Biologia no Enem: tudo o que mais cai no exame!

O que mais cai de Biologia no Enem? Este guia completo vai mostrar os principais conteúdos para você mandar muito bem no dia do exame!

Biologia no Enem: tudo o que mais cai no exame!

Saber quais são os tópicos mais recorrentes de Biologia no Enem é muito bom para guiar os estudos. Agora, já pensou se você pudesse descobrir como eles são abordados pelo exame? Seria melhor ainda!

Nós revelaremos dicas direcionadas sobre cada assunto mais cobrado no Enem, facilitando sua revisão. Vamos conferir?

O que mais cai de Biologia no Enem?

O caderno de Ciências da Natureza é formado por 45 questões alternativas de Biologia, Física e Química. Podemos considerar que pelo menos 10 questões da prova serão da área de biológicas.

Os principais tópicos abordados pelo exame são:

  • Ecologia;
  • Genética;
  • Evolução;
  • Fisiologia;
  • Parasitologia e Programas de Saúde;
  • Citologia.

A seguir abordaremos cada um dos tópicos e como eles podem ser cobrados no grande dia. Confira!

Ecologia

Ecologia é realmente um dos temas que mais aparece no exame. Raramente vai cair uma questão falando que está tudo bem. Na verdade, é comum o Enem apresentar um problema ligado à ecologia.

Prepare-se para encontrar perguntas sobre poluição — principalmente a poluição do ar e a das águas. A dica, neste caso, é você não só conhecer o problema ambiental, mas também saber quais são os possíveis tratamentos.

Outro tópico bastante recorrente são os ciclos biogeoquímicos. Dê uma olhada no ciclo do carbono e ciclo de nitrogênio. Por fim, temos as relações ecológicas, como o caso das abelhas vivendo em sociedade.

“O Enem costuma apresentar exemplos que não são muito conhecidos. O enunciado da pergunta pode pedir para você interpretar o contexto e fazer a relação ecológica”, afirma o professor.

Desta forma, para ter um bom desempenho nessa área, o ponto inicial dos estudos é conhecer as teorias – entendendo os conceitos de predação e mutualismo, por exemplo, você tem mais embasamento para interpretar as questões.

Genética

No Enem, esse tópico está mais relacionado aos exercícios de prática da genética. Você deve saber interpretar um heredograma, saber como uma doença é passada de gerações, entre outros.

Pode acontecer também da questão ser sobre engenharia genética — é bastante comum o Enem falar de biotecnologia.

Veja um exemplo de enunciado: “foi visto um novo estudo que trata o gene de determinada forma…”. A partir dessas informações, você deve saber relacionar os conceitos para responder o exercício prático.

Por isso, revise as técnicas da engenharia genética. Saiba como fazer um transgênico e um indivíduo híbrido. Pesquise o que é célula tronco e veja mais a fundo sobre tecnologias que envolvem o genes.

Em relação ao tópico grupos sanguíneos e imunização, você tem que saber o que são anticorpos e como eles reagem. Nesse caso, sugerimos que você foque na propriedade de ação contra um sangue que está entrando.

glóbulos vermelhos

Evolução

Evolução é um tema para toda a Biologia enquanto interpretação de texto. Esse tópico pode ser o plano de fundo da pergunta, relacionado a algum ponto específico da matéria.

Sabendo os conteúdos de evolução, você consegue destrinchar uma série de outras questões. Por isso, a dica é lembrar do conceito base de Darwin para não cair nos mitos da evolução.

O aluno deve conhecer bem as teorias de Darwin e saber diferenciar os pensamentos de Darwin e Lamarck, para não cair no erro de falar que o indivíduo evoluiu para se adaptar.

Fisiologia

Para mandar bem na Fisiologia, é importante que você comece a sua revisão pelo sistema digestório. Esse é o sistema que mais cai no vestibular de uma forma geral, não só no Enem.

Relembre as questões das enzimas, preste atenção no PH em que elas estão agindo, relacione o nutriente que você ingeriu e veja onde ele será digerido no trato digestório. Se você comeu proteína, por exemplo, vai sofrer ação no estômago e no intestino.

