10 dicas de como parar de procrastinar nos estudos!

Como eu deixo de postergar minhas tarefas?

10 dicas de como parar de procrastinar nos estudos!

Como eu deixo de postergar minhas tarefas? 

Muitos alunos sofrem de um mal chamado: procrastinação. Essa palavrinha estranha refere-se ao ato de deixar tudo o que você precisa fazer para depois.

Às vezes, perdemos a vontade de terminar aquela lista de exercícios e postergamos. Em outras ocasiões, nós achamos que vamos dar conta dos estudos mais para frente e acabamos nos complicando.

De cara, já dá para ver que procrastinação e estudos para o vestibular não combinam muito, né?! Por isso mesmo que separamos 10 dicas imperdíveis de como parar de procrastinar. Acompanhe!

1. Deixe bem claro quais são seus objetivos

Você precisa definir um objetivo maior. Por exemplo: “vou estudar para passar em Medicina na Unifesp”. Então, tudo o que você fizer vai ser com o objetivo de passar na Unifesp.

Isso nos ajuda a direcionar e motivar os estudos. Não estamos estudando da forma que estamos simplesmente para passar em algum vestibular. Nós estamos fazendo o que podemos para realizar o nosso sonho – que nesse exemplo é estudar Medicina na Unifesp.

2. Defina pequenas metas para chegar ao objetivo maior

Se passar em Medicina na Unifesp é o que nos move, serão as pequenas metas, ao longo do processo, que nos farão ter excelência.

Já sabemos o objetivo final, mas que tal definir o passo a passo dos estudos? Primeiro, precisamos aprender o que não conhecemos do edital. Depois, temos que revisar os conteúdos que caíram na prova. O terceiro passo é resolver as provas anteriores para conhecer a linguagem do exame e por aí vai.

Se você se preocupar sempre em dar o próximo passo, os estudos vão fluir de uma forma que em determinado momento você vai se surpreender ao ver que fez a caminhada inteira.

3. Faça um plano de estudos bem detalhado

Muito da produtividade de um estudo se deve a sua organização. Por isso, siga um plano de estudos bem detalhado. 

Esse cronograma vai ser seu termômetro. Você vai saber se dará tempo de estudar tudo ou se é melhor focar na revisão de determinadas matérias, por exemplo. A procrastinação, nesse caso, fica fora de cogitação.

4. Delimite horários para começar as suas atividades

O estudo não sai exatamente como imaginamos – existem conteúdos que precisamos de uma hora para dar conta, existem matérias que precisamos de uma tarde inteira.

Porém, uma dica que vai te ajudar a não procrastinar é impor o horário de início das suas atividades, o tempo de pausas necessárias e o término dos estudos.

5. Intercale seus estudos com pausas estratégicas

Quando você pensa que precisa passar o dia inteiro estudando Química, isso pode parecer pesado, né? Agora, se você pensar que precisa estudar um conteúdo de Química e que você dará uma pausa logo depois, não fica tão denso.

Esse é o espírito da coisa. Intercale seus estudos com pausas estratégicas – momentos que você precisa colocar sua cabeça para arejar, que você precisar comer algo ou então descansar um pouco.

Essas pausas podem amenizar o peso das atividades e te motivar a começar o quanto antes.

6. Negocie com você mesmo e se dê recompensas

Estudar para o vestibular não é nada fácil, então que tal reconhecer as suas pequenas conquistas? Se você seguir o cronograma certinho e ainda completar a lista de exercícios, você pode se dar um presente simbólico – comer um chocolate, um final de semana sem estudos etc.

Isso te ajuda a parar de adiar os estudos.

bolo de chocolate procratinação

7. Controle seu estresse

A prática de atividades físicas, hobbies ou qualquer outro momento de lazer pode te ajudar a controlar o estresse. Fazendo isso, você terá mais disposição para estudar – e não precisará ficar se convencendo a abrir os livros e começar os estudos.

8. Descubra o que te distrai

Uma dica para você parar de procrastinar é esquecer as redes sociais, celulares com notificações e semelhantes. Descubra o que te distrai e mantenha distância dessas coisas na hora de estudar para o vestibular.

9. Não se culpe por ter procrastinado

Infelizmente, procrastinar é algo natural. Nós, seres humanos, não conseguimos ficar concentrados por muito tempo seguido. Então, sempre que você passar por uma situação assim, não se sinta culpado.

A melhor opção é se sentir agradecido por perceber que procrastinou e logo voltar aos estudos.

10. Durma bem para estudar com facilidade

Você precisa de uma mente descansada para estudar. Se você estiver com o sono atrasado, será muito mais difícil desenvolver um raciocínio lógico por muito tempo.

Resultado? Você terá uma tendência a procrastinar. Por isso, leve seu sono muito a sério e só comece a estudar quando seu corpo estiver descansado. 

Aproveitou as nossas dicas? Agora é hora de colocá-las em prática e parar de procrastinar! Para que seus estudos sejam ainda mais organizados, conte com o cronograma de estudos do Stoodi e otimize sua forma de estudar para o vestibular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *