Memória: Como lembrar toda a matéria na hora do vestibular?

5 formas de você fortalecer sua memória e não se esquecer do seu estudo

Memória: Como lembrar toda a matéria na hora do vestibular?

5 formas de você fortalecer sua memória e não se esquecer do seu estudo

Definida pelo dicionário Michaelis como “Faculdade de lembrar e conservar ideias, imagens, impressões, conhecimentos e experiências adquiridos no passado”, uma boa memória faz toda a diferença na vida do vestibulando.

Já pensou estudar um ano inteiro e, com o passar do tempo, não se lembrar de mais nada? É por ela que exercemos a habilidade de acessar essas informações que ficam guardadas em nossa mente.

O que seria do nosso aprendizado sem uma boa memória para nos ajudar nos vestibulares?

É exatamente sobre isso que vamos conversar hoje. O prof. Rafa, de Biologia, vai explicar brevemente como funciona a nossa memória e vai nos contar o que podemos fazer para fortalecê-la.

O professor Rafa explica que a memória não é algo simples. Para se ter uma ideia, ela envolve diferentes áreas do cérebro, várias células nervosas – como os neurônios e suas sinapses – e complexas reações químicas.

Esse é um assunto bastante profundo e com constantes descobertas pelos neurocientistas. Porém, o que se sabe até agora é que existem as memórias de curto prazo e memórias de longo prazo.

“A memória que o vestibulando mais vai usar é a memória de longo prazo”, diz o prof. Rafa. Ela é formada por memórias declarativas, aquela que você se recorda de eventos e fatos marcantes que vivenciou, e por memórias não-declarativas, que são construídas pela prática, associação e dicas.

Deu para ter uma noção de como é importante praticar muito, né?! É por isso que fazer resumo, fichamento, mapa-mental, lista de exercícios e simulados ajuda tanto a memorizar o conteúdo.

“Quanto mais você continua estimulando sinapses para aquele tipo de exercício – indiferente da disciplina – mais você vai continuar agindo com reações químicas para que aquilo seja fortalecido e seja lembrado”, esclarece o professor.


– Então não adianta estudar na véspera da prova? 

Na verdade, não é que não adianta. Você pode estudar, armazenar as informações na memória de curto prazo e até utilizar o conteúdo naquele momento do exame. Porém, a nossa memória é muito seletiva e ela elimina aquilo que acredita não precisar mais.

Dessa forma, vai chegar no fim do ano e você não vai se  lembrar de todas as informações no seu vestibular.

Para evitar que isso aconteça “Você precisa fortalecer sua memória. Você tem que ser exposto, toda hora, àquele tipo de estímulo para que as sinapses sejam provocadas”, lembra Rafa.

Quer saber como fazer isso?

Confira 5  dicas para deixar a sua memória ainda melhor:
1. Leia com bastante frequência:

Procure ler sempre. Além de ajudar a ter mais repertório cultural e noções de linguagens, a leitura pode te apresentar muito conteúdo e ajudar a desenvolver seu senso crítico. Desta forma, você terá sempre um estímulo diferente em seu cérebro.
2. Faça exercícios 

Depois de estudar todo o conteúdo, tenha o hábito de resolver o maior número possível de exercícios sobre o assunto. Será na tentativa, erro e correção que você amarrará todos os detalhes da matéria e contribuirá para esse assunto se consolidar na memória de longo prazo.
3.  Separe um tempo para as revisões

Como vimos acima, umas das formas de reter informação na memória de longo prazo é por meio de dicas e associações. Por isso, nada melhor do que acompanhar todo o conteúdo na aula de revisão.

4. Atente-se a sua alimentação

Procure comer alimentos ricos em vitaminas do complexo B, ômega-3, fisetina e colina, eles contribuem para o funcionamento e manutenção dos neurônios. Por exemplo: maçã, tomate, uva, peixes, gema de ovo, pêssego, kiwi, fígado bovino e cereais integrais.

5. Durma pelo menos 8 horas por dia

A qualidade do sono está diretamente relacionada à saúde da nossa memória. Por isso, descanse bem todos os dias para se lembrar das informações com mais facilidade – não adianta compensar no final de semana, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *