A parte de matemática no Enem tem um peso grande para o resultado final da prova, e estar a par dos assuntos que mais são abordados nessa parte é essencial para o bom desempenho e para uma preparação mais assertiva para o Exame.

É exigido do candidato muita leitura e interpretação de texto, além da execução de muitos cálculos. Os conteúdos cobrados, de forma geral, são apresentados de maneira contextualizada.

A dica para um bom desempenho na prova é revisar os principais temas, resolvendo exercícios que envolvem principalmente cálculos associados à leitura e interpretação de gráficos.

Você já sabe o que mais cai no caderno de Matemática e suas Tecnologias do Enem? Se sua resposta for não, fique atento ao que te contar!

Tudo sobre o caderno de Matemática do Enem

Baseando-se nas provas anteriores do Enem, os principais tópicos abordados pelo exame são:

  • Leitura e interpretação de gráficos;
  • Porcentagem;
  • Razão entre grandezas;
  • Regra de três;
  • Áreas de figuras planas;
  • Volumes de figuras geométricas;
  • Sistemas de medidas;
  • Análise combinatória.

Confira as nossas dicas e veja quais pontos focar em cada uma das matérias!

Leitura e interpretação de gráficos

Muitas questões apresentam gráficos com as informações do exercício. Então, para resolver o problema, é preciso que você interprete tanto o enunciado quanto o gráfico. Somente depois dessa busca inicial é que você conseguirá partir para os cálculos.

Os gráficos mais comuns são os de barras, barras duplas, setor e segmento. Pode acontecer, por exemplo, de o exercício ser sobre porcentagem ou estatística.

Se você nunca interpretou um gráfico antes, lá vão algumas dicas: preste muita atenção no título; veja quais informações dizem respeito a cada eixo; procure os dados apresentados no enunciado (e seus possíveis desdobramentos); e relacione com a escala.

Porcentagem

porcentagem também é um tema bastante recorrente no Enem, principalmente porque ele não precisa ser apresentado de forma isolada nas questões. É bastante comum, por exemplo, aparecer exercícios relacionados a preços, taxas, indicadores de população, economia, entre outros.

É importante lembrar que o cálculo da porcentagem é sempre feito sob um determinado valor. Por isso, fique muito atento ao enunciado para descobrir o valor sob o qual deve-se calcular a porcentagem.

Razão entre grandezas

A prova do Enem costuma apresentar mais de uma questão sobre esse conteúdo, sempre de forma contextualizada. Em 2016, por exemplo, 4 questões abordaram a ideia de razão entre grandezas.

Se você não se lembra desse tópico, ele nada mais é que a divisão entre as duas grandezas. Geralmente, os exercícios pedem para você encontrar a razão e comparar o resultado obtido.

lousa com expressões matemáticas Enem

Regra de três

Enfim, chegamos a um dos tópicos mais famosos da Matemática. Não é possível mandar bem nesse caderno apenas dominando os conhecimentos da Regra de Três. Porém, eles serão necessários e te ajudarão a somar pontos preciosos em sua nota.

A regra de três pode ser bem utilizada quando existem questões que envolvem duas grandezas diretas ou inversamente proporcionais. A ideia é que tenham 3 valores expostos na questão para que seja encontrado o quarto número, por isso o nome regra de 3.

Ao revisar essa matéria, você vai notar como se faz relação entre grandezas proporcionais.

Áreas de figuras planas

A Geometria Plana também se faz presente no Enem, principalmente quando falamos sobre áreas de triângulos, círculos, quadrados, trapézios, entre outros.

Os problemas que envolvem esse tema são contextualizados, de forma que seja necessário analisar o enunciado completo para resolver a questão.

Veja algumas fórmulas para encontrar a área das figuras:

Triângulo

Quadrado

Círculo

Trapézio

Volumes de figuras geométricas

Quando falamos de Geometria Espacial, grande parte das perguntas da prova pede para encontrar o volume de prismas, pirâmides, cones, esferas e cilindros. Há questões que também pedem para calcular somente o tronco.

Veja algumas fórmulas para encontrar o volume das figuras:

Cubo (prisma)

Pirâmides

Cilindro

Esfera

Cone

Sistemas de medidas

Você se lembra das unidades de medidas do sistema métrico? Vamos relembrar para você:

km  ham  dam  m  dm  cm  mm 

Os exercícios que exigem esse conhecimento podem pedir para você calcular a área ou volume de uma figura geométrica. Além disso, podem cobrar a mudança de unidades.

Análise Combinatória

Por fim, nossa última dica é dar aquela revisada no tópico de análise combinatória. Essa área da matemática é responsável por encontrar as possibilidades.

Você pode se deparar com questões desse tema contextualizadas nos mais diferentes assuntos, como formação de times, resultados e colocação em pódios, entre outros.

Além de saber muito de matemática, você também precisa se preparar para as outras matérias para mandar muito bem no Enem! Por isso, crie já o seu plano de estudos e aproveite todos os conteúdos!

Exercícios de Matemática

ENEM(Segunda aplicação) 2017

Uma televisão pode ser posicionada de modo que se consiga enxergar os detalhes de uma imagem em alta definição. Considere que a distância ideal, com conforto visual, para se assistir à televisão de 32 polegadas é de 1,8 metro. Supunha que haja uma relação de proporcionalidade direta entre o tamanho da tela (medido em polegada) e a distância ideal. Considere que um espectador dispõe de uma televisão de 60 polegadas e que ele deseja se posicionar em frente a ela, com conforto visual.
A distância da televisão, em metro, em que o espectador deve se posicionar para que tenha conforto visual é mais próxima de
a. 0,33
b. 0,96
c. 1,57
d. 3,37
e. 3,60
Resposta: D

UERJ

O cálculo errado da gorjeta levou os dois amigos a pagarem uma conta de R$ 58,00, quando o valor correto a ser pago deveria ser R$ 18,00 + 10% de RS 18,00. Se soubessem um pouquinho de aritmética, esses clientes poderiam ter economizado, em reais, a quantia de:

a. 36,20
b. 38,20
c. 39,00
d. 48,20

Resposta: B

Laura Loyo

Jornalista, ama uma roda de samba e ficar por dentro de todas as novidades. A Laura faz parte do time de Marketing e Conteúdo, e é conhecida como a Laura do Stoodi! Ela busca ter uma vida mais ativa, ama uma conversa de bar e adora comer comida de boteco. Saiba mais sobre a Laurinha!

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!