Veja as matérias que mais caem no exame para você arrebentar

Você sabe o que mais cai no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem? Conhece a estrutura da prova e sabe o que ela espera de você? 

Se alguma resposta sua foi “não”, fique tranquilo. Hoje, vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para se preparar para esse exame. 

Confira 5 perguntinhas mágicas para te ajudar no seu estudo para a prova de Linguagens.

1. Estrutura da prova do Enem 

Segundo o edital do Enem, divulgado pelo Inep, o exame é composto por 4 provas objetivas e uma redação: 

Hoje, nós vamos descobrir quais são os detalhes da prova de Linguagens. 
 


 

2. Estrutura do caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

O caderno de Linguagens é composto por 45 questões múltipla escolha e será aplicado no primeiro dia de prova (junto com Ciências Humanas e a Redação). Ele contém muito mais do que simplesmente perguntas sobre a Língua Portuguesa, de acordo com o edital do Enem. 

Serão abordados também conteúdos de Literatura, Tecnologias da Informação e Comunicação, Língua Estrangeira (você pode optar por Inglês ou Espanhol), Artes e inclusive Educação Física.

Segundo o edital, você precisa conhecer a norma culta padrão da Língua Portuguesa e saber usar as línguas estrangeiras como instrumento de acesso à informação e a outras culturas para mandar bem nessa prova. 

O Enem afirma, em sua Matriz de Referência, que é preciso analisar, interpretar, aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando com os contextos apresentados em cada questão. 
 


 

3. Como são as perguntas dos Enem? 

As perguntas do Enem têm um formato bem característico: costumam abordar temas nacionais e são contextualizadas por grandes textos. Por isso, ter calma para interpretar os enunciados vai te ajudar a não cair em pegadinhas. 

De acordo com o prof.Eduardo, de Filosofia, as perguntas do Enem costumam apresentar o “Elemento de Distração”. Entre as cinco alternativas de cada questão, a banca insere duas afirmações corretas – porém, apenas uma diz respeito ao enunciado.

Como é preciso fazer diversas leituras durante a avaliação, uma das grandes dificuldades dos estudantes é gerenciar o tempo de prova. Por isso, trace uma estratégia para resolver as questões do exame.

Isso não significa que a prova será formada apenas por perguntas de interpretação de texto – a tendência do Enem é ser cada vez mais conteudista. Desta forma, é necessário que o aluno apresente os conceitos adquiridos durante seus estudos no Ensino Médio. 


 

4. O que estudar para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem?

A prova de Linguagens do Enem possui muitas questões de: 

  • Interpretação de Texto
  • Gramática
  • Figuras de Linguagem
  • Literatura
  • Teoria da Comunicação
  • Língua Estrangeira
  • Artes

Para resolver a prova, você deve dominar os conceitos de cada tema destacado.

5. Quais são as matérias que mais caem na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?  

Interpretação de Texto

As questões de interpretação de textos são formadas por textos jornalísticos, literários, em verso, científicos, publicitários, crônicas, charges ou quadrinhos, imagens, e músicas.

Os veículos de jornalismo que costumam aparecer na prova são Folha de S. Paulo, Veja, Revista Superinteressante, Revista Época, Estado de S. Paulo e Revista Isto É. Já em relação aos autores literários, destacamos Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Graciliano Ramos e Mário de Andrade.

Nos textos em verso, costumam marcar presença Luís Vaz de Camões, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ferreira Gullar e Drummond novamente. Já em relação às crônicas, destacamos Luís Fernando Veríssimo, Rubem Braga, Fernando Sabino e Rubem Alves. 

Para resolver as questões que envolvem charges e cartoons, nossa dica é estudar as do Garfield, Calvin e Hobbes, Frank & Ernest, Mafalda e Hagar  – pois são as mais utilizadas no Enem.
 

Literatura

Além de estudar as características dos principais autores, a prova de Linguagens do Enem aborda muito os movimentos literários – realismo, romantismo, mas principalmente o modernismo. 

Perguntas interdisciplinares podem surgir com a Semana de Arte Moderna de 22, por exemplo. Por isso, é muito importante que você conheça como se deu o processo de transição do movimento e domine o que foi o modernismo. 

Gramática

Em Gramática, você vai encontrar muitas perguntas sobre sintaxe – ou seja, orações coordenadas, orações subordinadas, pontuação, crase, concordância e até regência. Não pense que esses conceitos serão cobrados de forma técnica. Na maioria das vezes, ele é inserido em um contexto para você fazer uma análise. 

Além disso, é importante conhecer as classes de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, verbo, preposição, conectivos, advérbios…) e seu processo de formação, pois questões de morfologia também serão abordadas. 

Às vezes, acontece da prova apresentar um vocabulário regional e pedir uma análise do candidato. Além disso, prepare-se para resolver algumas questões de ortografia. 
 

Figuras de Linguagens

Podemos dividir as figuras de linguagem em 4 grupos: Figuras de Pensamento, Figuras de Tropos, Figuras de Harmonia e Figuras de Construção.

Lembre-se de revisar:

  • Comparação
  • Metáfora
  • Antítese
  • Paradoxo
  • Ironia
  • Hipérbole
  • Catacrese
  • Símbolos
  • Metonímia
  • Aliteração
  • Onomatopeia
  • Pleonasmo

Teoria da Comunicação 

Nas questões de Teoria da Comunicação, você terá que fazer uma análise da combinação dos elementos verbais. Será pedido que você identifique o significado de expressões, aponte as estruturas de textos e os padrões da composição de texto. 

Será neste momento em que você deve identificar o objetivo do texto, a função da linguagem – respondendo como e o que os textos comunicam. 

Inglês ou Espanhol

A prova de Língua Estrangeira do Enem é composta por 5 questões e apresenta somente perguntas de interpretação de texto – nada de ficar preocupado com a gramática, ok? 

Em grande parte, são apresentados textos da própria internet com vocabulário médio. Geralmente, pelo menos uma pergunta contém texto não-verbal (como charges, por exemplo). 

Pode acontecer de cair algum música no exame – principalmente se ela estiver dentro do padrão de diversidade cultural do Enem. 

Artes

Muitos candidatos de primeira viagem não sabem, mas a prova de Linguagens do Enem possui algumas questões de Arte – cerca de 5 por edição. 

Fizemos um mapeamento entre as provas de 2013 e 2016 e descobrimos que Arte Contemporânea foi o tema que mais apareceu nos últimos 4 anos, com 6 questões sobre o assunto. 

Outro tópico bastante abordado é o Modernismo, com 3 questões específicas sobre o Modernismo Europeu e mais 2 sobre o Modernismo no Brasil. 

Confira as matérias de Artes que mais caem no Enem: 

  • Arte Contemporânea
  • Arte Brasileira pós 1970
  • Modernismo Europeu
  • Modernismo no Brasil 
  • Arquitetura Moderna no Brasil 
  • Modernismo pós Semana de 22
  • Barroco em Minas Gerais 
  • Renascimento Italiano 
  • Suportes da Arte Contemporânea
  • Arte na Pré-história

Quer ver muitos outros conteúdos completos como este? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todo o material desenvolvido pelos nossos professores para arrebentar no Enem e principais vestibulares!

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!