Como eu faço para evitar o “queísmo” na hora de escrever a redação?

Veja como acabar com essa repetição

Como eu faço para evitar o “queísmo” na hora de escrever a redação?

Você é o tipo de pessoa que usa várias vezes o “que” numa mesma frase? Veja como acabar com essa repetição

 

Se alguma vez te falaram que o seu texto é bom e que você só precisa eliminar um pouco do “queísmo”, você está na matéria certa. Hoje, a prof. Priscilla vai ensinar como fazemos para evitar essa repetição. 

Antes de tudo, precisamos entender o que é o “queísmo”. Na verdade, é um termo popularmente usado para representar o excesso do uso do pronome relativo “que”, nas redações. 

– Mas qual o problema de escrever “que” várias vezes?

“Esse uso excessivo do pronome ‘que’ pode ser interpretado, pelo corretor da redação, como uma pobreza de vocabulário – afinal, nós não conseguimos utilizar sinônimos para a substituição daquele pronome. Isso acaba influenciando negativamente na sua nota”, explica a professora.   

A dica para a construção de um texto mais claro e sem a repetição do pronome “que” é substituirmos as orações substantivas e adjetivas por substantivos e seus complementos. Em outras palavras, você pode adaptar os próprios termos ou optar pelo uso de sinônimos. 

Veja como funciona na prática para ficar mais claro: 

Por exemplo: “O repórter que gravou a matéria sobre o candidato eleito, que desagradou o público, também quer que haja recontagem dos votos”

Nesse pequeno período, nós tivemos três ocorrências do pronome “que”. A sugestão da prof. Priscilla para melhorar o texto seria começar pela substituição da frase “que gravou a matéria” pela “autor da matéria”. 

Podemos trocar “que desagradou o público”, por “rejeitado pelo público”. Por fim, a última sugestão da professora Pri é que mudemos a frase “também quer que haja recontagem” por “também quer a recontagem dos votos”. 

Viram só como é simples? Eliminar o queísmo não requer um vocabulário extenso. O nosso texto ficou assim: O repórter, autor da matéria sobre o candidato eleito rejeitado pelo público, também quer a recontagem dos votos.

“Nós acabamos eliminando as três ocorrências do pronome ‘que’, mas poderíamos deixar uma delas. O texto ficou mais enxuto e mais agradável de se ler”, finaliza a professora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *