Como fazer fichas de estudos?

10 dicas para você utilizar em fichas de estudo e deixar seus resumos ainda mais completos

Como fazer fichas de estudos?

10 dicas para você utilizar em fichas de estudo e deixar seus resumos ainda mais completos 

Existem diversas técnicas de estudos que podem ser muito úteis para o vestibulando. Se você é uma pessoa visual, gosta de estudar através de cores, resumos e associações, temos uma boa notícia: vamos te ensinar a fazer as famosas fichas de estudos.

Esses cartões de resumo sintetizam os principais pontos da matéria de forma visível e dinâmica – por isso que muita gente ama estudar assim. Ao montar a sua ficha, você deixa suas informações organizadas e ainda fixa o conteúdo em sua mente.

– Ok, mas como eu faço as fichas de estudos?

Boa pergunta! Esse método não consiste apenas em sair escrevendo várias coisas num pequeno pedaço de papel. Há todo um esquema para se seguir. Conheça 10 dicas para fazer suas fichas de estudos:

1. Organize suas fichas com títulos e subtítulos

Para deixar o seu estudo ainda melhor, ele precisa ficar bem organizado. Então, antes de começar a montar a sua ficha, deixe bem claro sobre qual matéria estamos falando.

Exemplo:

Título: 2ª Guerra Mundial
Subtópicos : Contexto, fatores, fases da guerra, entre outros.

Você pode fazer um cartão para cada tópico ou  juntar alguns deles – tudo depende de como você prefere organizar. O importante é seguir sempre a mesma linha de raciocínio para não se perder depois.

2. Escolha o formato da ficha 

Não existe apenas um formato para fazer sua ficha. Você pode deixar algo mais parecido com um caderno, com tópicos alinhados. Ou então, pode fazer um mapa-mental com diversas associações e ramificações.

3. Resuma a ideia central 

Se vamos montar um resumo, a primeira coisa a se fazer é encontrar a ideia central – começaremos por ela e daremos todo o destaque a ela. A partir desse conteúdo, faremos as nossas associações e anotaremos outros pontos importantes.

4. Não se esqueça de pontuar detalhes 

Tudo bem que estamos falando de uma ficha com espaço limitado, mas não
deixe de pontuar os detalhes importantes para seu estudos. Essas informações farão toda a diferença no seu estudo e darão uma compreensão maior sobre a matéria.

5. Use cores estratégicas 

Se as cores já deixam o seu resumo bonito, dinâmico e chamativo, que tal você aproveitá-las para criar “códigos”?

Por exemplo, sempre que tiver algum detalhe em amarelo, você pode ficar mais tranquilo, pois entendeu essa parte da matéria. Quando você encontrar algo em roxo, dê uma atenção especial, pois ainda não ficou muito claro.

Crie seus próprios códigos e estude de forma estratégica com as cores.

6. Monte gráficos ou ilustrações

As fichas costumam ficar gravadas na nossa memória fotográfica. Isso acontece porque elas são sempre coloridas, com gráficos, setas, desenhos e qualquer outro conteúdo que nos ajude a entender a matéria.

Use e abuse desses elementos. Isso deixa o seu estudo mais leve e aumenta a chance de você se lembrar na hora da prova.

7. Evite abreviações 

“O que será que é isso mesmo?”.

Já pensou se você perder tempo a cada vez que tentar adivinhar o que escreveu? Se quer um conselho, evite abreviações ou termos totalmente desconhecidos.

Os sinônimos estão aí para isso e sua ficha não precisa ter uma linguagem técnica.

8. Não deixe sobrar espaço em seu cartão 

Trabalhe bem o espaço que você possui. Faça de tudo para não sobrar espaço em seu cartão – e não fique espremendo sua letra para caber tudo.

9. Informe a bibliografia

Uma dica que pode não fazer tanto sentido agora, mas que será muito útil mais pra frente, é anotar toda a bibliografia. Indique onde você tirou essas informações de seu resumo.

Se você precisar completar os estudos, saberá o que já viu. Ou se precisar usar em um trabalho acadêmico, saberá onde se aprofundar.

10. Se precisar, passe a limpo 

Não hesite em passar seu material a limpo. Se acontecer alguma rasura ou se não ficou muito bom, faça a sua ficha novamente. Ela nem é tão longa assim, vai ser rapidinho!

Se você gostou das dicas de como montar as suas próprias fichas de estudos, coloque-as já em prática. Use os resumos em PDF do Stoodi como base de material para te dar um norte e abuse da sua criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *