Senso crítico: o que é e como desenvolver?

Você já ouviu falar em senso crítico? Os vestibulares costumam procurar essa característica em seus candidatos. Confira nesse artigo completo o que é senso crítico e como desenvolver o seu!

Senso crítico: o que é e como desenvolver?

Veja como desenvolver essa importante característica para lidar com as situações do dia a dia

Você já ouviu falar em senso crítico? Os vestibulares costumam procurar essa característica em seus candidatos.

O que é senso crítico?

De acordo com o dicionário Aurélio, senso crítico é a “capacidade de analisar, refletir ou buscar informações antes de tirar uma conclusão. É a tendência de quem não aceita automaticamente o que lhe é dito ou imposto”. Essa característica se aperfeiçoa e desenvolve com a prática.

Senso crítico e senso comum: qual a diferença? 

Quando a maioria das pessoas concorda com uma mesma opinião, dizemos que elas seguem o senso comum. Porém, quando um grupo tem o costume de não aceitar um pensamento padrão logo de cara, sem antes refletir sobre o tema, pesquisar e analisar o assunto, dizemos que eles possuem senso crítico.

Ou seja, alguém que tem senso crítico é alguém que questiona as coisas com frequência e busca tirar suas conclusões depois de se informar sobre o assunto, alguém que não aceita qualquer afirmação como absoluta. Já uma pessoa de senso comum é aquela que não costuma questionar os “fatos” e toma como verdade aquilo que lhe foi dito e ensinado.

Ter o senso crítico é muito importante durante os processos seletivos e ele fica visível principalmente ao escrever a redação – parte do vestibular em que o aluno deve se posicionar sobre um determinado tema.

Se você ainda não se considera tão crítico quanto gostaria, ou se você está em busca de aprimorar o seu senso crítico, fique tranquilo, pois vamos te ajudar.

Senso crítico: como desenvolver? 

Veja 4 passos para desenvolver o seu senso crítico:

1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas 

Para você digerir uma informação de forma crítica, precisa, primeiro, conhecê-la. O primeiro passo no seu processo de desenvolvimento é informar-se.

Saiba das novidades, acompanhe os noticiários, leia diferentes publicações e procure sempre estar em contato com o que está acontecendo no mundo.

Atualidades Enem 2018: confira os principais temas e se prepare!

2. Faça o máximo de perguntas possível 

A partir do momento que você souber da informação, questione-se.

O que aconteceu? Como? Onde? Por quê? Em que contexto? Isso é correto? Qual seria a melhor forma de resolver a situação? O que pensam os envolvidos? Estou me colocando no lugar de ambas as partes?

Refletir é a melhor forma de fazer uma análise justa e plural.

3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla

O terceiro passo para desenvolver seu senso crítico é validar todas as informações e pesquisar sobre o tema mais a fundo.

Se você não conseguiu responder a alguma pergunta feita, vá atrás. Domine o conteúdo com profundidade.

4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você

O último passo para se tornar mais crítico é descobrir como as outras pessoas interpretaram determinada informação. Converse, discuta e debata sobre o tema com amigos, parentes e conhecidos – tanto as pessoas que você tem intimidade, como as que você não tem.

Ouça a opinião delas atentamente e procure entender quais são as motivações para aquele posicionamento. Você pode discordar de uma opinião, mas concordar com alguns pontos levantados por ela.

Esse é um processo contínuo – algumas ideias serão consolidadas, mas o mais importante é que, com o tempo, essa forma de pensar se tornará natural, desenvolvendo cada vez mais o seu senso crítico.

Por fim, deixamos esse pensamento do famoso filósofo Confúcio, para você refletir:

Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela.

Desenvolver o seu senso crítico pode ajudar na hora de desenvolver uma proposta de intervenção no Enem, ou até mesmo mudar a forma como você enxerga os acontecimentos do mundo.

Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e tenha acesso a muitos conteúdos de qualidade para continuar desenvolvendo seu senso crítico e se preparar para o Enem e vestibulares.

Você também pode se interessar por:

O que mais cai de Filosofia no Enem?

15 pensadores que já caíram no Enem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *