10 dicas para aumentar sua concentração

Veja como evitar distrações

10 dicas para aumentar sua concentração

Veja como evitar distrações.

Você é do tipo de estudante que tem dificuldade para se concentrar? Isso é muito comum na vida dos vestibulandos. Além de contar com uma rotina muito pesada em relação ao conteúdo, é preciso fugir das distrações – que não são poucas.

Diferente do que muita gente imagina, a concentração não é somente a capacidade de desenvolver determinada atividade. Ela consiste, também, na habilidade de dizer não para todos os estímulos externos que podem te tirar o foco.

Quando um estudante está concentrado, ele consegue deixar seu estudo mais produtivo. Isso reflete tanto na parte de quantidade de conteúdo quanto na profundidade da matéria.

Quer descobrir como se concentrar no estudos? Então, confira 10 dicas que podem otimizar os seus estudos. Acompanhe!

1. Descubra o que distrai sua atenção

A primeira dica para melhorar sua concentração é descobrir o que te distrai. Nesse início, você terá que se observar muito para identificar quando você começa a perder a atenção, em que tipo de situação isso acontece e o que costuma te interessar.

Por exemplo, tem pessoas que se distraem quando estão começando a ficar com fome. Ou então, pode acontecer de você se concentrar uma hora e meia seguida e depois perder a concentração.

Quando você se distrai, o que você faz? Entra no WhatsApp ou começa a pensar na sua vida no meio do exercício? Encontrar essas respostas é fundamental para saber como mudar de comportamento.

2. Fuja desses estímulos

Agora que você descobriu tudo o que te distraí e que tira sua concentração nos estudos, a solução é dizer não para essas coisas e deixá-las afastadas de você enquanto você estuda. Por exemplo, deixar o celular em outro cômodo, não ficar online nas redes sociais pelo computador e por aí vai.

Você, melhor do que ninguém, sabe quais são seus pontos fracos. Então, evite de todas as formas que você seja tentado por eles.

3. Organize suas tarefas do dia

Uma dica que costuma fazer muita diferença no dia a dia do estudante é organizar as tarefas antes de começar os estudos. Veja tudo o que você pretende fazer e priorize cada uma das atividades.

Isso pode ser feito de diversas formas. Você pode separar um determinado tempo para cada atividade ou pode apenas priorizar os afazeres e começar o próximo só quando você terminar o primeiro.

Ao fim do dia você vai ter uma lista de atividades prontas e isso dá uma ótima sensação de que estamos caminhando para a frente.

4. Dê pausas para não sobrecarregar

A atividade cerebral tem um certo tempo de concentração – isso varia de pessoa para pessoa. Geralmente, um estudante consegue ficar focado em uma atividade durante aproximadamente uma hora.

Veja qual o tempo de resposta do seu corpo e faça pausas quando estiver cansado. Esses 5 ou 10 minutos evitarão que você fique sobrecarregado e melhorará a qualidade do seu estudo. 

pausas e descansos

5. Escolha seu período mais produtivo para estudar

Existem pessoa que funcionam melhor pela parte da manhã, já outras rendem mais durante a noite. Você é mais matutino ou noturno?

Descubra qual é o seu período mais produtivo e aproveite para focar nos estudos nesse período.

6. Faça uma coisa de cada vez

Não interrompa o que você estava fazendo para começar um nova atividade ou, então, para resolver algum problema. Não tente dar conta de várias atividades ao mesmo tempo, porque você pode acabar se desempenhando mal em todos os afazeres.

Se agora é hora de focar em Química, não pare tudo para ver quantos minutos tem a aula de Gramática. Controle essa ansiedade para reter todo o conteúdo de Química e depois você dá o andamento nas outras disciplinas, ok?

7. Durma bem e tenha momentos de descanso

A mente tranquila é fundamental para a sua concentração. Sempre que estamos descansados, a nossa mente flui e mantém a atenção em algo com mais facilidade.

Durma, pelo menos, 8 horas por dia e tenha períodos de descansos –  eles são diferentes das pausas. Quando você faz uma pausa, você sabe que logo menos vai voltar aos estudos. Já o momento de descanso deve ser livre dessa preocupação e responsabilidade.

Pense em assistir algo que gosta ou ler um livro bem legal. Faça atividades que te deixarão feliz e realizado – quando a nossa mente está leve, ela responde melhor às nossas obrigações.

8. Cuide da sua saúde – isso pode ajudar

Cuidar da sua saúde física e mental pode te ajudar muito mesmo. Um dos problemas que os estudantes enfrentam é a pressão do estresse. Você sente isso também? Você pode controlá-la com atividades físicas da sua preferência.

Outra coisa que reflete muito no nosso estado é a alimentação. Alguns alimentos dão mais energia que outros, por exemplo, e isso pode te ajudar a pensar mais rápido.

Quando você conta com mais facilidade para desenvolver um raciocínio, você pode contar com mais facilidade para concentrar sua atenção.

9. Esteja preparado para futuras distrações

Se você já se blindou contra as redes sociais no momento do estudo, se já trouxe um lanchinho para o quarto e fez de tudo para minimizar os estímulos externos, saiba que esse é o caminho. Porém, seria mentira falar que tudo está resolvido.

Existem situações que fogem da normalidade e você precisa estar preparado para encará-las. Vamos supor que a sua mãe realmente precise falar com você, nesse caso você vai ter que parar os estudos para respondê-la.

Por isso, aprenda a lidar melhor com as distrações e fique cada vez mais forte para voltar ao foco.

10. Não estude na cama

Nossa última dica é bem simples, mas pode ajudar também: não estude na cama, opte por estudar numa mesa. 

A mente humana faz várias associações e umas delas é que a cama é um lugar de descanso. Mesmo se estivermos sentados, nosso cérebro ficará confuso e não saberá ao certo se aquele momento é de foco total ou de relaxamento.

Sabe o que isso gera? Falta de atenção. Desta forma, o foco fica comprometido.

E aí, curtiu nossas dicas? Temos certeza que elas vão ajudar você a ficar bem mais focado nos estudos! Se você deseja ter ainda mais organização, não deixe de conhecer o que o Plano de Estudos do Stoodi pode te oferecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *