Blog do Stoodi

Confira o passo a passo e veja como realizar a inscrição


Hoje, dia 19 de maio, é o último dia para se inscrever para o ENEM 2017. De acordo com o Ministério da Educação, temos até agora, 12 horas, um pouco mais de 6 milhões de inscritos - em 2016, tivemos 8,647 milhões de inscrições confirmadas. 

Se você não conseguirá pagar a taxa de inscrição (R$ 82,00) hoje, fique tranquilo. O pagamento para o ENEM 2017 pode ser feito até o dia 24 de maio, próxima quarta-feira. 

O exame já está com data marcada. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. Essa foi uma das principais mudanças desta edição. 

As regras para pedir a isenção da taxa também mudou. Agora, você pode desfrutar do benefício se você se enquadrar em alguma das situações descritas: 

  • Ser concluintes do ensino médio de escolas públicas; 
  • Ter participado do ensino particular com bolsas de estudos; 
  • Possuir renda per capta de até um salário mínimo e meio; 
  • Ser cadastrado no CadÚnico.



 

Veja o passo a passo para se inscrever no ENEM 2017: 

Primeiro, você precisa acessar o site oficial do Inep, http://enem.inep.gov.br/participante, e preencher o formulário com seus dados pessoais – RG, CPF, endereço e outros. Se você já tem um cadastro mas não se lembra da senha, clique em “esqueci minha senha” e faça os procedimentos recomendados para recuperar o seu login. Depois disso, é só seguir direto para o site e fazer a inscrição.

Você precisará tomar algumas decisões importantes. Você deve indicar qual a língua estrangeira de sua prova (entre Inglês e Espanhol). Além disso, você precisará informar qual é a cidade que realizará o exame - lembrando que os portões fecham às 13 horas no horário de Brasília. 

No final da inscrição, você terá que responder um questionário socioeconômico com informações sobre poder aquisitivo da sua família e nível de escolaridade, tanto o seu quanto dos seus pais. 

Se você é portador de alguma necessidade especial, não se esqueça de especificar agora no ato da inscrição, na seção "Recursos". O ENEM apresenta atendimento especializado para alunos com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência intelectual, déficit de atenção, discalculia, dislexia, autistas, surdez, deficiência auditiva, surdocegueira e visão monocular, por exemplo.

Já no momento do cadastro, você deve indicar o código de Classificação Internacional de Doenças (CID) e anexar o laudo médico. Feito tudo isso, pode voltar aos seus estudos tranquilo e se prepara para a prova que acontece no início de novembro. 
 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.