A correção de redação do Stoodi mudou!

Conheça o novo formato

A correção de redação do Stoodi mudou!

Conheça o novo formato

 

Você ficou sabendo da novidade? A nossa correção de redação mudou. Ela sempre seguiu – e continuará seguindo – o formato de avaliação do ENEM, mas agora está ainda mais completa.

Ao receber o seu texto corrigido, você vai notar que existem marcações coloridas na redação (em três cores diferentes). Cada trecho grifado vai trazer consigo uma sugestão ou um comentário.

Por exemplo, vamos supor que nós esquecemos que de colocar um acento em alguma palavra. A nova correção apresentará esse termo grifado e mostrará, ao lado, a forma certa de se escrever.

Veja uma redação corrigida no novo modelo aqui

Vamos entender os comentários. Antes, a correção de redação apresentava uma nota final e discriminava a nota de cada competência do ENEM.

No novo modelo de correção, isso continua acontecendo – você ainda verá quanto tirou em cada competência. A novidade é que agora você receberá comentários específicos e pontuais, marcados no próprio texto, de cada aspecto da redação.
– Por que que o comentário geral continua existindo mesmo com todas essas orientações no texto? 

Porque nem todos as análises de texto são pontuais. Às vezes, a gente não vai comentar um trecho específico, a gente vai comentar o todo do texto.

Por exemplo, se você acabou desviando o seu foco e falou de algo que não estava tão ligado ao que a proposta pedia, isso será indicado neste espaço. Outra coisa: quando o corretor for fazer uma indicação de leitura ou de videoaula, será nesse campo que ela aparecerá.


A nova correção apresenta uma análise do texto a partir de três aspectos:

  • Linguagem
  • Conteúdo e Estrutura
  • Proposta de Intervenção

Cada um desses tópicos será sinalizado com uma cor específica – assim, vai ficar ainda mais fácil compreender o que precisa melhorar em sua redação.

Linguagem – Refere-se às competências 1 e 4 do ENEM

Os comentários de “Linguagem” te mostrarão como ter mais clareza no texto, além de evitar que os erros de ortografia voltem a acontecer. A partir dessas informações, você verá, de forma direcionada, quais as suas maiores dificuldades nesse aspecto.

Conteúdo e estrutura – Refere-se às competências 2 e 3 do ENEM

Já os comentários relativos ao bloco de “Conteúdo e Estrutura, te apresentarão sugestões para deixar a sua argumentação ainda melhor. Será neste espaço que será avaliada a adequação ao gênero, ao recorte temático e também o desenvolvimento da argumentação.

Proposta de intervenção – Refere-se à competência 5 do ENEM

Por fim, os comentários do bloco “Proposta de Intervenção”, abordarão todos os pontos de melhoria para a sugestão apresentada por você para solucionar o problema discutido.

– Nossa, mas por que a Proposta de Intervenção tem um bloco separado só para ela?

A coordenadora de Redação, Marina Sestito, explica que isso acontece porque essa parte do texto vale um quinto da nota. “A proposta de intervenção é o diferencial do ENEM.Os outros vestibulares geralmente não trabalham com ela, mas o ENEM tem essa parte do texto como uma característica muito forte, que é a sugestão de solução para o problema abordado”

Segundo Marina, a proposta de intervenção é a finalização, o fechamento do texto para o formato de redação do ENEM.

Para finalizar, temos apenas um último detalhe: ao receber a sua correção, não se esqueça de avaliá-la. Atribuindo uma nota e deixando um comentário, você contribui para que a correção do Stoodi fique cada vez melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *