O que acontece se eu alterar meu Plano de Estudos?

Veja todas as possíveis mudanças que podem ocorrer de acordo com a sua alteração

O que acontece se eu alterar meu Plano de Estudos?

Veja todas as possíveis mudanças que podem ocorrer de acordo com a sua alteração 

 

Você está pensando em alterar o seu plano, mas ainda não tem certeza se essa é uma boa ideia? Então se liga nessa matéria que vai ser sucesso. Nós reunimos as principais dúvidas dos nossos alunos e respondemos todas elas explicando direitinho o que pode acontecer a cada alteração.

Confira 14 perguntas respondidas com tudo o que você precisa saber para alterar o seu Plano de Estudos:

1. O plano altera na hora (em tempo real)? 

Não. O prazo de alteração do Plano de Estudos é de até 24 horas.

Se você alterar nesta terça-feira, por exemplo, o plano não será alterado agora. Provavelmente na quarta-feira ele já mostrará a nova configuração.

Vale lembrar que durante esse tempo você não vai ficar sem conteúdo. Você continuará com acesso à versão anterior do Plano de Estudos.
2. O que acontece se eu diminuir a minha carga horária? 

A quantidade de conteúdos que entram no seu plano vai mudar. Então, quanto mais tempo você esperar para alterar seu plano, menos matérias serão colocadas na sua trilha de atividades.

3. Vai ser prejudicial perder esse conteúdo? Como ele é calculado?

Em resumo funciona assim: nós damos um peso para cada matéria, que é calculado a partir do número de vezes que aquele assunto foi cobrado no ENEM desde o ano de 2010. Existem alguns conteúdos que nunca foram cobrados no ENEM, porém estão no edital. Então, esses serão os primeiros assuntos que sairão do plano – porque a chance deles caírem é muito baixa.

Se uma matéria é pré-requisito para um conteúdo que foi cobrado, ela terá a mesma importância que o assunto cobrado – porque nós entendemos que você precisa aprender esse conteúdo para conseguir acertar a questão. Então, essas matérias continuarão em seu plano.

Esse é um dos motivos que consideramos Matemática Básica tão importante para o ENEM. Por isso, também, que esse conteúdo aparece antes de Química e Física.

Antes de cortar algum conteúdo, nós ainda optamos por colocá-lo em forma de aula de revisão, então pode ser que alguns assuntos apareçam de forma intensiva. E se mesmo assim não der tempo, então o assunto será cortado.

Respondendo: caso seja necessário tirar algum conteúdo, vamos tirar sempre o que fará menos falta para você.
4. O que acontece se eu aumentar a minha carga horária? 

Você contará com mais conteúdo em seu plano e terá mais tempo para assistir alguns módulos de forma extensiva.

Vamos supor que você foi de duas para oito horas, por exemplo. Você não viu uma matéria que não costuma aparecer nos processos seletivos, como Antiguidade Oriental, mas pode ser que entre no seu plano – já que você terá tempo para dar conta de todos os assuntos descritos no edital.
5. Então o plano não tem só os conteúdos mais relevantes para o ENEM e vestibulares, ele tem todo o conteúdo? 

Isso. O Plano de Estudos se baseia nas matérias descritas no edital do ENEM e nos editais dos principais vestibulares. Mesmo que determinado assunto não tenha caído nas últimas edições, ele, ainda assim, estará no seu plano (se a sua configuração abranger o conteúdo de forma completa).

6. Ainda posso mudar de turma? 

Não, mas você pode reiniciar o seu plano no site.

7. Qual é a opção de Plano de Estudos mais indicada para mim?

A melhor opção para você é começar o quanto antes e escolher uma carga horária que faça sentido com a sua rotina.

Não se sobrecarregue e dê preferência para ter um aprendizado saudável com um ritmo que você consiga absorver a matéria.

8. Como são calculadas as outras opções de plano? 

De acordo com o curso que você escolheu, nós vamos aplicar o peso que o Sisu atribui para cada área de conhecimento e, desta forma, determinar as prioridades de cada disciplina em seu estudo.

Você pode escolher apenas entre adicionar ou tirar o conteúdo de Matemática Básica do seu plano. Vale lembrar que essa parte do estudo é muito importante e só é indicado você “cortar” caso você esteja confiante e com esses conceitos revisados.

Depois seguimos a mesma lógica de cálculo que explicamos acima: vamos adaptando e colocando as matérias mais relevantes para a sua carreira em seu Plano de Estudos.

9. Se o meu processo seletivo não é Sisu, o Plano de Estudos vai ser de acordo com o meu edital específico? 

Não, nós não colocamos edital de fora.

O que fazemos é calcular, além do conteúdo do ENEM, as matérias que mais caem nos principais vestibulares do país para adicionar no plano.

10. Qual a diferença das opções de planos “Somente ENEM” e “ENEM e outros vestibulares”? 

Se você escolher a opção “Somente ENEM”, você verá apenas os conteúdos descritos no edital do ENEM – não aparecerá mais nada para completar o plano de estudos. Se você escolher “ENEM e outros vestibulares”, neste caso entrarão outros conteúdos que também são importantes.

Existe um exemplo bem claro para você entender. Matrizes não é uma matéria descrita no edital do ENEM. Porém, se você for prestar Fuvest, você precisa dominar muito bem esse conteúdo, já que ele vive caindo no processo seletivo.

Desta forma, o conteúdo de Matrizes só aparecerá para quem escolheu a opção “ENEM e outros vestibulares”.

11. Se eu mudei de ideia sobre a carreira que vou seguir, devo alterar no meu plano? 

Sim, pois o seu plano é calculado de acordo com os pesos do Sisu.

Vamos supor que você queria Engenharia Civil e acabou mudando de ideia para ser o mais novo arquiteto. O curso de Arquitetura e Urbanismo talvez tenha um peso maior em História em relação ao curso de Engenharia Civil, por exemplo.

Então, seria uma boa alterar essa informação no plano para entregarmos um conteúdo mais otimizado para você.
12. O que acontece se eu começar um Plano de Estudos do zero? 

O sistema vai apagar toda as informações anteriores e o seu Plano de Estudos começará realmente do zero.

Isso significa que você verá algumas aulas novamente e que o conteúdo ficará cada vez mais intensivo, podendo ter algumas matérias cortadas do seu cronograma.

13. Se eu alterar meu plano (sem começar do zero), eu vou assistir a mesma aula mais de uma vez? 

Não. Nesse caso, a gente guarda o seu registro e você verá apenas conteúdos novos.

Se você ganhar mais tempo, pode ser que apareçam alguns assuntos que você não teria visto antes, mas agora vai ver.

14. Se eu me arrepender, eu posso voltar às configurações anteriores?

Não. Você não tem como desfazer, mas pode alterar novamente o seu Plano de Estudos.

Ou seja, você pode mudar a carga horária e as outras configurações, mas não tem como voltar exatamente para a configuração anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *