20 filmes para quem adora Química

Um dos filmes citados já foi tema de questão da Unesp

20 filmes para quem adora Química

Um dos filmes citados já foi tema de questão da Unesp 

Pensou que só dava para estudar História através dos filmes? Nada disso. Tudo bem que os tópicos de Química costumam aparecer de forma um pouco diferente, mas dá sim para encontrar alguns conceitos nas telonas de cinema.

“A Química não é muito bem vista pelos diretores. Geralmente, ela aparece como um problema e não como uma solução”, explica o prof. Igor. É por isso que vemos tantos filmes sobre catástrofes ambientais ou bombas nucleares.

Apesar desse tom um pouco negativo, é interessante conhecer as narrativas. “Eu sempre recomendo o filme ‘Erin Brockovich’ porque ele já foi tema de uma questão da Unesp”, revela o professor.

Os filmes são ótimos materiais de apoio, porém é preciso assistir com um olhar muito crítico. Como a gente não consegue “visualizar” os processos químicos, o diretor pode forçar para ter um apelo visual bom.

Quer ver só um exemplo clássico? “Todo ácido é incolor, mas, às vezes, ele é representado como uma gosma verde – que não tem nada a ver com a realidade de química”, conta Igor.

Se você gosta muito de Química, confira a lista de 20 filmes que abordam temas como radioatividade e meio ambiente: 

1. Reaction – Mark Griep é um professor de Química da Universidade de Nebraska-Lincoln. Ele estuda enzimas de replicação de DNA bacteriano em sua procura por antibióticos.

2. Perfume – A História de um Assassino – esse suspense conta o que aconteceu com um menino que tinha o olfato muito apurado. Ele acaba se envolvendo numa série de crimes pela procura do perfume perfeito.

3. Blade Runner – O Caçador de Androides – a ficção científica produzida em 1982 se passa na cidade de Los Angeles e o local está totalmente poluído por uma chuva ácida.

4. Homem-Aranha 2 – no segundo filme da trilogia, o vilão Doutor Octopus fica atrás do Trítio, um dos isótopos do hidrogênio, para servir de energia para o seu reator.

5. A Última Hora – documentário que aborda questões ambientais como o clima, o efeito estufa e o futuro do planeta.

6. Força Especial – o filme recheado de ação apresenta uma equipe especial da CIA que está no deserto do Afeganistão para procurar um líder terrorista e descobrir a origem de sinais radioativos.

7. Morte no Everest – Baseado em fatos reais, o filme mostra a dificuldade de alpinistas lidarem com a pressão atmosférica e com a falta de equilíbrio químico entre a hemoglobina e o oxigênio.

8. O Desastre de Chernobyl – quer saber um pouco mais sobre uma explosão nuclear? Esse documentário falará sobre o acidente que aconteceu em 26 de abril de 1986 e das tentativas de amenizar os efeitos da radioatividade.

9. O Início do Fim – Leslie Groves é um militar responsável pelo departamento de bomba atômica e está envolvido numa operação secreta.

10. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento – nessa história baseada em fatos reais, Erin descobre que a água da cidade está contaminada e fazendo mal para os seus habitantes. Ela investiga o que está acontecendo e consegue cooperação dos moradores para solucionar o problema.

11. O Dirigível Hindenburg – o dirigível era um dos maiores símbolos nazistas. O filme, baseado em fatos reais, conta sobre seu o incêndio, em 1937, que causou 35 mortes.

12. Uma Verdade Inconveniente – o filme mostra os mitos do aquecimento global como uma forma de conscientizar sobre os efeitos e desdobramentos do problema ambiental.

13. Marie Curie (2014) – o filme aborda a vida de Marie Curie, uma polonesa que recebeu Prêmio Nobel de Química e Física.

14. Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia – o documentário é sobre o acidente radioativo que aconteceu em 13 de setembro de 1987 com uma cápsula de Césio-137.

15. O Informante – o filme fala sobre os segredos da indústria do tabaco.


16. O Dia Depois de Amanhã – na ficção, um climatologista tenta mostrar suas preocupações ambientais e acaba sendo ignorado. O resultado é uma série de catástrofes.

17. Síndrome da China – uma repórter descobre que há algo de errado com a usina nuclear na Califórnia. Ela tenta denunciar o caso, mas existe um esquema para encobrir os fatos.

18. Paraíso Sujo – o documentário fala sobre a poluição de rios com mercúrio por conta da atividade de garimpo de ouro.

19. O Núcleo – Missão ao Centro da Terra – no filme, um cientista descobre que há algum problema com a rotação da Terra. Algo precisa ser feito, pois a atmosfera começa a sentir as consequências.

20. K-19: The Widowmaker – o submarino nuclear K-19 é testado durante a Guerra Fria, porém seu sistema de refrigeração parou de funcionar. O ponto alto do filme é ver como o comandante e o capitão vão se virar para evitar um desastre nuclear.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *