Fuvest: como fazer a revisão para o vestibular de forma estratégica?

Veja como se preparar para a primeira e segunda fase da Fuvest

Fuvest: como fazer a revisão para o vestibular de forma estratégica?

Veja como se preparar para a primeira e segunda fase da Fuvest

 

Já estamos no segundo semestre do ano, com praticamente 3 meses para revisar os conteúdos antes da primeira fase da Fuvest – que será aplicada no dia 26 de novembro. Mas a pergunta do momento é: qual a melhor forma para fazer isso?

A verdade é que não existe uma fórmula única para todos os vestibulandos – visto que existem várias carreiras e diferentes pesos para compor a nota final de cada uma delas. Porém, temos uma dica – simples e matadora – que pode te ajudar nesse processo.

O grande macete para você organizar sua revisão de forma estratégica é se basear num documento chamado “Manual do Candidato”.

Neste material, você vai encontrar duas coisas muito importantes:

  1. Quais são os tópicos que caem de cada disciplina (o que já direciona totalmente os seus estudos);
  2. Quais são as matérias de maior relevância para a sua carreira específica (aquelas que apresentam mais peso na composição da nota final).

Conhecer os tópicos abordados por cada disciplina vai te ajudar a ter um panorama geral do vestibular. Assim, você saberá como se preparar para as perguntas da primeira fase da Fuvest.

Depois que você já estiver por dentro de todos os assuntos e resolver dar início às revisões, será a vez de fazer bom uso das informações sobre quais são as matérias mais relevantes para a sua nota final.

Isso porque, dependendo da carreira escolhida, existem alguns conteúdos com maior peso e algumas disciplinas que terão mais de uma prova durante a segunda fase do vestibular.

– Como assim “algumas disciplinas terão mais de uma prova durante a segunda fase”? 

Antes de responder a essa pergunta, vamos conhecer como funciona o vestibular da Fuvest, de forma geral. Esse processo seletivo possui duas fases.

A primeira fase, marcada para 26 de novembro, acontece em um único dia. Você deve se preparar para resolver 90 questões múltiplas escolhas sobre Língua Portuguesa, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática.

Já a segunda fase do vestibular da Fuvest é dividida em três dias. Vamos entender cada um deles:

  • No primeiro, marcado para dia 7 de janeiro, você terá 10 perguntas discursivas sobre Língua Portuguesa (Gramática, Literatura e Interpretação de Texto). Além disso, será no primeiro dia da segunda fase que você vai escrever sua Redação.
  • No segundo, dia 8 de janeiro, será a vez de resolver 16 questões discursivas sobre as outras matérias, como Física, Química, Matemática, Biologia, História e Geografia.
  • Por fim, no terceiro e último dia da segunda fase da Fuvest, marcado para 09 de janeiro, você terá mais uma prova com 12 perguntas discursivas. O conteúdo deste dia dependerá da graduação escolhida.

Portanto, respondendo à pergunta: sim, existem duas ou três disciplinas (dependendo da carreira específica) que vão aparecem no terceiro dia de prova. Isso quer dizer que algumas matérias aparecerão mais do que outras.

Vale destacar que esse conteúdo não é tão óbvio quanto parece.

Por exemplo, de acordo com o Manual do Candidato de 2017, se você fosse se candidatar para a graduação de História, uma das matérias que aparecia novamente no terceiro dia de prova era Matemática – mesmo sendo uma carreira da área de humanas.

Então, se na primeira fase do vestibular as perguntas são mais amplas e abrangem todos os tópicos descritos no edital, a dificuldade vai aumentando gradativamente com cada etapa do vestibular. Na segunda fase, você encontrará questões mais aprofundadas, principalmente no terceiro dia de prova.

É por isso que pensar a sua revisão agora, já imaginando os assuntos que cairão na segunda fase do vestibular, pode fazer a diferença no seu desempenho durante vestibular como um todo.

– Ok, onde eu encontro o Manual de Candidato? 

Este documento sempre é atualizado e lançado próximo à abertura da data de inscrição do vestibular – a Fuvest já divulgou que neste ano elas estão abertas a partir de 21 de agosto.

Então, fique atento ao Blog principalmente durante esse mês que, assim que sair, publicaremos a novidade e você poderá montar toda a sua estratégia baseada nas disciplinas mais relevantes para a sua carreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *