Prof. Marina explica o que você deve incluir em seu texto

 

Se você já prestou o ENEM, sabe que o formato da redação é muito peculiar. Se você ainda não prestou, fique tranquilo que vamos te revelar várias dicas para mandar bem em seu texto. 

A redação do ENEM é um texto dissertativo argumentativo que costuma abordar problemas sociais e ambientais brasileiros. Nela, você precisa defender um posicionamento por meio de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. 

É esperado que o aluno, ao longo do texto, identifique esse problema, apresente a sua posição, prove que o problema existe (com exemplos concretos), mostre como ele afeta negativamente a sociedade e aponte uma forma de resolver essa situação.

Que existem vários problemas no Brasil, isso a gente já sabe. O que os corretores estão realmente interessados é em como você os resolveria – ou seja, qual a sua proposta de intervenção

Então, a proposta de intervenção é aquela parte da conclusão na qual você deve indicar uma solução para a questão apresentada. Ela vale 200 pontos, que corresponde a um quinto da nota de redação, e deixa muita gente de cabelo em pé. 

– Hmmm… Como eu faço uma boa proposta de intervenção? 

A profa. Marina explica que é simples, você só precisa se atentar a alguns pontos. Confira 3 dicas para fazer uma boa proposta de intervenção: 

1. Apresente medidas práticas 

A primeira coisa que precisamos saber é que não podemos resolver o problema abordado apenas sugerindo a conscientização da população. “É importante propor medidas práticas que estruturem o enfrentamento do problema”, introduz a coordenadora de Redação do Stoodi.
 

2. Traga soluções viáveis

Em contrapartida, Marina lembra que essas medidas práticas precisam ser viáveis. Não adianta você propor algo irrealizável ou algo economicamente insustentável, por exemplo. 

3. Detalhe os agentes, as ações e os meios

A terceira e última dica é você detalhar três pontos: quem são agentes envolvidos na operação, quais são as ações que devem ser tomadas e quais os meios para solucionar o problema.

“Para que algo seja feito em relação ao problema discutido, é preciso que alguém o faça, certo? É preciso mencionar um agente. Em seguida, é preciso deixar claras quais as ações que serão adotadas para enfrentar essa questão. Por fim, é necessário detalhar os meios de efetivação das medidas sugeridas, para que fique mais clara a forma de execução das propostas de intervenção”, explica Marina.  

Não se esqueça de detalhar tudo certinho. Falar que o Governo deve dar infraestrutura, por exemplo, é algo muito amplo e genérico. Procure nomear os órgãos responsáveis, diga como eles proverão esse aumento de infraestrutura e mostre quais os meios para que isso aconteça. 
 

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!