Já é de conhecimento geral que o formato das questões do Enem é diferente dos vestibulares tradicionais. As perguntas são elaboradas de uma forma que o estudante precisa realizar uma leitura atenta e focada, para que possa interpretar corretamente o que é apresentado.

Um dos pontos mais importantes durante a leitura das perguntas é a atenção ao contexto citado no texto. A partir desse entendimento, fica mais fácil de responder o questionamento e minimiza as chances de haver uma confusão na hora de assinalar a resposta correta. Mas, afinal, o Enem tem ou não pegadinhas nas questões?

Continue a leitura para saber mais!

Pegadinhas no Enem

De forma geral, a prova do Enem não apresenta uma pegadinha explícita, com a intenção de induzir o estudante ao erro. O que acontece é que a pergunta é elaborada de uma forma que pede muita atenção do candidato durante a leitura e entre as respostas, pode apresentar alguma alternativa que parece correta, mas tem alguma informação errada.

Na maioria das vezes o que acontece é que a prova apresenta respostas que estão corretas, mas não estão relacionadas com o contexto da questão. O segredo é relacionar o que se passa no tema da questão com a alternativa correta. Veja alguns tipos de pegadinhas que podem aparecer no Enem:

Tempo histórico diferente

pilha de livros pegadinhas enem

Ao ler uma questão de História no Enem é muito importante que o candidato contextualize a questão e saber em que época aconteceu o fato. Para isso, o estudante pode buscar a informação no texto ou na imagem da questão.

No caso específico da disciplina de História, é importante saber os períodos, a divisão histórica, por exemplo, saber que ela é dividida em antiga, média, moderna e contemporânea. É preciso identificar os marcos desses períodos, quando eles começam e quando terminam.

Ao identificar esses o períodos, já é possível eliminar alternativas que tratam de outras épocas.

Termos rebuscados

Outra característica da prova do Enem que pode confundir o estudante é a utilização de termos pouco usuais durante o Ensino Médio, que podem ser desconhecidos da maioria dos candidatos e que não interferem diretamente na resposta da questão.

No caso de Química, por exemplo, muitas questões usam termos que não são tão comuns no Ensino Médio, como nucleófilos ou substituição nucleofílica, mas que não afetam a interpretação ou a resolução do problema. Portanto, foque naquilo que é mais importante e não se atenha a termos que podem confundi-lo.

A prova de Inglês também pode apresentar algumas questões com características que podem causar confusão nos estudantes.

Um exemplo clássico é o falso cognato, ou palavras que parecem ter um significado em português, mas, na verdade, querem dizer algo completamente diferente. Portanto, é preciso ficar atento para ver se a palavra faz sentido na frase.

Termos com expressões exageradas

É comum aparecer no contexto das questões do Enem as palavras “sempre”, “nunca”, “jamais”. É preciso ter muito cuidado com esses termos muito generalizados, em que na maior parte das vezes, é um termo empregado de forma exagerada e extrema, por esse motivo, pode ser eliminada pelo candidato.

Também é possível se deparar com a alteração ou inversão de um item, quando a resposta está quase toda correta, mas apresenta um detalhe que a deixa errada. Ou até mesmo fatos reais sobre o assunto, quando a alternativa incorreta traz um fato verídico sobre o tema, mas que não é apresentada no texto.

O Enem é uma prova de resistência e interpretação de texto, por isso, é essencial uma leitura criteriosa e concentrada dos textos apresentados, porque você minimiza as chances de ser pego por alguma palavra ou informação fora de contexto.

Para melhorar ainda mais sua capacidade de interpretação das questões e ficar por dentro de todas as disciplinas, conheça o Plano de Estudos do Stoodi e otimize seu tempo para focar muito para as provas!

Bons estudos!

Luiz Serpa

Jornalista, corredor, amante de futebol americano e integrante do time de Marketing e Conteúdo do Stoodi. Prefere ser chamado de “Serpa” e é apaixonado por cachorros.

Mais que um cursinho online: uma rotina de estudos perfeita para você

O caminho para a sua aprovação no ENEM E VESTIBULARES nas suas mãos!