Enem: tudo sobre o caderno de Ciências Humanas | Stoodi

Quer saber tudo sobre o caderno de Ciências Humanas do Enem? Vamos te contar o que mais cai e nossos professores ainda vão explicar como os temas são cobrados no exame.

Enem: tudo sobre o caderno de Ciências Humanas | Stoodi

Conheça os assuntos que mais caem nesse caderno e prepare-se para arrebentar no exame

 

Faltando quase 50 dias para o Enem 2017, não há mais tempo a se perder – seus estudos devem estar organizados e direcionados para fazer uma revisão eficiente. 

Você sabe o que deve estudar para o caderno de Ciências Humanas? Sabe quais são as matérias que mais caem nessa área de conhecimento? Está preparado para mandar muito bem no Enem? 

Então, vem com a gente! Vamos te apresentar a estrutura do Enem e te mostrar o que você deve priorizar em seus estudos: 
 

Enem: entenda sua estrutura 

De acordo com o edital do Enem, divulgado pelo Inep, esta avaliação é formada por 4 provas objetivas e uma redação: 

O que estudar para a prova de Ciências Humanas?

A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologia do Enem contém 45 questões de múltipla escolha sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia
 

O que estudar para o Enem

Quais as matérias que mais caem de cada disciplina?

Para selecionar os conteúdos que costumam aparecer com frequência no Enem, fizemos um mapeamento com a ajuda dos professores Dimas, Érico, Eduardo e Braian durante o período de 2012 a 2016. 

Confira agora quais são os tópicos mais recorrentes de cada disciplina e veja quais conteúdos priorizar em seus estudos:

História

Segundo Reinado

Neste tópico, é importante se atentar principalmente aos movimentos abolicionistas, da crise do escravismo. Revise também o contexto da economia cafeeira que recebia os imigrantes europeus para trabalhar nas lavouras e café.

Por fim, dê uma olhada na Guerra do Paraguai, pois ela representa justamente a transição entre o Segundo Reinado e a proclamação da República. 

 Era Vargas

O Enem costuma cobrar questões associadas à cidadania. Então, estude a conquista do direito ao voto, pois esse tema pode aparecer. Analise também a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial e revise o período do Estado Novo. 

Estado Novo e Segundo Reinado

Regime Militar

Quando o assunto é regime militar, um dos tópicos que sempre aparecem é sobre os atos institucionais – a sugestão do prof. Dimas é revisar o AI-1, AI-2 e AI-5. Outra dica é se atentar às consequências do Milagre Econômico Brasileiro. 

Antiguidade Clássica – Grécia

Neste tópico, você vai encontrar questões sobre a democracia. Por isso, é muito importante você entender esse conceito na Grécia Antiga e comparar com o sistema democrático brasileiro. 

Antiguidade Clássica – Roma

Já em Roma, você tem que se atentar para as características da fase republicana, quando acontece a expansão territorial. Além disso, revise o governo de Otávio Augusto, com a política de pão e circo. 

História no Enem

 
Neocolonialismo (Imperialismo)

O Enem adora cobrar a questão da justificativa ideológica do processo de domínio de colônias na África e Ásia por potências europeias. Então, estudo o  darwinismo social e a “missão civilizadora”. 

É muito bom estudar os fatores de causa do neocolonialismo e suas consequências. 

Contudo, foi apenas no século XX que grande parte desses países garantiram sua independência.

Período Entre Guerras (Nazifascismo)

É muito importante lembrar quais são as característica da ideologia nazifascista – como o totalitarismo, nacionalismo exacerbado, anticomunismo, etc. Além disso, outro tópico que é cobrado com frequência é a Guerra Civil Espanhola. 

Início da Colonização

Neste tópico, é comum aparecer perguntas sobre o sistema de capitanias hereditárias e sobre a questão indígena, desde o contato com os colonizadores até  o escambo. 

Enem e a História
 

 Independência do Brasil

O prof. Dimas indica que você estudo os fatores que levaram a independência do Brasil. Veja como as ideias iluministas repercutiram em solo nacional e confira como a vinda da família real contribuiu para isso. 

“Vale lembrar que nossa independência não teve caráter heroico e participação popular. Foi um processo elitista que não apresentou mudança na estrutura socioeconômica”, lembra o prof.  

República das Oligarquias

O Enem não costuma cobrar assuntos muito específicos de determinado presidente – por isso, não se preocupe em decorar. O que você precisa é a respeito dos movimentos sociais e características políticas do período. 

Governo JK

Sobre Juscelino Kubitschek, costuma cair o plano de metas e suas consequências. Foi o então presidente que criou uma nova capital para o Brasil, em Brasília. 

Nova República

No governo de José Sarney, é importante lembrar que esse foi o período de maior inflação brasileira. Sobre o Collor, vale revisar o movimento “Caras Pintadas”. Já a respeito de Fernando Henrique Cardoso, pode cair o Plano Real e o neoliberalismo. 

Enem e Nova República
 

Geografia

Agropecuária

Sobre agropecuária, podemos encontrar questões que relacionem a questão cultural e a questão econômica da produção – tecnologias e métodos de cultivo, por exemplo. 

Globalização

De acordo com o prof. Érico, a grande questão é analisar a consequência da Nova Ordem Mundial. O Enem costuma abordar a imigração e as contradições da globalização (do sistema capitalista). 

População 

Esse é outro tema que costuma cair muito no Enem. É preciso se atentar aos fenômenos demográficos, principalmente ao que diz respeito a taxa de natalidade. 

Geografia no Enem
 

Questões ambientais

Neste tópico, você pode encontrar questões sobre mudanças climáticas, efeito estufa, ilhas de calor, destruição da camada de ozônio e chuva ácida. Além disso, revise os recursos hidrográficos e solos.

Urbanização

É preciso se atentar ao processo de urbanização no Brasil – fatores de causa e consequências. Revise as características das cidades, duas funções e estrutura.  

Cartografia 

Dentro do tema de cartografia, você precisa dominar elementos básicos como as escalas. O Enem vai esperar que você saiba fazer a leitura e relacionar informações do mapa como dados, legendas, gráficos e temas. 

Geografia Física

Em Geografia Física, você deverá mostrar domínio em temas como a vegetação, o relevo, os recursos hidrográficos e o clima. 

Geografia física no Enem
 

Política Econômica

Fique atento para identificar os modelos econômicos – pode aparecer alguma questão no Enem abordando as características do socialismo e do capitalismo. Além disso, revise a transformação da economia mercantilista até a Revolução Industrial. 

Geopolítica

Muita atenção no conteúdo de Migrações e Refugiados, pois é um tema muito quente para o Enem. O processo seletivo costuma querer saber qual é o papel de países potência diante da economia mundial. 

Filosofia 

Filosofia Temática

Neste tema, podem aparecer questões sobre contrato social embasadas em John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau. Além disso, prepare-se para responder perguntas sobre ética, senso comum e, inclusive, sobre a formação do indivíduo. 

Filosofia Moderna 

É importante se atentar ao Renascimento, ao Iluminismo Francês e ao Empirismo Britânico.

Filosofia Antiga 

Em Filosofia Antiga vamos encontrar os pensamentos principalmente de Platão e Aristóteles.

“No caso de Platão, é discutida a questão do Mito da Alegoria da Caverna. Já em relação à Aristóteles, são apresentados textos sobre política e a relação ética no contexto da cidade”, explica o prof. Eduardo. 

Filosofia Contemporânea

Neste tópico, nossa dica é revisar a questão do existencialismo e se aprofundar na Escola de Frankfurt – com Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas.
 

Filosofia no Enem

Sociologia

Sociologia Temática

Em Sociologia Temática você vai encontrar perguntas sobre Cultura, Trabalho e Contratos Sociais. 

Diversidade Cultural 

Esse é um tema que o Enem gosta muito. Revise os elementos da cultura indígena, europeia, africana e preste atenção como elas influenciam no nosso comportamento atual. 

Teorias Sociológicas

Neste tópico, você vai encontrar questões sobre a liberdade, o acesso à informação digital e a forma como esse comportamento impactou a sociedade. Leia a respeito de Max Weber, Karl Marx e Émile Durkheim. 

Sociologia no Enem

Poder, Estado e Política

É preciso ter muito claro em sua mente o conceito de cidadania e conhecer os direitos (civis, políticos, sociais e Direitos Humanos). 

Movimentos Sociais

O Enem é um processo seletivo que gosta de cobrar os fatores de causa e consequências dos movimentos sociais negro,  agrário, LGBT, feminista e ambientalista. 

Trabalho e Produção

O processo de industrialização e a formação do capitalismo na Europa costumam ser abordado na prova. A partir desses tópicos, você deve saber principalmente quais foram suas consequências.

Fique muito atento também aos modelos de produção e a divisão social do trabalho. 

Quer saber tudo sobre os principais cadernos do Enem e se preparar para o exame? Cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *