Férias de meio do ano: é melhor descansar ou aproveito para estudar?

Confira a opinião dos profs. Igor e Marcelo

Férias de meio do ano: é melhor descansar ou aproveito para estudar?

Confira a opinião dos profs. Igor e Marcelo

Uma dúvida muito recorrente dos nossos alunos é se eles devem estudar nas férias ou aproveitá-las para descansar. Como estamos falando das férias do meio de ano, e os vestibulares estão mais próximos, o contexto é um pouco diferente e precisamos pensar bem para tomar essa decisão.

Se por um lado você pode vai ganhar muito tempo em seu cronograma, por outro você pode cuidar do seu estresse e cansaço, voltando mais disposto após esse período – a verdade é que quando se trata de organização e rotina, é tudo muito relativo e só você vai encontrar essa resposta.

Para nos ajudar a resolver esse impasse, os professores Igor e Marcelo separam algumas dicas. De acordo com eles, o melhor a se fazer é mesclar as duas atividades: o descanso com os estudos.

“Eu acho que o aluno tem que fazer os dois: nem deixar muito pesado, nem parar de vez”, introduz Igor. Marcelo concorda e explica que se o aluno interromper sua rotina completamente, ele corre o risco de perder o seu ritmo e acabar se enrolando depois.

Confira 7 dicas para achar o equilíbrio entre o descanso e o estudo:  

1. Diminua a sua carga horária

Vamos supor que você possui cerca de 7 horas de aulas por dia. Além disso, você estuda mais 3 para rever o conteúdo.

O prof. Marcelo explica que se você seguir apenas com as 3 horas de estudos, diminuindo a sua carga horária, você ainda vai conseguir descansar e não vai precisar interromper totalmente suas atividades para isso.

2. Não mude seu horário de sono

O aluno tem que descansar, sim. Porém, alguns cuidados devem ser tomados. “O estudante precisa manter o padrão de acordar e dormir, porque se ele não fizer isso, ele pode encontrar muita dificuldade depois”, afirma o prof. Igor.

Então, aproveite seu tempo para descansar, mas não bagunce o horário do seu sono.
De acordo com o  professor Igor, você pode levar de um a dois meses para se adaptar novamente e conseguir voltar ao ritmo.
 3. Coloque o conteúdo em dia

Se você estiver com alguma matéria atrasada, a terceira dica, do prof. Marcelo, é aproveitar esse o momento para colocá-la em dia. Desta forma, você ganha tempo em seus estudos e não perde o clima de férias.

4. Procure materiais mais leves

Uma rede, um livro emprestado ou, até mesmo, um e-book. É disso que você vai precisar para seguir a quarta dica. “Aproveite para ler as obras da lista de leituras obrigatórias do seu vestibular e dedique-se ao conteúdo de atualidades”, recomenda Igor.

Desta forma, você dá preferência para temas mais leves e continua seguindo o edital das provas.
5. Final de semana está proibido estudar  

Se você já está colocando um pouco de estudos nas suas férias, aproveite os finais de semana para descansar de verdade. De acordo com o prof. Marcelo, “Nada de fazer exercícios ou assistir às videoaulas”.
6. Aproveite para fazer atividades físicas e culturais

O negócio é descontrair. Se você quiser ir a um parque, aproveite esse momento. Se está com vontade de conferir uma exposição, é outra sugestão muito legal.

Às vezes, você consegue aproveitar o seu tempo para fazer coisas diferentes e ainda entra em contato com os conteúdos do vestibular.

7. Aproveite para assistir filmes

Tem muita dica de filme legal para vestibulandos. A última dica é você aproveitar esses momentos para se divertir e, ainda assim, aprender.

Veja a nossa lista separada por disciplinas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *