algo que para cultura da época era realmente uma ruptura e uma nova forma de expressão cultural.

4. Ela foi muito importante para a época? Podemos dizer que foi um sucesso?

O evento foi um divisor de águas na arte e na cultura brasileira.  Não ocorreram grandes marcos na semana em si, mas em seus desdobramentos posteriores na cultura nacional.  Por isso, que ela acaba se tornando uma referência na cultura brasileira a partir, justamente, de 1922.

A Semana de Arte Moderna foi fortemente criticada, sobretudo pelos críticos de artes – um dos grandes críticos da Semana de 22 e do Modernismo foi o Monteiro Lobato. 

5. Seria uma forma de cultura popular?

Não é uma cultura popular. Não tem nada a ver com popular e erudito. Na verdade, o objetivo da Semana de Arte Moderna era romper com o modelo clássico – com o modelo muito forte do realismo, do parnasianismo que buscava a métrica perfeita.

6. Quais foram as influências para a Semana de Arte Moderna?

Um bom exemplo de influência é o próprio Pablo Picasso que vai influenciar o povo da Semana de Arte de 22.

Podemos dizer que as vanguardas europeias de um modo geral, com o futurismo, o dadaísmo, o expressionismo e o cubismo, por exemplo.

7. A Semana de 22 indica o início do modernismo no Brasil?

A Semana de Arte Moderna é considerada como o marco do início do Modernismo, mas não podemos esquecer também de uma obra muito importante chamada “Paulicéia Desvairada”, de Mário de Andrade, que simboliza esse começo – também publicada em 1922.

8. Principais artistas da Semana de 22

Os principais artistas que que participaram da Semana de 22 foram

Na literatura:

  • Mário de Andrade
  • Oswald de Andrade
  • Manuel Bandeira
  • Jorge Amado
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Graciliano Ramos
  • Guimarães Rosa
  • Clarice Lispector
  • Vinícius de Moraes
  • Cecília Meireles
  • João Cabral de Melo Neto

Artes plásticas:

  • Anita Malfatti
  • Tarsila do Amaral
  • Di Cavalcanti
  • Vicente do Rego Monteiro

Música:

  • Heitor Villa-Lobos
  • Guiomar Novaes
  • Frutuoso Viana

9. Uma curiosidade sobre a Semana de Arte Moderna?

Uma curiosidade, por exemplo, foram as vaias tremendas feitas quando Ronald de Carvalho foi recitar a poesia de Manuel Bandeira chamada “Os Sapos”. O texto fala, de forma irônica, sobre as regras do parnasianismo.

O pessoal foi ficando cada vez mais incomodado com esse tipo de arte e, em vez de aplaudirem, as vaias começaram a ficar cada vez mais altas.

10. Qual era o contexto histórico?

A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto  de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da  República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do Café com Leite.

Neste momento a política do Café com Leite estava vivendo uma crise, devido a outras oligarquias questionarem o sistema político.

11. Quais foram as consequências da Semana de 22?

Os desdobramentos de tudo isso você vai encontrar até hoje na cultura. O Tropicalismo, por exemplo, deriva das influências da Semana de Arte Moderna. A Bossa Nova também é muito ligada ao modernismo.

O Modernismo no Brasil é um dos tópicos de Artes que mais cai na prova de Linguagens do Enem – sem contar a forte presença nos vestibulares tradicionais. Por isso, nossa dica é você resolver muitos exercícios.

Quando você for estudar sobre o tema, a dica do professor Eduardo é revisar as três fases do Modernismo:
•  1ª Geração (1922-1930): pautada pelo radicalismo e escândalos
•  2ª Geração (1930-1945): com ênfase na literatura
•  3ª Geração (1945-1975): que traz a oposição ao radicalismo

Além disso, resolva muito exercício sobre Modernismo para mapear todas as suas dificuldades e aprender na prática.

Confira questões que já caíram nos vestibulares e faça exercícios sobre Modernismo:

Nós separamos 10 perguntas com resolução em vídeo sobre o tema que fizeram parte dos processos seletivos tradicionais. Veja a lista:

Para completar seus estudos, veja 3 questões sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, com resposta, que marcaram presença nas provas anteriores do ENEM:

1.(ENEM 2010) Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros modernistas

a) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
b) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
c) representavam a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
d) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
e) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados.

Alternativa correta: A
2. (ENEM 2010) O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a

A) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
B) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
C) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
D) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
E) forma apresenta contornos e detalhes humanos.

Alternativa correta: B

3. (ENEM 2012) O trovador

Sentimentos em mim do asperamente
dos homens das primeiras eras…
As primaveras do sarcasmo
intermitentemente no meu coração arlequinal…
Intermitentemente…
Outras vezes é um doente, um frio
na minha alma doente como um longo som redondo…
Cantabona! Cantabona!
Dlorom…
Sou um tupi tangendo um alaúde!

ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade.
Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.

Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é

a) abordado subliminarmente, por meio de expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
b) verificado já no título, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas.
c) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6), “alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
d) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
e) exaltado pelo eu lírico, que evoca os “sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas.

Alternativa correta: D

 

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Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!