10 dicas para quem precisa acordar cedo

“Como faço para ajustar meu horário de sono e estudar pela manhã?”

10 dicas para quem precisa acordar cedo

“Como faço para ajustar meu horário de sono e estudar pela manhã?” 

Foto: reprodução
 

Acabaram as férias, o carnaval passou e até que enfim começou o ano sem nenhum empecilho. Sabe qual é a dificuldade do momento? Acordar cedo. 

Durante alguns meses, nós acostumamos o nosso reloginho biológico a funcionar de uma maneira e agora precisamos dele a todo vapor, disciplinado e disposto. O resultado disso é a necessidade de reunir esforços para colocá-lo em ordem novamente. 

Existem alguns pontos-chaves para isso: planejamento, organização e administrar melhor o tempo. Falando assim, parece que vai ser muito difícil, né? Mas fique tranquilo que, à medida em que você vai se acostumando, esse processo torna-se automático e natural. 

Se você quer acordar mais cedo para estudar e ficar ainda mais focado, confira as nossas 10 dicas. Elas são simples, mas acredite, podem fazer toda a diferença: 

1. Planeje as atividades do seu dia na noite anterior

A primeira dica para você acordar cedo e estudar é parar um minutinho na noite anterior e se planejar para o dia que virá. Pense nas tarefas que vai realizar e separe tempo suficiente para conseguir completá-las com tranquilidade – esse é o momento de contar, inclusive, com os imprevistos. 

Se você já sabe o que vai fazer e que horas vai fazer, fica mais fácil seguir apenas para a ação. Vamos dizer que você mandou uma mensagem para o seu cérebro “preciso acordar às 7 horas por tais motivos”, ele vai entender o que está por trás daquele planejamento e acaba convencido que precisa acordar às 7h para que tudo dê certo. 

Não é apenas um capricho, entende? Existe um porquê atrás disso tudo. 
 

2. Entenda seu corpo e leve isso em consideração no seu planejamento

Se o seu cérebro precisa te entender, você também precisa entender o seu corpo. O ideal é que você não caia na tentação da soneca e fique postergando o seu despertar. Porém, se você sabe que isso é inevitável, lide com a realidade de planeje-se já com os cinco minutinhos a mais, ok? 
Acordar com a sensação que está tudo certo dá uma paz inexplicável e ajuda muito no desenvolvimento e rendimento do aluno. Então, não comece o dia atropelado e desesperado, pois isso trará prejuízo aos seus estudos. 
 

3. Fuja das correrias

Sim, nós já falamos um pouquinho disso na dica anterior, mas é preciso destacar essa informação. Uma pessoa desesperada não tem o mesmo discernimento e capacidade de raciocínio lógico que uma pessoa em paz. 

Isso não tem nada a ver se ela é inteligente ou não. Quando estamos afetados emocionalmente, nós ficamos “cegos” para algumas coisas, desatentos e acabamos não pensando tão estrategicamente. 

Portanto, faça tudo com calma. 
 

4. Durma a quantidade de horas necessárias

“De novo você vai me falar isso?”, sim!

Durma bem todas as noites. A maioria das pessoas ficam descansadas após dormir por 8 horas seguidas. Existem alguns alunos que conseguem dormir apenas 6 horas. 

De qualquer forma, não estamos aqui para te dizer o quanto você deve dormir, mas seja honesto com você mesmo, ok? Se você demora mais tempo para descansar por completo, respeite seu corpo. Faça isso porque seu rendimento será muito (mas muito) melhor. 
 

5. Se possível, no escuro total 

O escuro e o silêncio são alguns fatores que melhoram muita a qualidade do seu sono. Você já reparou que tem dias que descansa mais e dias que não descansa tanto dormindo a mesma quantidade de horas? Isso acontece porque a profundidade do sono e o relaxamento não são os mesmos. 

Procure identificar qual é a melhor forma para você. A nossa dica é optar por ambientes escuros com pouco barulho. 
 

6. Cuidado com televisão e celular na hora de dormir

Tudo o que emite luz e vai diretamente para o seu rosto, pode te acordar, sabia?! Por isso que temos tanta dificuldade de dormir e ficamos mais tempo do que gostaríamos no WhatsApp, por exemplo. 

Nossa sugestão é você deitar e procurar uma atividade que não emita luz no seu rosto – como ler um livro, por exemplo. 
 

7. Evite bebidas estimulantes durante a noite

Energéticos, cafés, Coca-cola e tudo aquilo que te faz acordar não é recomendado ao estudante. Você não quer ficar com insônia, não é mesmo? Tenha cuidado com a alimentação e tranquilize a sua mente na hora que for descansar. 

8. Tome um café da manhã reforçado para dar energia 

Muito precisa ser feito na hora de dormir para ajustar o horário de sono, mas existem algumas atitudes que devem ser tomadas depois de acordar para funcionar melhor pela manhã. 

Coma muito bem no café da manhã. Não tome apenas um leite ou um café preto que o seu cérebro não entenderá que você está repondo as energias, pronto para estudar muito.

Mastigue bastante, coma com calma e reforce no café da manhã para contar com bastante concentração na hora dos estudos. 

9. Ao acordar, separe um tempo para você

Se você já tomou seu café da manhã e já está praticamente pronto para começar a sua jornada, se dê uns 15 minutos para respirar tranquilo, consultar as redes sociais e ler as notícias do dia. 

Isso evita que você fique com aquela ansiedade e sensação de não saber o que está acontecendo. O resultado disso? Um estudo muito mais otimizado e recompensador. 

10. Gaste sua energia com atividades que você gosta

 

A vida de um vestibulando já é estressante e acordar cedo pode deixar ela um pouquinho mais chata. Para não ser levado na onda da negatividade, não esqueça dos seus momentos de lazer e descontração. 

Se você tem horário para acordar, seja justo com você mesmo e tenha horário para desestressar. Que tal uma atividade física que gaste muita energia e pode te fazer dormir melhor? 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *