Blog do Stoodi

 
 
Para ler mapas e mandar bem na cartografia, você vai precisar aplicar alguns conceito da Geografia Física. Você se lembra das escalas? 
 
No post anterior, nós encontramos a sua definição e aprendemos a identificar quando ela é uma escala grande e uma escala pequena. Hoje, vamos nos aprofundar nos tipos que uma escala pode ter
  
Existem dois tipos de escala, a numéricae a gráfica. A partir desses formatos, nós vamos conseguir estabelecer uma relação entre o comprimento dos objetos de estudos em um mapa e a distância no mundo real. 
 

Escala numérica
 
A escala numérica estabelece a relação entre o comprimento no mapa e a distância no terreno por meio de número. Por exemplo: 
 
1:100.000
 
Uma escala numérica de umpara 100 mil significa que cada um centímetro no mapa corresponde a 100 mil centímetros no mundo real
 
“Por padrão, a gente sempre usa a unidade de medida ‘centímetro’ quando estamos lidando com uma escala numérica”, afirma o prof. Érico. 
 
O professor lembra que 100 mil centímetros equivalem a um quilômetro - então a cada um centímetro de mapa, teremos um quilômetro no mundo real.
 
1 km 
1000 m
100.000 cm
 


Escala gráfica
 
Outro tipo de escala é a escala gráfica. Nesse caso, a gente vai utilizar um segmento de reta graduada para estabelecer a relação entre 
 
|---------|
0        1 km

 
Essa medida no mapa equivale a um quilômetro. 
 
- Por que se usa a escala gráfica se ela parece mais difícil?

O prof. Érico explica que se você fizer uma ampliação ou uma redução do mapa, você não corre o risco de distorcer as informações. Por exemplo, digamos que você tirou uma xérox de um mapa e ele saiu um pouco maior que o normal. 
 
Se você tiver apenas a escala numérica no mapa, você vai pegar a régua e encontrar a informação errada. Já com a escala gráfica, você sabe que a reta equivale àquele número, e essa distância sempre será proporcional ao mapa. 
 
“Geralmente os mapas apresentam as duas escalas juntas para ficar mais preciso e confiável”, finaliza o professor. 

 

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.