Matemática no Enem: veja tudo que pode cair no exame!

O que mais cai de Matemática no Enem? Este guia completo vai te mostrar os principais conteúdos a serem estudados para mandar muito bem no dia do exame.

Matemática no Enem: veja tudo que pode cair no exame!

Matemática no Enem: veja tudo que pode cair no exame!

Você sabe o que cai no caderno de matemática e suas tecnologias no Enem? A parte de matemática tem um peso grande para o resultado da prova. Por isso, entender os assuntos que mais são abordados é essencial para se preparar e ter um bom desempenho.

Nesse sentido, durante o Enem é exigido do candidato muita leitura e interpretação de texto, além da execução de muitos cálculos. Os conteúdos cobrados, de forma geral, são apresentados de maneira contextualizada, o que exige atenção especial para acertar.

Se você deseja saber o que cai no caderno de matemática e suas tecnologias no Enem para estudar e mandar bem, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e veja os principais pontos que costumam ser cobrados nos exames e dicas valiosas para estudar da melhor maneira!

O que cai no caderno de matemática e suas tecnologias?

A matemática é uma das disciplinas mais complexas do Enem e exige que o estudante se prepare bem para acertar as questões e ter uma boa nota. São diversos assuntos e fórmulas que devem ser conhecidos de forma abrangente para facilitar a solução dos problemas propostos nas perguntas.

Sendo assim, a melhor alternativa para ter noção do que pode cair no caderno de matemática é estudar conteúdos estratégicos — são as questões de outras provas e exames, cujos temas são frequentemente utilizados nas questões do Enem.

Nesse contexto, baseando-se nas provas anteriores do Enem, os principais tópicos abordados pelo exame são:

  • leitura e interpretação de gráficos;
  • porcentagem;
  • razão entre grandezas;
  • regra de três;
  • áreas de figuras planas;
  • volumes de figuras geométricas;
  • sistemas de medidas;
  • análise combinatória.

Confira as nossas dicas e veja quais pontos focar em cada uma das matérias!

Leitura e interpretação de gráficos

Muitas questões apresentam gráficos com as informações do exercício. Então, para resolver o problema, é preciso que você interprete tanto o enunciado quanto o gráfico. Somente depois dessa busca inicial é que você conseguirá partir para os cálculos.

Os gráficos mais comuns são os de barras, barras duplas, setor e segmento. Pode acontecer, por exemplo, de o exercício ser sobre porcentagem ou estatística. Se você nunca interpretou um gráfico antes, lá vão algumas dicas:

  • preste muita atenção no título;
  • veja quais informações dizem respeito a cada eixo;
  • procure os dados apresentados no enunciado;
  • relacione com a escala.

Porcentagem

A porcentagem também é um tema bastante recorrente no Enem, principalmente porque ele não precisa ser apresentado de forma isolada nas questões. É bastante comum, por exemplo, aparecer exercícios relacionados a preços, taxas, indicadores de população, economia, entre outros.

É importante lembrar que o cálculo da porcentagem é sempre feito sob um determinado valor. Por isso, fique muito atento ao enunciado para descobrir o valor sob o qual deve-se calcular a porcentagem.

Razão entre grandezas

A prova do Enem costuma apresentar mais de uma questão sobre esse conteúdo, sempre de forma contextualizada. Em 2016, por exemplo, 4 questões abordaram a ideia de razão entre grandezas em diferentes aplicações da disciplina.

Se você não se lembra desse tópico, ele nada mais é que a divisão entre as duas grandezas. Geralmente, os exercícios pedem para você encontrar a razão e comparar o resultado obtido, entretanto, é preciso ter atenção especial às unidades e conversões.

lousa com expressões matemáticas Enem

Regra de três

Enfim, chegamos a um dos tópicos mais famosos da Matemática, que é a Regra de Três, cálculo simples e útil para ajudar a solucionar diversos problemas. Sendo assim, dominar a regra de três é uma questão básica na matemática e você precisa conhecê-la bem.

A regra de três pode ser bem utilizada quando existem questões que envolvem duas grandezas diretas ou inversamente proporcionais. A ideia é que tenham 3 valores expostos na questão para que seja encontrado o quarto número, por isso o nome regra de 3.

Ao revisar essa matéria, você vai notar como se faz relação entre grandezas proporcionais. Portanto, esse é um fator importantíssimo que será necessário e te ajudará a somar pontos preciosos em sua nota.

Áreas de figuras planas

A Geometria Plana também se faz presente no Enem, principalmente quando falamos sobre áreas de triângulos, círculos, quadrados, trapézios, entre outros. Os problemas que envolvem esse tema são contextualizados de forma que seja necessário analisar o enunciado completo para resolver a questão.

Veja algumas fórmulas para encontrar a área das figuras:

Triângulo

Quadrado

Círculo

Trapézio

Volumes de figuras geométricas

Quando falamos de Geometria Espacial, grande parte das perguntas da prova pede para encontrar o volume de prismas, pirâmides, cones, esferas e cilindros. Há questões que também pedem para calcular somente o tronco.

Veja algumas fórmulas para encontrar o volume das figuras!

Cubo (prisma)

Pirâmides

Cilindro

Esfera

Cone

Sistemas de medidas

As medidas são constantemente abordadas nas questões de matemática, por isso, você deve saber quais são as principais e como fazer a conversão. Em muitos casos, o primeiro passo para solucionar um problema é converter as unidades para oferecer resultados certos.

Você se lembra das unidades de medidas do sistema métrico? Vamos relembrar para você:

  • Quilômetros – Km;
  • Hectômetro – hm;
  • Decâmetro -dam;
  • Metro – m;
  • Decímetro -dm;
  • Centímetro – cm;
  • Milímetro mm 

Os exercícios que exigem esse conhecimento podem pedir para você calcular a área ou volume de uma figura geométrica. Além disso, podem cobrar a mudança de unidades para conseguir desenvolver as contas da forma correta.

Análise Combinatória

Por fim, nossa última dica é dar aquela revisada no tópico de análise combinatória. Essa área da matemática é responsável por encontrar as possibilidades. Você pode se deparar com questões desse tema contextualizadas nos mais diferentes assuntos, como formação de times, resultados e colocação em pódios, entre outros.

Além de saber muito de matemática, você também precisa se preparar para as outras matérias para mandar muito bem no Enem! Por isso, crie já o seu plano de estudos e aproveite todos os conteúdos!

Quais os exemplos de exercícios de matemática para estudar?

Para facilitar os seus estudos, analisar questões de outros anos do Enem é uma alternativa importante. Sobretudo, para você ter noção do nível de dificuldade das questões, evitar surpresas durante o exame e tirar notas baixas por não se preparar adequadamente.

ENEM (Segunda aplicação) 2017

Uma televisão pode ser posicionada de modo que se consiga enxergar os detalhes de uma imagem em alta definição. Considere que a distância ideal, com conforto visual, para se assistir à televisão de 32 polegadas é de 1,8 metro.

Suponha que haja uma relação de proporcionalidade direta entre o tamanho da tela (medido em polegada) e a distância ideal. Considere que um espectador dispõe de uma televisão de 60 polegadas e que ele deseja se posicionar em frente a ela, com conforto visual.

A distância da televisão, em metro, em que o espectador deve se posicionar para que tenha conforto visual é mais próxima de:

  1. 0,33
  2. 0,96
  3. 1,57
  4. 3,37
  5. 3,60

Resposta: D

UERJ

O cálculo errado da gorjeta levou os dois amigos a pagarem uma conta de R$ 58,00, quando o valor correto a ser pago deveria ser de R$ 18,00 + 10% de RS 18,00. Se soubessem um pouquinho de aritmética, esses clientes poderiam ter economizado, em reais, a quantia de:

  1. 36,20
  2. 38,20
  3. 39,00
  4. 48,20

Resposta: B

Como se organizar para mandar bem em matemática no Enem?

Para tirar uma boa nota em matemática, é importante estudar utilizando materiais específicos e ter uma rotina adequada para o aprendizado. Sendo assim, é preciso adotar alguns cuidados para elevar suas possibilidades e se preparar com eficiência.

matematica no enem

Portanto, veja algumas dicas para ir bem no caderno de matemática do Enem são:

  • revise toda as questões das provas anteriores;
  • fique por dentro do edital;
  • tenha atenção às unidades de medida;
  • estude com antecedência;
  • cuide da sua alimentação;
  • cuide do seu psicológico;
  • descanse antes do exame;
  • tenha um plano de estudos personalizado;
  • faça simulados;
  • estude as fórmulas e aplicabilidades;
  • leia e releia as questões com atenção.

Outra dica importante para um bom desempenho na prova é revisar os principais temas, resolvendo exercícios que envolvem principalmente cálculos associados à leitura e interpretação de gráficos.

Como a Stoodi pode ajudar?

A Stoodi é uma escola online especializada em oferecer planos de estudos para estudantes que desejam se preparar da melhor forma possível para o Enem. Por meio de uma plataforma moderna, é possível ter materiais exclusivos para estudar, desenvolvidos por professores especialistas.

Com ferramentas intuitivas e diversas funcionalidades, você tem acesso a conteúdos específicos para se capacitar e tirar notas incríveis no Enem. Tudo em meio digital, econômico e com possibilidade de estudar onde estiver, com comodidade e tranquilidade.

Na Stoodi você terá diferenciais importantes, como:

Consiste no apoio ideal para ter a facilidade de estudar de forma flexível e prática, aprendendo com eficiência. Além de ter apoio de professores especialistas em materiais ricos, que contribuem para elevar seus conhecimentos e seu desempenho.

Como você pode notar, saber o que cai no caderno de matemática e suas tecnologias é fundamental para alcançar uma nota satisfatória. Portanto, não deixe de estudar os tópicos que mencionamos, ter apoio e materiais de qualidade para arrebentar e construir um futuro promissor.

Gostou do post? Agora que você já sabe o que deve estudar sobre matemática no Enem, o que acha de ter soluções incríveis para se preparar? Não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi! Aproveite os conteúdos feitos pelos nossos professores para tirar notas excelentes no Enem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *