Filosofia no Enem: veja o que mais cai no Exame

Sabe o que cai de Filosofia no Enem? Neste guia completo o professor Eduardo vai apresentar os principais temas para você mandar bem no exame.

Filosofia no Enem: veja o que mais cai no Exame

Filosofia no Enem: veja o que mais cai no Exame

Estudo, estratégia e organização têm tudo a ver — nada melhor do que aprender exatamente o que você precisa para mandar muito bem na prova de Filosofia no Enem, certo?

Pensando nisso, preparamos um artigo que vai ajudar você a fazer uma revisão de conteúdo. Separamos, aqui, os 4 tópicos de Filosofia que mais caem no Enem.

Para chegarmos a esses tópicos, fizemos um mapeamento das provas do Enem de 2016 a 2020. Quer ver qual foi o resultado? Vamos lá!

4 tópicos de Filosofia que mais caem no Enem

Confira, a seguir, quais são os tópicos que mais caem na prova de Filosofia no Enem.

Filosofia Temática

Nos principais temas abordados pelo Enem, você vai encontrar a Filosofia Política. Nesse caso, podem aparecer questões sobre o contratualismo, por exemplo, embasadas em John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau.

Ainda sobre esse tópico, vale a pena relembrar o que dizia Aristóteles, Platão, Maquiavel e Marx sobre o conceito de política — para ter um olhar plural sobre o tema e relacionar as diferentes abordagens.Além disso, prepare-se para responder perguntas sobre ética, senso comum, o conceito de verdade e sobre a formação do indivíduo.

Filosofia no Enem

Filosofia Moderna

É importante se atentar ao Renascimento, ao racionalismo e às Ciências Modernas. Os pensadores que podem ser relacionados, nesse caso, são Galileu Galilei e Francis Bacon.

O Iluminismo Francês costuma cair na prova, por isso, sugerimos que você dê uma olhada nos pensamentos de Rousseau. Outro ponto importante é o Empirismo, de Isaac Newton — com sua teoria de Universo Mecânico — e John Locke.

Filosofia Antiga

Em relação à Filosofia Antiga, costumam cair questões sobre os pensamentos de Platão e Aristóteles. No caso de Platão, é discutida a questão do Mito da Alegoria da Caverna.

Quando o assunto é Aristóteles, são apresentados textos sobre política e a relação ética no contexto da cidade.Para completar, pode cair alguma questão relacionada à Filosofia Helenística, já que ela representa a transição da Idade Antiga para a Idade Média.

Filosofia no Enem

Filosofia Contemporânea

Nesse tópico, nossa dica é revisar a questão do existencialismo e se aprofundar na Escola de Frankfurt — com Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas.Você pode encontrar, ainda, questões sobre textos de John Locke na prova, sobre a teoria do estado de natureza, a questão política e o motivo pelo qual existe governo.

A importância de estudar Filosofia no Enem

Presente no caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias, aplicado no primeiro dia do Enem, geralmente a Filosofia cai em questões específicas e nos enunciados de outras disciplinas que citam pensadores ou acontecimentos históricos.Nos últimos anos, o número de perguntas sobre Filosofia no Enem tem aumentado, com uma média de oito nos exames de 2016 até 2018. É muito importante que você mantenha os estudos da matéria em dia, para garantir uma nota mais alta.

Os principais temas abordados na prova de Filosofia no Enem

No primeiro dia do Enem, haverá outras disciplinas, como História, Geografia, Sociologia e a Redação, totalizando 45 questões nessas disciplinas e mais 45 em Linguagens e Códigos.

Além dos temas citados acima, há outros que geralmente se fazem presentes na prova de Filosofia no Enem. Entre eles, podemos citar a História da Filosofia e as principais correntes do pensamento.

Não deixe de inserir nos seus estudos:

  • a Era Pré-Socrática;
  • a Era Clássica;
  • a Era Medieval;
  • o Renascimento;
  • a Era Moderna;
  • a Era Contemporânea.

Além disso, as correntes de pensamento filosófico da humanidade também devem ser estudadas, tendo em vista que, frequentemente, estão presentes nas questões de Filosofia no Enem. Veja algumas delas:

  • Sofismo;
  • Idealismo;
  • Racionalismo;
  • Escolástica;
  • Positivismo;
  • Empirismo;
  • Marxismo;
  • Idealismo Transcendental;
  • Contratualismo;
  • Niilismo;
  • Materialismo;
  • Fenomenologia.

Vale a pena estar por dentro desses temas e saber, também, sobre Ética e Justiça, Democracia e Cidadania, Natureza do Conhecimento e Relações do Poder.

Como estudar Filosofia para o Enem

Ao estudar Filosofia para o Enem, você pode seguir o mesmo roteiro das demais disciplinas, com foco, determinação, disciplina e muita organização para otimizar tempo.

Vale a pena revisar os temas estudados e criar um mapa mental, para sempre lembrar dos principais assuntos.

Insira, em suas leituras, os períodos citados ao longo deste post — do Pré-Socrático à Filosofia Contemporânea —, não deixe de se inteirar sobre os filósofos mais conhecidos de cada época e invista na capacidade crítica e analítica.

É importante treinar a interpretação de textos, pois muitas questões do Enem trazem textos em seus enunciados, assim como tirinhas, gráficos ou imagens históricas.

Muitas perguntas do Enem também trazem fragmentos de textos de autores que comentam sobre os filósofos. Então, quanto mais por dentro do assunto você estiver, melhor.

Veja outros aspectos que não podem fugir da sua lista:

  • saiba interpretar os textos filosóficos;
  • tenha uma visão crítica e analítica;
  • conheça as principais ideais dos filósofos;
  • saiba mensurar os períodos filosóficos;
  • entenda as relações com a História e a Sociologia.

Como o Stoodi pode ajudar?

Além das leituras, é importantíssimo contar com a explicação de professores que são especialistas no Enem.

Nesse sentido, o Stoodi pode ser um diferencial nos seus estudos, pois você terá acesso a videoaulas, exercícios, resumos e toda uma estrutura com foco no Enem.

Além disso, a plataforma oferece correções de redações e até um cronograma de estudos, montado de acordo com o seu perfil. Com a ajuda do Stoodi, a sua preparação ficará altamente estruturada.

Dessa maneira, as chances de você obter uma boa pontuação aumentarão consideravelmente. Esse é um excelente meio para abrir as portas rumo a uma faculdade.

A prática dos exercícios disponibilizados na plataforma também ajuda imensamente na preparação para o Enem. Há mais de 3.000 exercícios disponíveis — que abrangem todas as disciplinas, inclusive a Filosofia.

Vale a pena fazer esse investimento de olho em um estudo totalmente profissionalizado, tanto em Filosofia no Enem quanto nas demais disciplinas que caem no exame.

Assim, você estará se diferenciando dos demais concorrentes, tendo um leque de escolhas para mandar bem na prova.

Gostou das nossas dicas e quer ficar por dentro de outras para aprimorar os seus estudos? Aproveite e assine agora mesmo a nossa newsletter! Cadastre-se no Stoodi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *