Como se organizar para estudar? Veja dicas imperdíveis!

Veja qual a diferença entre gerenciar atenção e gerenciar tempo

Como se organizar para estudar? Veja dicas imperdíveis!

Você sabia que o modo como você se organiza pode dizer muito sobre seus estudos?

Seria maravilhoso se a gente conseguisse passar horas e horas concentrados nas nossas tarefas, mas a verdade é que nem sempre é possível seguir um cronograma com a atenção necessária.

Gil Santanna, professor de Habilidades Socioemocionais da UFRJ e pesquisador no campo da Saúde Mental Universitária, explica que existe uma grande diferença entre gerenciar tempo e gerenciar a atenção – e essa dica pode mudar tudo.

Quando você organiza as suas atividades em diversos horários, você está gerenciando o seu tempo. Já quando você descreve tudo o que precisa fazer por tarefas, você está gerenciando a sua atenção.

Agora, você vai descobrir muitas dicas importantes de como se organizar para estudar e como gerenciar melhor o seu tempo e suas atividades e, assim, ter uma maior produtividade nos estudos. Vamos lá? Boa leitura!

1. Monte um cronograma de estudos

Para começar a ter uma boa organização nos estudos, a primeira coisa é montar um cronograma de estudos que estejam alinhados com os seus objetivos e metas durante sua jornada de estudos.

Com um bom cronograma de estudos o aluno evita uma possível procrastinação, não se perde na rotina, aumenta o foco e consegue ser mas disciplinado.

2. Organize seu tempo de estudos

Se você estiver estudando para o Enem, Fuvest ou outros vestibulares é muito importante determinar o seu horário de estudos.

Analise qual horário é melhor para você estudar e em qual deles você é mais produtivo e enérgico. Descobrindo isso, separe os horários no seu cronograma de estudos e, de preferência, que sejam blocos de estudos de no máximo 50 minutos.

É muito importante que você determine pausas durante as matérias que você separou ao longo do dia, para assim, seu cérebro ter um tempo para relaxar e, depois, retomar os estudos com mais eficiência.

Com todos os horários certinhos e determinados em uma planilha, siga-os e coloque a mão na massa!

3. Determine suas prioridades

Já falamos sobre organização do cronograma de estudos e dos horários, mas agora você deve estar se perguntando: Mas por onde começo a estudar e quais matérias devo priorizar?

Para essas perguntas, uma boa dica é você definir quais matérias tem mais facilidade e quais são mais difíceis para você. Comece dando uma atenção maior para aquelas mais difíceis, depois as médias e, logo em seguida, com as mais fáceis.

Dessa forma você passa a priorizar seus estudos por ordem de dificuldade. Sabemos que não é fácil começar pelas matérias que você não tem tanta afinidade, mas isso é essencial para o sucesso nos estudos e ficar mais perto na vaga tão sonhada!

4. Organize seu local de estudos

mesa organizada

Não tem nada melhor do que estudar em um mesa organizada, sem aquele monte de livros empilhados e coisas espalhadas, não é verdade?

Estudar em um local organizado pode aumentar sua produtividade, evita que você tenha que se distrair para procurar algum material, agiliza o aprendizado, diminui as chances de procrastinar, enfim, só coisas boas podemos esperar de um cantinho organizado.

5. Use a tecnologia

Hoje em dia existem muitos recursos disponíveis que auxiliam em como organizar os estudos, trabalho, vida pessoal etc.

Use a internet a favor do seu aprendizado! Procure por quizzes, aplicativos de estudos, sites de organização de tarefas, canais no Youtube descontraídos e que sejam focados nos seus estudos e muito mais. Tudo isso ajudará você a ter mais foco, concentração e, claro, uma melhor organização.

Se você seguir essas dicas, garantimos que sua rotina de estudos será muito mais organizada. Se você deseja criar um cronograma de estudos personalizado com os seus objetivos, o Stoodi é a resposta! Aproveite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *