Profª. Lari explica como a matemática aparece em cada um deles

Muitos alunos acreditam que só é possível estudar por filmes e séries se for para revisar as matérias de História e Geografia – principalmente quando são sobre guerras e momentos políticos. Mas isso não é verdade. Você pode estudar Química, Física e até mesmo Matemática com esse tipo de material.  

Você não encontrará cálculos ou explicações técnicas neles, mas você pode se deparar com alguns conceitos e visualizar como a matemática se aplica no nosso dia a dia. 

Gostou da ideia? Veja a sugestão da profª. Lari e confira 4 filmes e uma série recheada de conceitos matemáticos.

1. Quebrando a Banca 

O filme Quebrando a Banca conta a história de um menino muito inteligente que sonha em fazer medicina. Porém, ele não tem os recursos financeiros necessários para cursar a faculdade. 

Por conta de seu raciocínio lógico, ele é convidado por um professor do MIT para participar de um grupo de apostadores. Sob a desculpa de usar todo o dinheiro para a sua graduação, ele aceita o convite e passa a jogar Black Jack em Las Vegas. 

A profª. Lari explica que o filme mostra uma aplicação da Estatística e das teorias da Probabilidades nos jogos de azar. 

2. Estrelas Além do Tempo 


 
O filme se passa no ano de 1961, momento histórico marcado pela Guerra Fria, corrida espacial e uma sociedade americana com preconceitos raciais enraizados. 

Baseado fatos reais, o longa-metragem mostra como três matemáticas negras foram importantes para conquistar espaço naquela sociedade e fazer os foguetes da Nasa chegarem à Lua. 

Katherine Johnson foi precursora no mundo da programação, sendo responsável por gerir uma equipe na época em que a IBM chegou à Nasa. 

Dorothy Vaughn foi uma matemática especialista em geometria analítica que mostrou como as teorias de matemática simples podem fazer a diferença nos cálculos do lançamento de foguetes. 

Por fim, Mary Jackson conseguiu autorização para estudar numa universidade apenas “para brancos” e tornou-se engenheira.

3. O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação retrata como a matemática foi essencial para a agência de inteligência britânica MI6 conseguir decodificar os códigos nazistas e desvendar o “Enigma” durante a Segunda Guerra Mundial – os alemães utilizavam esse código para se comunicarem com os submarinos.

A profª. Lari chama a atenção para a questão dos padrões. “Vemos o quanto é importante a busca por padrões para resolver o problema”, afirma. Na história, Alan Turing conseguiu identificar um padrão nas mensagens enviadas e, a partir dele, conseguiu fazer o que os criptógrafos consideravam impossível. 

Para quem ainda não o conhece, Alan Turing estabeleceu um algoritmo e concebeu uma máquina capaz de realizar qualquer computação. 

Na Segunda Guerra Mundial, os alemães utilizavam uma máquina de criptografia, chama Enigma, para se comunicar. O matemático britânico foi responsável por criar outra máquina capaz de decifrar as mensagens nazistas. 
 

4. Numb3rs

Numb3rs é uma série de investigação criminal com 16 capítulos independentes entre si. “A história sempre gira em torno de dois irmãos para resolver os crime – um é matemático e dá aulas em universidade, já o outro é um agente do FBI”, conta Lari. 

Em diversas situações, o matemático é chamado para conseguir desvendar caso. O FBI passa as informações e, a partir desses dados, ele procura padrões e usa a matemática de forma estratégica.

“Segundo ele, tudo na matemática é padrão. Então, o professor da série consegue identificar o que está errado e vai modelando essas situações para conseguir resolver o caso”, conclui a profª. Lari. 
 

5. A Teoria de Tudo 

Apesar de não ter tanta matemática aplicada, o filme baseado na biografia de Stephen Hawking retrata como foi o romance vivido pelo físico com Jane Wide e a descoberta de uma das suas maiores conquistas na carreira científica. 

Em meio a estudos sobre o universos com muitos cálculos matemáticos e descobertas importantes sobre teorias que envolviam os buracos negros, Stephen Hawking constatou que estava com uma doença degenerativa que lhe dava pouco tempo de vida. 

A partir disso, com apenas 21 anos de idade e muita coisa para se viver, o romance mostra como foi importante o apoio de Jane para superar as dificuldade das doença e continuar seus estudos. 
 

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!