Veja as dicas sobre quais matérias estudar nessa fase final para mandar bem no exame

 

Estudo, estratégia e organização tem tudo a ver – nada melhor do que aprender exatamente o que você precisa para mandar muito bem na prova de Filosofia do Enem, certo?

Pensando nisso, nós preparamos uma dica matadora para a sua revisão: separamos os 4 tópicos de Filosofia que mais caem no Enem

Para descobrir isso, nós pedimos a ajuda do prof. Eduardo, de Filosofia e História da Arte, e fizemos um mapeamento nas provas de 2012 a 2016. Quer ver qual foi o resultado? Vamos lá!

4 tópicos de Filosofia que mais caem no Enem 

Filosofia Temática

Nos principais temas abordados pelo Enem, você vai encontrar a Filosofia Política. Neste caso, podem aparecer questões sobre o contratualismo, por exemplo, embasadas em John Locke, Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau

Ainda sobre esse tópico, vale a pena relembrar o que dizia Aristóteles, Platão, Maquiavel e Marx sobre o conceito de política – para ter um olhar plural sobre o tema e relacionar as diferentes abordagens.

Além disso, prepare-se para responder perguntas sobre ética, senso comum, o conceito de verdade e, inclusive, sobre a formação do indivíduo. 

Filosofia no Enem

Filosofia Moderna 

É importante se atentar ao Renascimento, ao racionalismo e às ciências modernas. Os pensadores que podem ser relacionados, neste caso, são Galileu Galilei e Francis Bacon

O Iluminismo Francês costuma cair – o professor Eduardo sugere que você dê uma olhada nos pensamentos de Rousseau. Outro ponto importante é o Empirismo Britânico de Isaac Newton – com sua teoria de Universo Mecânico –  e John Locke. 

Filosofia Antiga 

Em Filosofia Antiga, vamos encontrar questões sobre os pensamentos de Platão e Aristóteles. “No caso de Platão, é discutida a questão do Mito da Alegoria da Caverna. Já em relação à Aristóteles, são apresentados textos sobre política e a relação ética no contexto da cidade”, explica o prof. Eduardo. 

Para completar, pode cair alguma questão relacionada à Filosofia Helenística, já que ela representa a transição da Idade Antiga para a Idade Média. 

Filosofia no Enem

Filosofia Contemporânea

Neste tópico, nossa dica é revisar a questão do existencialismo e se aprofundar na Escola de Frankfurt – com Max Horkheimer, Theodor Adorno e Jürgen Habermas.

De acordo com o professor, você pode encontrar questões sobre textos de John Locke na prova, “Sobre a teoria do estado de natureza, a questão política e o motivo pelo qual existe governo”.

Quer arrebentar em Filosofia e todas as outras matérias no Enem? Então cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todos os conteúdos feitos pelos nossos professores!

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!