Biologia: como a biodiversidade pode cair no Enem?

Entenda a biodiversidade, veja exemplos práticos sobre ela e saiba como o assunto pode cair no Enem.

Biologia: como a biodiversidade pode cair no Enem?

Entenda o conceito e veja como ele pode ser abordado na prova

Em dezembro do ano 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu que o dia 22 de maio seria conhecido como o Dia Internacional da Biodiversidade. O objetivo desta data é conscientizar a população sobre o impacto das nossas ações e, desta forma, amenizar os danos causados no meio ambiente.

Para dar mais detalhes sobre esse importante tema, elaboramos um resumo sobre Biodiversidade, com dicas e esclarecimento de como esse tema pode ser abordado no Enem. Aproveite a leitura!

O que é biodiversidade?

A Biodiversidade Biológica, ou simplesmente Biodiversidade, representa a vasta e variada riqueza que temos de seres vivos no mundo natural – sejam animais, fungos, plantas, protozoários ou bactérias. Para se ter uma ideia, são muitas espécies diferentes, cada uma com muitos seres vivos.

Nós somos apenas uma entre as 1,5 milhão de espécies já registradas — fora aquelas que ainda não conhecemos e podem representar um número muito mais expressivo.

Em 2011, chegamos aos 7 bilhões de humanos no planeta Terra. Se você achou isso muita coisa, vai cair para trás com o que vamos contar para você agora: estima-se que estamos em uma proporção de uma pessoa para cada 165 milhões de insetos no planeta!

Agora que você já entendeu o tema, conheceu algumas curiosidades e viu como ela é representativa, chegou a hora de conferir como a biodiversidade pode cair no Enem.

3 dicas sobre biodiversidade no Enem

Separamos 3 dicas que podem te ajudar a mandar bem no caderno de Ciências da Natureza. Confira quais são:

1. Foque na biodiversidade brasileira

O Enem é um processo seletivo que foca muito nas questões sociais e ambientais brasileiras. Então, dê preferência e estude a fundo tudo o que podemos encontrar no nosso território nacional.

O Brasil é maior país em biodiversidade do planeta, com uma incrível variedade de biomas, fauna e flora e espécies. Portanto há muito o que explorar sobre o tema e ficar por dentro das principais variedades que possuímos.

floresta amazônica

2. Estude as relações existente entre espécies

Não podemos falar em biodiversidade sem destacar também as relações que existem entre as espécies. A presença de uma afeta diretamente diversas outras, e isso torna mais curioso e interessante o estudo sobre o nosso meio ambiente.

3. Como a ação do homem pode afetar a biodiversidade

A poluição de ambientes aquáticos, o desmatamento de florestas, a constante ampliação do território urbano em detrimento dos ecossistemas acarretam não só na extinção de diversas espécies animais e vegetais, mas afetam também a qualidade do ar que respiramos, da comida que comemos e da água que tomamos.

Saber sobre os impactos ambientais causados pelo ser humano é um dos principais pontos da prova e que o aluno deve atentar-se, e muito!

Exercícios sobre Biodiversidade

(ENEM 2012)  Para diminuir o acúmulo de lixo e o desperdício de materiais de valor econômico e, assim, reduzir a exploração de recursos naturais, adotou-se, em escala internacional, a política dos três erres: Redução, Reutilização e Reciclagem.

Um exemplo de reciclagem é a utilização de:

a) Garrafas de vidro retornáveis para cerveja ou refrigerante.

b) Latas de alumínio como material para fabricação de lingotes.

c) Sacos plásticos de supermercado como acondicionantes de lixo caseiro.

d) Embalagens plásticas vazias e limpas para acondicionar outros alimentos.

e) Garrafas PET recortadas em tiras para fabricação de cerdas de vassouras.

Resposta correta: B

(ENEM 2013)  Apesar de belos e impressionantes, corais exóticos encontrados na Ilha Grande podem ser uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas do litoral do Rio de Janeiro. Originários do Oceano Pacífico, esses organismos foram trazidos por plataformas de petróleo e outras embarcações, provavelmente na década de 1980, e disputam com as espécies nativas elementos primordiais para a sobrevivência, como espaço e alimento. Organismos invasores são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, superados somente pela destruição direta de hábitats pela ação do homem. As populações de espécies invasoras crescem indefinidamente e ocupam o espaço de organismos nativos.

LEVY, I. Disponível em https://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

As populações de espécies invasoras crescem bastante por terem a vantagem de:

a) Não apresentarem genes deletérios no seu pool gênico.

b) Não possuírem parasitas e predadores naturais presentes no ambiente exótico.

c) Apresentarem características genéticas para se adaptarem a qualquer clima ou condição ambiental.

d) Apresentarem capacidade de consumir toda a variedade de alimentos disponibilizados no ambiente exótico.

e) Apresentarem características fisiológicas que lhes conferem maior tamanho corporal que o das espécies nativas.

Resposta correta: B

(ENEM 2016)  O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots* de biodiversidade do mundo, segundo uma análise em escala mundial das regiões Biogeográficas sobre áreas prioritárias para conservação. O conceito de hotspot* foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados “pontos quentes”, ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas.

PINTO, P. P.; DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade cultural. Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado).

A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a:

a) Intensificação da atividade turística.

b) Implantação de parques ecológicos.

c) Exploração dos recursos minerais.

d) Elevação do extrativismo vegetal.

e) Expansão da fronteira agrícola.

*Hotspots: Para a Geografia, representam as áreas naturais do planeta Terra que possuem uma grande diversidade ecológica e que estão em risco de extinção (Fonte: MundoEducação).

Resposta correta: E

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a biodiversidade, que tal entender sobre outras matérias também? O Stoodi ajuda você a se preparar para o Enem e principais vestibulares do Brasil! Experimente nosso plano de estudos e arrase nas provas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *