Física no Enem: tudo que mais cai no exame

Sabe o que mais cai de Física no Enem? Este guia completo, feito com o professor Douglas, vai te contar os principais temas do exame para você arrebentar.

Física no Enem: tudo que mais cai no exame

O caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem, é formado por 45 questões de múltipla escolha das matérias de Biologia, Química e Física. Isso significa que cada disciplina terá aproximadamente 15 questões.

“A Física estuda os fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, como a velocidade de um carro, o movimento de um corpo em relação a outro ou até mesmo questões que envolvem gravidade”, introduz prof. Douglas do Stoodi.

O Enem exige que você saiba resolver situações-problema, contextualizadas no dia a dia do estudante, utilizando os conhecimentos adquiridos em aula.

Para te ajudar com a matéria de Física, fizemos um mapeamento entre as provas de 2009 a 2016 para encontrar os tópicos mais recorrentes da prova. Veja abaixo qual foi o resultado dessa pesquisa:

  • Mecânica;
  • Eletricidade;
  • Ondulatória;
  • Termologia;
  • Óptica;
  • Magnetismo;
  • Física Moderna.

 7 tópicos de Física que mais caem no Enem

Agora que você sabe quais são os tópicos, vamos explicar cada um deles e como pode ser abordado no Enem para ajudar cada vez mais em sua preparação. Vamos lá?

1. Mecânica

Em mecânica, você vai estudar os movimentos. Como essa área é muito ampla, sugerimos que você revise principalmente Trabalho, Energia e Potência – pois são os conteúdos que mais apareceram no Enem.

Além disso, dê uma olhada nas aulas de Dinâmica; Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões; Hidrostática; Cinemática; e Movimento Circular.

2. Eletricidade

Em eletricidade, você vai estudar as cargas elétricas. Encontrará questões de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Para direcionar os seus estudos, revise as aulas de Corrente, Potência e Resistores – pois esses são os conteúdos que mais caem no Exame. Se você tiver um tempo, revise também Força e Indução.

3. Ondulatória

Em ondulatória, você vai estudar o comportamento das ondas, identificando suas características e movimentos.

Para mandar bem no Enem, você precisa conhecer fenômenos como reflexão, refração, interferência, difração, ressonância, polarização e efeito doppler.

Revise as aulas de conceitos fundamentais e vá para o exame ainda mais preparado.

4. Termologia

Em termologia, você vai estudar fenômenos como temperatura, pressão, mudança de estado físico, termologia, entre outros.

Em relação a esse tópico, é importante você assistir às aulas de calorimetria e de termodinâmica (tanto os conceitos gerais quanto transformações e ciclos).

5. Óptica

binóculo optica física

Em óptica, você vai estudar tudo que está relacionado à luz. Resolva questões sobre lentes e espelhos para treinar para o Exame – principalmente os esféricos.

Antes de concluir sua revisão, assista à aula de Reflexão, Refração e Difração.

6. Magnetismo

Em magnetismo, você vai estudar as propriedades de atração e repulsão de materiais magnéticos, além de todos os fenômenos relacionados.

Como esse conteúdo está diretamente relacionado com eletricidade, dê uma olhada nas aulas de Eletromagnetismo – Força e Indução. Revise os conceitos de campo magnético, corrente, potência e resistores.

7. Física moderna

Em física moderna, você vai estudar a Teoria da Relatividade e a Teoria Quântica.

Para mandar bem no Enem, revise os conceitos de dilatação do tempo, contração do espaço, radiação do corpo negro, átomo de Bohr, efeito fotoelétrico, estática e radioatividade.

Como montar um cronograma eficiente para essa matéria?

Agora, veja dicas para não errar na elaboração de um bom cronograma de estudos!

Priorize os conteúdos mais difíceis

Um erro comumente cometido pelos estudantes é priorizar as matérias que eles mais têm facilidade em aprender, quando, na verdade, o que deveria ser feito é o contrário. Fique ligado!

Não sobrecarregue a sua mente

Apesar disso, não é necessário fazer esforços além do seu limite. Nada de separar dias inteiros para estudar conteúdos considerados complicados demais. Misture as matérias e faça com que estudar seja agradável.

Faça muitas questões

Quando o assunto é Física, nunca é demais resolver questões. Faça o máximo de exercícios que conseguir e sempre tente entender quais foram os motivos dos seus erros.

Revise o conteúdo

É comum que, à medida que o tempo passa, nos esqueçamos de alguns detalhes importantes. Por isso, pelo menos uma vez por mês, revise os conteúdos que já ficaram para trás.

Tenha bons resumos à mão

Para fazer com que essas revisões sejam mais objetivas, crie bons resumos ou mapas mentais para otimizar o seu preparo nesse momento. Nada de ficar gastando muito tempo!

Como estudar Física para o Enem?

Agora que você já tem as informações necessárias para montar um bom cronograma de estudo, fique com outras dicas que certamente ajudarão muito nessa preparação:

  • valorize os seus momentos de descanso, eles são fundamentais para que você possa assimilar melhor os conteúdos;
  • não deixe as dúvidas passarem, ou seja, se errou um exercício, entenda o porquê;
  • não tenha medo de rever videoaulas caso não tenha compreendido um conceito da primeira vez;
  • cuide da sua saúde física e mental ao longo do ano!

Como o Stoodi pode me ajudar?

Com mais de 400 videoaulas sobre todos os conteúdos cobrados de Física no Enem, além de um banco de questões com 3000 exercícios, o Stoodi é o cursinho ideal para ajudá-lo a conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade.

Além disso, temos também professores extremamente qualificados, resumos objetivos das matérias ao final de cada módulo e monitoria frequente para ajudá-lo sempre que precisar. Sem contar que todas as questões têm resolução em vídeo. Assim, você sabe exatamente onde e porque errou!

Agora que você já sabe o que mais cai de Física no Enem, faça seu plano de estudos e aproveite todos os conteúdos oferecidos para ajudar na sua preparação para o exame. Afinal, essa é outra maneira que o Stoodi pode colaborar nesse momento tão importante!

O Plano de Estudos Stoodi é feito de acordo com as suas necessidades. Você escolhe não só o seu curso pretendido, mas também o tempo que tem disponível para estudar. A partir daí, são dados os conteúdos que você deve estudar a cada semana e você os divide como preferir dentro do seu horário.

Gostou de conhecer essas dicas para a prova de Física no Enem? Agora é com você! Faça o seu cadastro no Stoodi e comece a aproveitar todos os benefícios que esse cursinho tem para oferecer. A sua aprovação está mais próxima do que você imagina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *