Confira as recomendações do prof. Marcelo 

Ter que interpretar um texto em inglês, na pressão do vestibular, já é difícil. Agora, imagine se o texto for longo – já dá medo só de olhar. Mas calma que isso não é motivo para se preocupar.

O prof. Marcelo revelou 5 dicas para você interpretar textos longos e mandar muito bem na sua prova. Confira:

1. Preste muita atenção no título 

Às vezes, a gente pula o título para ir direto ao texto, mas isso não é uma boa ideia. “Quando eu leio o título, eu tenho a função principal do texto”, afirma o prof Marcelo. Desta forma, fica mais fácil entender a mensagem central do texto.

2.  Explore todas as fotos e elementos gráficos do texto

“Eu não preciso saber falar inglês para interpretar uma figura. Uma foto de um ônibus será sempre uma foto de um ônibus”, exemplifica ele.

A linguagem visual pode te ajudar a compreender o texto como um todo. Por isso, explore as imagens e aproveite todos os dados que as figuras te trazem.

3.  Analise a legenda

“Pela legenda, eu consigo descobrir qual o ano da foto, o site que ela foi tirada, de que país veio, entre outros”, comenta Marcelo. Esses dados podem ser importantes para a resolução do exercício.

4.  Leia a introdução com muita calma

Nem sempre você vai contar com um título objetivo e informativo. O prof. Marcelo comenta que pode aparecer um título de impacto como “Boom!”, por exemplo. Nesse caso, o tema do texto estará na sua introdução.

5. Identifique qual o papel de cada parágrafo

Por fim, o prof. Marcelo explica que um texto bem feito, como costuma aparecer nos vestibulares, tem um tema central por parágrafo. Então, o grande macete está em você entender o que cada parte representa naquele texto.

Se você conseguir identificar a função de cada parágrafo, você pode tratar esse texto longo como a sequência de vários “textos curtinhos” (parágrafos).

Por exemplo, o primeiro parágrafo apresenta o problema, o segundo parágrafo fala como ele costuma acontecer, o terceiro conta quais são as consequências e por aí vai…“Se eu deixo bem claro os temas centrais de cada parágrafo, eu mato já onde está a questão do texto”, finaliza o professor de Inglês.

Beatriz Abrantes

Cursando jornalismo, é apaixonada pela profissão e por inventar receitas em sua cozinha. Faz parte do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi, focada em SEO. A Bia adora dançar, participa de ONG’S de proteção aos animais e ama passar tempo vendo filmes. Conheça mais os seus textos!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!