Como começar o meu estudo do zero?

Todas as dicas que você precisa para mandar bem nos estudos para o vestibular

Como começar o meu estudo do zero?

Todas as dicas que você precisa para mandar bem nos estudos para o vestibular

Estudar para o vestibular não é uma coisa tão simples, você precisa se organizar, escolher um método de estudos e garantir que tudo vá bem até a data da prova. Para te ajudar nessa missão, separamos muitas dicas que podem facilitar o processo desde os momentos iniciais.

Como iniciar meus estudos?

Se você nunca estudou para o vestibular, a primeira coisa a se fazer é consultar o edital da sua prova. Veja quais matérias estão previstas para cair no vestibular, qual é o seu formato específico e quais conteúdos possuem mais peso para a sua carreira. Quando você procura fazer isso, fica mais fácil saber como direcionar os seus estudos.

Monte um plano de estudos

O segundo passo é você montar um plano de estudos adaptado a sua rotina – faça um cronograma bem detalhado que dê conta de revisar pelo menos as principais matérias de seu vestibular. Estabeleça pequenas metas para te ajudar a chegar ao seu objetivo final.

Se você já consultou o edital e montou a sua programação, você está pronto para responder uma pergunta: qual o melhor lugar para eu estudar? Escolha um ambiente bem silencioso, no qual você se sinta bem à vontade – esse cantinho tem que ser bem confortável para você.

Mas, atenção: nada de estudar deitado na cama que isso não vai dar certo – precisa ser confortável, mas nem tanto. Lembre-se que esse local deve ser produtivo.

Se livre de distrações!

Agora que você já se organizou e sabe onde vai estudar, é a hora de se livrar das distrações – faça um esquema para o seu celular ficar sempre no silencioso, desta forma, seu estudo não será interrompido. Fique tranquilo, pois você não vai ficar incomunicável, as pausas estão aqui para isso (falaremos mais adiante dessa dica).

Enfim chegamos ao estudo. Será neste momento que você colocará a mão na massa e a cabeça para funcionar. Uma dica que costuma ajudar muito outros estudantes – e que pode dar certo com você também – é fazer anotações das aulas. Assim, você contará com um material completo e pontuado com suas próprias dúvidas e comentários.

Uma coisa que vai interferir diretamente na qualidade do seu estudo é o seu emocional. Nesta altura do campeonato, já vai dar para sentir se você está pressionado ou se está lidando com toda essa situação numa boa.

Para evitar que algo desse tipo venha a acontecer com você, será preciso lidar com o estresse e com a ansiedade. Não se sobrecarregue e permita-se a viver momentos de descontração. Faça uma atividade física, coma direitinho para dar bastante energia ao seu corpo e garanta as suas oito horas de sono – isso fará muita diferença na qualidade do seu dia a dia.

Faça pausas

Outra dica que pode fazer a diferença na sua rotina de estudos é: dê pausas! Faça isso para evitar que o seu estudo fique muito cansativo e pesado. De acordo com pesquisadores, nosso cérebro tem um certo tempo de concentração que costuma durar entre uma a duas horas – depende de cada pessoa.

Durante esse período, você consegue ficar focado de forma intensa e depois disso, o cérebro começa a se distrair automaticamente. Tente entender como funciona o seu corpo e dê pausas para arejar a sua mente – isso vai ajudar muito no seu rendimento e você voltará com tudo.

Faça revisões

Depois de um certo tempo de estudos é aconselhável que você comece as revisões. Passe pelo conteúdo de novo, veja o que não ficou muito claro e tire suas dúvidas. Além disso, procure resolver exercícios para fixar bem as informações. Se você não entender alguma coisa, confira as resoluções em vídeo ou peça ajuda aos professores.

Esse é o caminho para quem quer começar a estudar do zero: mantenha o foco, pois você precisará se motivar diariamente.

Uma coisa que pode ajudar é compartilhar suas experiências com um amigo vestibulando. Troque seus resumos, veja onde você pode melhorar e, se você tiver tempo, tente ensinar a matéria a ele – é capaz de você se lembrar das explicações no momento do vestibular.

Gostou das nossas dicas? Você também pode deixar seus estudos mais organizados e planejamos com o plano de estudos do Stoodi! Aproveite!

1 comment
  1. It¦s actually a great and helpful piece of info. I¦m glad that you simply shared this useful info with us. Please stay us informed like this. Thank you for sharing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *