Blog do Stoodi

Veja como incluir, corretamente, citações diretas e indiretas em seu texto

 Veja quando usar citação direta ou indireta
 

Se você está em busca da nota 1000 na Redação do ENEM, vem com a gente que temos uma nova dica. A prof. Priscila explicou tudo que é preciso para que você saiba como fazer uma citação impecável.

A citação é um recurso que usamos no texto quando trazemos a ideia de outra pessoa. Não há mal nenhum em concordar com algo, você apenas precisa indicar certinho o nome do autor daquele pensamento.

Existem algumas regrinhas para você fazer uma citação com sucesso. Antes de explicá-las, vale lembrar que estamos falando daquelas citações que fazemos em textos dissertativos argumentativos - ou seja, citações para redação, formato que costuma aparecer nos vestibulares.

Para fazer trabalhos acadêmicos, como TCCs e outros documentos que seguem a norma ABNT, você precisa fazer uma pesquisa mais aprofundada, ok?
 

 

Então, vamos lá. Existem dois principais tipos de citação: a  citação direta e a citação indireta.

 

Citação para redação direta

Quando reproduzimos exatamente tudo o que o autor falou. Neste caso, nós abrimos aspas, inserimos o conteúdo e fechamos as aspas, informando o seu nome, profissão e um possível contexto.

Geralmente, o nome do autor é escrito antes da citação direta, para que fique claro que se trata da frase de uma outra pessoa, devidamente sinalizada pelo texto.

 

Exemplos de citação direta:

  • “Só sei que nada sei”, disse Sócrates, filósofo grego.

  • Como disse o filósofo grego Sócrates, “Só sei que nada sei”.

 

Citação para redação indireta

Quando eu trago a ideia central de um autor reproduzida nas minhas palavras. Muita atenção para não cair em pegadinhas: neste caso, nós não utilizaremos as aspas, mas precisaremos creditar o autor.

 

Exemplos de citação indireta:

  • De acordo com Sócrates, filósofo grego, a nossa única certeza é a de que não sabemos, ou seja, estamos em constante aprendizado.

  • O filósofo grego Sócrates defende que a nossa única certeza é a de que não sabemos e, desta forma, estamos em constante aprendizado.

Viram só como é bem diferente? A  citação direta tem um caráter mais informativo, já a citação indireta  carrega a sua interpretação.
 

 

Veja quando usar as diferentes citações

Você deve utilizar a citação direta quando souber exatamente o que o autor falou. Se você tiver apenas uma ideia do que foi dito e não se lembra das palavras utilizadas, neste caso é melhor optar por uma citação indireta.

 

Dicas para a correta utilização da citação:

  • A citação para uma redação de vestibular deve ser curta e não deve ser usada com frequência (quanto mais usar suas  próprias palavras , melhor o texto);

  • Use de forma coerente;

  • Contextualize a informação( use exemplos, concorde com autores, etc);

  • Use corretamente a direta e a indireta;

  • Dê crédito ao autor;

A citação é um recurso que pode ajudar o seu texto a ficar mais embasado, articulado e desenvolvido. E lembre-se de não exagerar nas citações.  A redação precisa ter suas próprias palavras e é isso que o examinador espera, então não vai sair colocando citações por todo o texto ok?

Agora que você já sabe como usar corretamente as citações, veja como fazer uma boa redação.

Você também vai gostar de:

Precisa citar filósofos na redação?

Redação ENEM: Posso usar gírias no meu texto?

Enem: 10 dicas para escrever uma redação nota mil

O que é dissertação? Aprenda aqui, agora!

 

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.