Em relação ao sistema respiratório, é interessante você saber do processo de troca de gases no pulmão. Você deve dominar o conceito de hematose, saber qual é o processo da entrada do O2 e relacionar com a parte da bioquímica.

Por fim, o sistema circulatório é um tema importante, porque existem muitos problemas de saúde relacionados à circulação, como infarto, AVC e doenças que envolvem vaso sanguíneo e entupimento.

Parasitologia e programas de saúde

Lembre-se: tudo o que dá problema relacionado ao ser humano cairá no Enem. Por isso, muita atenção tanto nos conceitos de parasitologia e nos programas de saúde.

Parasitologia é o estudo dos parasitas — indivíduos que causam complicações nos homens, como vírus, vermes e bactérias. A dica é prestar muita atenção nos verminoses, como esquistossomose, ascaridíase e ancilostomose.

Já os programas de saúde são problemas no estado de completo bem-estar físico, mental e social do corpo, como as doenças, por exemplo.

Podem cair principalmente doenças relacionadas ao sistema digestório, circulatório e respiratório, como infarto, asma e gastrite. Não se esqueça da dengue que só este ano bateu recordes de infecções por todo o Brasil!

Citologia

A citologia é o estudo da célula. Para mandar bem nas questões sobre esse assunto, é preciso saber quais são as organelas e suas principais funções. Por exemplo, a mitocôndria faz a respiração e o núcleo tem a organização celular.

Essa é a primeira matéria que estudamos de Biologia na escola. Ela é a base de tudo. No Enem, a citologia está relacionada à bioquímica. Por isso, é importante revisar respiração celular e saber qual é o processo para gerar ATP (adenosina trifosfato) ou não.

Dica: Sistema digestório

Neste vídeo, temos a honra de contar com um dos renomados professores da nossa marca Stoodi, especialista em trazer clareza e profundidade aos temas mais desafiadores.

Prepare-se para uma experiência de aprendizado enriquecedora e envolvente, onde os conceitos serão desvendados de forma acessível e interessante.

Como se dar bem na prova de Biologia do Enem?

O Enem é uma oportunidade importante para a carreira de qualquer estudante e permite ingressar na faculdade e ter uma profissão no futuro. Por isso, se preparar da forma adequada é um investimento para toda a vida, que proporciona possibilidades reais para a vida pessoal e profissional.

Nesse contexto, se dedicar aos estudos da forma correta, contar com apoio especializado e materiais ricos é o segredo para ter sucesso — além de aprender de um jeito eficaz e que facilite a completa compreensão dos assuntos, o que é indispensável para uma boa nota.

Sendo assim, algumas dicas para se dar bem no Enem são:

  • fique por dentro do edital;
  • estude com antecedência;
  • cuide da sua alimentação;
  • cuide do seu psicológico;
  • descanse antes do exame;
  • tenha um plano de estudos personalizado;
  • faça simulados em sites confiáveis;
  • estude e pratique a redação.

Ter o apoio e conteúdos relevantes é imprescindível para os estudos e auxilia a se preparar adequadamente para o Enem ou vestibulares. Nesse sentido, o Stoodi é um cursinho online que oferece cursos, planos e ferramentas intuitivas que vão direcionar os seus estudos com foco na aprovação.

Além de simuladores Enem, cronograma de estudos personalizados, correção de redação e acompanhamento de progresso, você terá conteúdos relevantes e adaptáveis à sua rotina, contando com todo apoio necessário para atingir seus objetivos de forma econômica, moderna e acessível.

Portanto, não deixe de ter esse apoio para estudar da forma correta e sem burocracias e elevar seu desempenho. É a oportunidade ideal para se preparar da melhor maneira possível e ter possibilidades de tirar boas notas e construir o seu futuro.

Como você pôde notar neste artigo, são muitos os temas sobre a Biologia no Enem, por isso, é importante estudar de forma completa e eficiente. Assim, é possível aprender e ter todos esses assuntos na ponta da língua, mandar bem nas questões e tirar uma ótima nota.

Bom esse post, né?! Agora que você já sabe o que pode cair sobre Biologia no Enem, o que acha de ter apoio para estudar?

Não perca tempo e cadastre-se no Stoodi, aproveite grauítamente durante 14 dias os conteúdos feitos pelos nossos professores para mandar bem no Enem ou vestibulares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *