Prof. Douglas revela 7 tópicos  que você deve revisar antes do exame para mandar bem

O caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, do Enem, é formado por 45 questões múltipla escolha de Biologia, Química e Física. Isso significa que cada disciplina terá aproximadamente 15 questões.

“A Física estuda os fenômenos naturais a partir de diferentes perspectivas, como a velocidade de um carro, o movimento de um corpo em relação a outro ou até mesmo questões que envolvem gravidade”, introduz prof. Douglas.

De acordo com o professor, o Enem exige que você saiba resolver situações-problema, contextualizadas no dia a dia do estudante, utilizando os conhecimentos adquiridos em aula.

Você sabe quais são os conteúdos que mais caem na prova de Física do Enem?

O prof. Douglas fez um mapeamento entre as provas de 2009 a 2016 para encontrar os tópicos mais recorrentes da prova. Veja abaixo qual foi o resultado dessa pesquisa.

1. Mecânica
  2. Eletricidade
  3. Ondulatória
  4. Termologia
  5. Óptica
  6. Magnetismo
  7. Física Moderna

Confira detalhes dos 7 tópicos que mais caem no exame

1. Mecânica

Física no Enem

Em mecânica, você vai estudar os movimentos. Como essa área é muito ampla, o professor sugere que você revise principalmente Trabalho, Energia e Potência – pois são os conteúdos que mais apareceram no Enem.

Além disso, dê uma olhada nas aulas de Dinâmica; Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões; Hidrostática; Cinemática; e Movimento Circular.

2. Eletricidade

Física no Enem

Em eletricidade, você vai estudar as cargas elétricas. Encontrará questões de eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Para direcionar os seus estudos, revise as aulas de Corrente, Potência e Resistores – pois esses são os conteúdos que mais caem no exame. Se você tiver um tempo, revise também Força e Indução.

3. Ondulatória

Física no Enem

Em ondulatória, você vai estudar o comportamento das ondas, identificando suas características e movimentos.

Para mandar bem no Enem, você precisa conhecer fenômenos como reflexão, refração, interferência, difração, ressonância, polarização e efeito doppler.

Revise as aulas de conceitos fundamentais e vá para o exame ainda mais preparado.

App Gabarito Enem

4. Termologia

Em termologia, você vai estudar fenômenos como temperatura, pressão, mudança de estado físico, termologia, entre outros.

Em relação a esse tópico, é importante você assistir às aulas de calorimetria e de termodinâmica (tanto os conceitos gerais quanto transformações e ciclos).

5. Óptica

Física Enem

Em óptica, você vai estudar tudo que está relacionado à luz. Resolva questões sobre lentes e espelhos para treinar para o exame – principalmente os esféricos . Antes de concluir sua revisão, assista à aula de Reflexão, Refração e Difração.

6. Magnetismo

Física Enem

Em magnetismo, você vai estudar as propriedades de atração e repulsão de materiais magnéticos, além de todos os fenômenos relacionados.

Como esse conteúdo está diretamente relacionado com eletricidade, dê uma olhada nas aulas de Eletromagnetismo – Força e Indução. Revise os conceitos de campo magnético, corrente, potência e resistores.

7. Física moderna

Física Enem

Em física moderna, você vai estudar a Teoria da Relatividade e a Teoria Quântica.

Para mandar bem no Enem, revise os conceitos de dilatação do tempo, contração do espaço, radiação do corpo negro, átomo de Bohr, efeito fotoelétrico, estática e radioatividade.

Agora que você já sabe o que mais cai de Física no Enem, cadastre-se gratuitamente no Stoodi e aproveite todos os conteúdos oferecidos para ajudar na sua preparação para o exame.

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.